00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12255
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Albuquerque, Samuel Silva de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3859074947566850pt_BR
dc.contributor.referee1Leão, Lidiane Maria Omena da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7172912861651398pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Wagner Ferreira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4219887347412130pt_BR
dc.creatorRosendo, André dos Santos-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5573008530092164pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-04T14:30:46Z-
dc.date.available2023-10-04-
dc.date.available2023-10-04T14:30:46Z-
dc.date.issued2022-08-29-
dc.identifier.citationROSENDO, André dos Santos. Jogo didático como ferramenta para o ensino das unidades de medidas e grandezas físicas. 2023. 179 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12255-
dc.description.abstractIn this work, a research proposal was presented on the Units of Measurements and Physical Quantities and their importance as a basis in the construction of subsumers for the teaching of physics in high school. The idea was to propose a practical approach in the presentation of the concepts of Units of Measurement and Physical Quantities, where these concepts served as a basis for the learning of other concepts of physics. Practical activities were carried out, seeking contextualization, using measurement instruments, when possible, and also the presentation of the concepts of the Unit of Measurement and Physical Magnitude, showing their importance for the physical concepts and for the learning of the contents. For this, we adopted a methodology in which students were encouraged to seek knowledge from their previous experiences, and thus were able to build a new scientific knowledge with meaning for their daily lives. The proposal was to present the concepts of Units of Measurements and Physical Quantities as fundamental prerequisites for the other concepts of physics, where the didactic game, which was the educational product developed in the project, was used as a pedagogical didactic tool in the formation of subsumers.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUnidades de medidapt_BR
dc.subjectGrandezas físicaspt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectSubsunçorespt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMeasures unitspt_BR
dc.subjectPhysical quantitiespt_BR
dc.subjectLearning methodologypt_BR
dc.subjectSubsumerspt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleJogo didático como ferramenta para o ensino das unidades de medidas e grandezas físicaspt_BR
dc.title.alternativeTeaching games as a tool forthe teaching of units of physical measures and quantitiespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho foi apresentada uma proposta de investigação sobre as Unidades de Medidas e Grandezas Físicas e sua importância como base na construção de subsunçores para o ensino de física no ensino médio. A ideia foi propor uma abordagem prática na apresentação dos conceitos das Unidades de Medidas e Grandezas Físicas, onde esses conceitos serviram de base para o aprendizado dos demais conceitos de física. Foram feitas atividades práticas, buscando a contextualização, utilizando instrumentos de medidas, quando possível, e ainda a apresentação os conceitos das Unidade de Medida e Grandeza Física, mostrando sua importância para os conceitos físicos e para a aprendizagem dos conteúdos. Para isso adotamos uma metodologia em que os estudantes foram incentivados a buscar o conhecimento a partir de suas experiências anteriores, e assim puderam construir um novo saber científico com significado para seu cotidiano. A proposta foi apresentar os conceitos das Unidades de Medidas e Grandezas Físicas como pré-requisitos fundamentais para os demais conceitos da física, onde o jogo didático, que foi o produto educacional desenvolvido no projeto, foi utilizado como ferramenta didática pedagógica na formação dos subsunçores.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.