00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - FÍSICA - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12341
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Wagner Ferreira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4219887347412130pt_BR
dc.contributor.referee1Silva II, Gentil Luiz da-
dc.contributor.referee2Baggio, André Luís-
dc.creatorMatos Neto, Edson José de-
dc.date.accessioned2023-10-17T22:02:33Z-
dc.date.available2023-09-21-
dc.date.available2023-10-17T22:02:33Z-
dc.date.issued2023-01-26-
dc.identifier.citationMATOS NETO, Edson José de. Proposta de jogo de tabuleiro baseado no consumo energético de eletrodomésticos. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12341-
dc.description.abstractThe role that education plays in our society is indisputable, for years teaching was restricted to the traditional blackboard and chalk and even the textbook, but just as technologies created by man have evolved, teaching methods have also evolved. For this reason, works focused on playfulness in the teaching and learning process have been frequent in recent years, due to the need to expand the range of pedagogical resources used in the classroom for each specific profile of student/class. Added to this, there has been a worldwide concern regarding the conscious use of energy due to the increase in population and increasingly technological equipment that depend on electric energy, such as electric cars; as well as the current limited demand for energy sources. In this way, the present work sought to present the proposal of a board game based on the electrical consumption of household appliances, to be used in thermodynamics classes. The game aims both to encourage students to connect the content learned about this topic with their daily lives, in order to make them realize the importance of physics in their daily lives, and also, it aims to help in the formation of a generation aware of the importance of becoming make rational use of the electricity that reaches our homes. Although the game has not yet been applied in the classroom, it was designed to last a maximum of 50 minutes, thus allowing the teacher who wants to use it to do so in just one class. Its impact on student learning will be the result of future investigations. Finally, we hope that this proposed game will be a very useful didactic tool for those teachers who want to make their classes on electrical consumption more dynamic, efficient and fun.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
dc.subjectConsumo de energia elétricapt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectElectricity consumptionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleProposta de jogo de tabuleiro baseado no consumo energético de eletrodomésticospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoÉ indiscutível o papel que a educação representa em nossa sociedade, durante anos o ensino se restringiu ao tradicional quadro negro e giz e até mesmo ao livro didático, mas assim como as tecnologias criadas pelo homem evoluíram, os métodos de ensino também vêm evoluindo. Por essa razão, trabalhos voltados para o lúdico no processo de ensino e aprendizagem tem sido frequentes nos últimos anos, devido a necessidade de se ampliar o leque de recursos pedagógicos utilizados em sala de aula para cada perfil específico de aluno/turma. Somado a isto, tem crescido uma preocupação mundial com relação ao uso consciente da energia devido ao aumento da população e de equipamentos cada vez mais tecnológicos que dependem da energia elétrica, como os carros elétricos; bem como, pela limitada demanda atual de fontes de energia. Dessa maneira, o presente trabalhou buscou apresentar a proposta de um jogo de tabuleiro baseado no consumo elétrico de eletrodomésticos, para ser utilizado em aulas de eletrodinâmica. O jogo visa tanto estimular os alunos a conectar o conteúdo aprendido sobre este tópico com seu dia a dia, para assim fazer eles perceberem a importância da física em seu cotidiano, como também, ele visa ajudar na formação de uma geração consciente da importância em se fazer um uso racional da energia elétrica que chega até nossas casas. Embora o jogo ainda não tenha sido aplicado em sala de aula, ele foi elaborado para durar no máximo 50 minutos, permitindo assim que o professor que deseje usá-lo possa fazê-lo em apenas uma única aula. O seu impacto no aprendizado dos alunos será fruto de investigações futuras. Por fim, esperamos que essa proposta de jogo seja uma ferramenta didática muito útil para aqueles professores que desejarem deixar suas aulas sobre o consumo elétrico mais dinâmicas, eficientes e divertidas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - FÍSICA - IF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Proposta de jogo de tabuleiro baseado no consumo energético de eletrodomésticos.pdf1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.