00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Tipo: Dissertação
Título: Um exercício dialógico sobre a figura da Ama em Perdição, de Hélia Correia
Título(s) alternativo(s): A dialogic exercise on the figure of Ama em Perdição, by Hélia Correia
Autor(es): Pereira, Francisco Jandir Lima
Primeiro Orientador: Medeiros, Ana Clara Magalhães de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva Junior, Augusto Rodrigues da
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Susana Souto
metadata.dc.contributor.referee3: Sales, Kall Lyws Barroso
Resumo: Este trabalho constitui estudo da figura da Ama em Perdição: exercício sobre Antígona (1991), peça teatral da escritora portuguesa Hélia Correia. Em ritmo de ensaio, a dissertação segue o rastro das amas de distintas eras, oferecendo um recorte dessa personagem marginal a partir da Ilíada e da Odisseia de Homero e contornando a máscara da trophós nas tragédias atenienses, com ênfase nas Coéforas, de Ésquilo, Medeia e Hipólito, de Eurípides. A investigação segue pela renascença dessa personagem em Romeu e Julieta de Shakespeare, amparada pelos estudos de Bárbara Heliodora, Raymond Willians e Walter Benjamin. O drama contemporâneo responde, ainda, pela figuração da velha nutriz na Era dos Extremos, nos palcos franceses, em Antigone (1944), de Jean Anouilh. Nesta pesquisa, então, evidenciaremos o resgate inacabado e dialógico (no sentido preconizado por Mikhail Bakhtin) da Ama clássica, no encalço dos rastros da personagem no teatro português contemporâneo. Seguimos o método da montagem literária preconizada por Benjamin, especialmente na ênfase de rememorar a história dos vencidos, sob a égide do materialismo histórico. Para embasar o pensamento benjaminiano, elegemos as obras Lembrar, escrever, esquecer (2006), de Jeanne Marie Gagnebin, e Walter Benjamin: aviso de incêndio – uma leitura das teses Sobre o conceito de história, de Michael Löwy. Com amparo de Erich Auerbach, lançamos mão do conceito de “figura” e avançamos na observação das amas desde Euricleia (de Homero). Ajudam-nos a entender as dinâmicas sociais e artísticas do mundo grego as pesquisas de Pierre Vidal-Naquet, Claude Mossé e Jacquelline Romilly. No âmbito da fortuna crítica de Hélia Correia, recorremos centralmente às pesquisas de Maria de Fátima Silva, que realizou o prefácio de Perdição (2006) e organizou a coletânea de estudos Furor: ensaios sobre a obra dramática de Hélia Correia (2006). Finalmente, considerando-se que, em Perdição de Hélia Correia, contracenam uma ama e sua senhora mortas, propomos uma travessia à luz da tanatografia e das vozes dos Diálogos do Mortos de Luciano de Samósata, no encalço dos estudos dos pesquisadores brasileiros Augusto Silva Júnior e Ana Clara Medeiros.
Abstract: The present work is a study of the figure of Ama (nursemaid) in Perdição: exercício sobre Antígona (Perdition: an exercise on Antigone) (1991), a play by Portuguese writer Hélia Correia. With a rehearsal rhythm, the dissertation follows the trail of nursemaids from different eras, offering an outline of this marginal character through Iliad and Odyssey by Homer, while shaping the trophós mask in ancient Greek tragedies, with emphasis on The Libation Bearers by Aeschylus, and on Medea and Hippolytus by Euripides. The investigation succeeds the rebirth of this character in Shakespeare's Romeo and Juliet, supported by the studies of Barbara Heliodora, Raymond Williams, and Walter Benjamin. The contemporary drama also acknowledges the figure of the old wet nurses in the Age of Extremes, on the French stages, in Jean Anouilh's Antigone (1944). Therefore, this research will evidence the unfinished and dialogical recovery (in the recommended sense by Mikhail Bakhtin) of the classic Ama (nursemaid), following the character’s trail present in contemporary Portuguese theater. The literary montage method was followed as recommended by Benjamin, especially in the emphasis on remembering the history of the vanquished, under the aegis of historical materialism. To support Benjamin's thought, the elected works were Lembrar, escrever, esquecer (2006) by Jeanne Marie Gagnebin, and Walter Benjamin: aviso de incêndio – uma leitura das teses “Sobre o conceito de história” by Michael Löwy. With the support of Erich Auerbach, the concept of “figure” was resorted, and the observation of nursemaids was conducted since Euriclea (from Homer). The studies of Pierre Vidal-Naquet, Claude Mossé, and Jacquelline Romilly were essential to understand the social and artistic dynamics of the Greek world. Within the scope of Hélia Correia's critical fortune, the research of Maria de Fátima Silva (who produced the preface of Perdição (2006), and organized the collection of studies Furor: ensaios sobre a obra dramática de Hélia Correia (2006)) was centrally resorted. Finally, considering that, in Perdição by Hélia Correia, a dead nursemaid and her dead mistress act together, this study proposes to cross the light of thanatography and the voices of Dialogue of the Dead, by Lucian of Samosata, based on studies by Brazilian researchers Augusto Silva Júnior and Ana Clara Medeiros.
Palavras-chave: Correia, Hélia. Perdição
Teatro português- O contemporâneo
Antígona (Mitologia Grega)
Dialogismo (Análise literária)
Correia, Hélia. Doom
Portuguese theater – Contemporary
Antigone (Greek Mythology)
Dialogism (Literary analysis)
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura
Citação: PEREIRA, Francisco Jadir Lima. Um exercício dialógico sobre a figura da Ama em Perdição, de Hélia Correia. 2023. 119 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística: Linguística)-Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12278
Data do documento: 5-nov-2021
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