Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12336
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A formação do professor de história e o estágio supervisionado em tempos de pandemia: dificuldades de ensino e pesquisa |
Autor(es): | Nascimento, Iwerton Pereira do |
Primeiro Orientador: | Silva, Célia Nonata da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Flores, Alberto Vivar |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lima, José Roberto Santos |
metadata.dc.contributor.referee3: | Vasconcelos, Maristher Moura |
Resumo: | O objetivo principal desse trabalho é relatar experiências teóricas e práticas desenvolvido ao longo da academia e sobretudo nos estágios supervisionados obrigatórios: I, II, III e IV do Curso Licenciatura em História ofertado pela Universidade Federal de Alagoas. Utilizarei como documentos de análise atividades realizadas nos períodos de estágios, apresentadas e registradas em relatórios, retomando análises do conflituoso ensino em período remoto na escola: Estadual Drº Maria Lúcia Lins de Freitas, localizada no Bairro de Maceió – AL, Graciliano Ramos. Para tanto foi usada como base teórica para esse trabalho: CAIMI (2015) BITTENCOURT (2008), AZEVEDO (2017), na tentativa de compreender de forma clara as interfaces pedagógicas do que foi vivido nos estágios em sala de aula de forma presencial e remota. Desafios e possibilidades do ensino. |
Abstract: | The main objective of this work is to report theoretical and practical experiences developed throughout the academy and especially in the mandatory supervised internships: I, II, III and IV of the Degree in History offered by the Federal University of Alagoas. I will use as analysis documents activities carried out during internship periods, presented and recorded in reports, resuming analyzes of the conflicting teaching in a remote period at the school: State Drº Maria Lúcia Lins de Freitas, located in the neighborhood of Maceió - AL, Graciliano Ramos. Therefore, the following were used as a theoretical basis for this work: CAIMI (2015), BITTENCOURT (2018) AZEVEDO (2017), in an attempt to clearly understand the pedagogical interfaces of what was experienced in the internships in the classroom, both in person and remotely. Challenges and possibilities of teaching. |
Palavras-chave: | Estágio supervisionado Ensino remoto Educação básica – Prática pedagógica Estágio (Educação) História - Estudo e ensino Supervised internship Remote teaching Basic education – Pedagogical practice Internship (Education) History - Study and teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de História |
Citação: | NASCIMENTO, Iwerton Pereira do. A formação do professor de história e o estágio supervisionado em tempos de pandemia: dificuldades de ensino e pesquisa. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12336 |
Data do documento: | 30-mai-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A formação do professor de história e o estágio supervisionado em tempos de pandemia: dificuldades de ensino e pesquisa.pdf | 975.36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.