00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12283
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paula, Aldir Santos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8488349449965540pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Almir Almeida de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7834238861014555pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Fernando Augusto de Lima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2537203877318701pt_BR
dc.creatorSilva, Antonio José Pereira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2917195713947584pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-06T20:47:36Z-
dc.date.available2023-10-06-
dc.date.available2023-10-06T20:47:36Z-
dc.date.issued2023-03-28-
dc.identifier.citationSILVA, Antonio José Pereira da. Estudo da variação linguística em sala de aula: uma avaliação das atitudes linguísticas dos alunos com relação aos traços graduais da língua portuguesa. 2023. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Alagoas. Faculdade de Letras. PROFLETRAS. Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12283-
dc.description.abstractLinguistic variation is an inherent characteristic of all languages and manifests itself in the speech of all people, regardless of education level or social class, in all varieties, including the so-called prestigious norms. According to Bortoni (2004), this variation occurs along a continuum, manifested in the gradual traits that, according to Bagno (2007), appear in the Brazilian General Vernacular, for example through monotongação and assimilation. This social variation, according to Faraco (2015), is “the real issue to be faced”. Thus, the present work proposes to verify the student's perception of the variation that occurs along the urbanization continuum and what attitudes they manifest towards the phenomenon. For this purpose, were chosen the linguistic forms dinhêro, diêro - as representatives of monotongação and soltano, as representative of assimilation; since they refer to gradual traits of the language appearing, therefore, in the stigmatized and prestigious varieties. This research uses the assumptions of Educational Sociolinguistics found in Bortoni-Ricardo (2004, 2005), Variationist Sociolinguistics, according to Labov (2008), Bagno (2004, 2007, 2019, 2020) and Pedagogy of Linguistic Variation, according to Cyranka (2007), Faraco (2008), among others. The methodological procedures consist of the application of perception and attitude tests, in order to know the students' linguistic behavior.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectSociolinguística Educacionalpt_BR
dc.subjectTraços Graduais - atitudespt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subjectLinguistic variationpt_BR
dc.subjectEducational Sociolinguisticspt_BR
dc.subjectGradual Traits - attitudespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleEstudo da variação linguística em sala de aula: uma avaliação das atitudes linguísticas dos alunos com relação aos traços graduais da língua portuguesa /pt_BR
dc.title.alternativeStudy of linguistic variation in the classroom: an assessment of students' linguistic attitudes in relation to the gradual features of the Portuguese languagept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA variação linguística é uma característica inerente a todas as línguas e se manifesta na fala de todas as pessoas independentemente do nível de escolaridade ou classe social, em todas as variedades, inclusive nas chamadas normas prestigiadas. De acordo com Bortoni (2004), essa variação ocorre ao longo de um contínuo, manifestada nos traços graduais que, segundo Bagno (2007), constam no Vernáculo Geral Brasileiro, por exemplo através da monotongação e da assimilação. Esta variação social, de acordo com Faraco (2015), é “a verdadeira questão a ser enfrentada”. Assim, o presente trabalho se propõe a verificar a percepção do estudante sobre a variação que ocorre ao longo do contínuo de urbanização e que atitudes manifestam diante do fenômeno. Para tanto, optou-se pela análise das formas linguísticas dinhêro, diêro- como representantes da monotongação e soltano, como representante da assimilação; visto que se referem a traços graduais da língua, comparecendo, portanto, nas variedades estigmatizadas e prestigiadas. Esta pesquisa utiliza os pressupostos da Sociolinguística Educacional encontrados em Bortoni-Ricardo (2004, 2005), da Sociolinguística Variacionista, de acordo com Labov (2008), Bagno (2004, 2007, 2019, 2020) e da Pedagogia da Variação Linguística, segundo Cyranka (2007), Faraco (2008), dentre outros. Os procedimentos metodológicos consistem na aplicação de testes de percepção e atitudes, a fim de se conhecer o comportamento linguístico dos alunos.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.