Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12244
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A escola como extensão da comunidade - anteprojeto arquitetônico de um Centro Educacional Comunitário Unificado em Maceió |
Autor(es): | Azevedo, Rodrigo Medeiros Frazão de |
Primeiro Orientador: | Barbosa, Ricardo Victor Rodrigues |
metadata.dc.contributor.referee1: | Loureiro, Juliana Coelho |
metadata.dc.contributor.referee2: | Cruz, Jorge Marcelo |
metadata.dc.contributor.referee3: | Chagas Júnior, Vivaldo Ferreira |
Resumo: | A melhoria da qualidade da educação sempre se apresentou como uma meta a ser perseguida de forma quase que constante. No Brasil, essa busca se torna ainda mais acentuada, haja visto que em algumas localidades do país a qualidade da educação ainda apresenta números considerados aquém do esperado. Diante disso a discussão acerca dos mecanismos que podem vir a contribuir para o avanço da educação versa sobre temáticas das mais diversas e, uma dessas temáticas está ligada a Arquitetura Escolar e como esta pode contribuir para a melhoria do ambiente de aprendizado. O presente trabalho tem por objetivo propor a criação de um Centro Educacional Comunitário Unificado, um espaço que possa vir a ajudar a contornar algumas dificuldades especificas da educação em Alagoas, para isso faz uso do conceito de escola comunitária, uma edificação que se apresenta como um pólo de centralidade que vai além do ensino, pois fornece uma multiplicidade de espaços para que a comunidade faça uso. Ao longo da construção deste trabalho diversos referenciais teóricos direcionaram a proposição dos espaços, bem como aspectos relacionados ao desempenho das construções garantindo qualidade ao ambiente construído. O projeto proposto apresenta uma diversidade de uso e possibilidade de interação mais direta entre o usuário e o ambiente, estreitando a relação entre o aluno e a escola e entre a escola e o entorno no qual está inserida. Além de se propor a ser um pontapé inicial para a criação de um programa de escolas que possam ser replicadas atendendo as demandas das diversas localidades. |
Abstract: | Improving the quality of education has always been a goal to be pursued almost constantly. In Brazil, this search becomes even more pronounced, given that in some locations in the country the quality of education still presents numbers considered below expectations. In view of this, the discussion about the mechanisms that may contribute to the advancement of education deals with the most diverse themes, and one of these themes is linked to School Architecture and how it can contribute to the improvement of the learning environment. The objective of this work is to propose the creation of a Unified Community Educational Center, a space that may help to overcome some specific difficulties of education in Alagoas, for that it makes use of the concept of community school, a building that presents itself as a central hub that goes beyond teaching, as it provides a multitude of spaces for the community to use. Throughout the construction of this work, several theoretical references guided the proposition of spaces, as well as aspects related to the performance of constructions, guaranteeing quality to the built environment. The proposed project presents a diversity of uses and the possibility of more direct interaction between the user and the environment, strengthening the relationship between the student and the school and between the school and the surroundings in which it operates. In addition to proposing to be a starting point for the creation of a program of schools that can be replicated, meeting the demands of different locations. |
Palavras-chave: | Arquitetura escolar - Maceió (AL) Escola comunitária Educação inclusiva School architecture - Maceió (AL) Community school Education Inclusive |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Arquitetura e Urbanismo |
Citação: | AZEVEDO, Rodrigo Medeiros Frazão de. A escola como extensão da comunidade - anteprojeto arquitetônico de um Centro Educacional Comunitário Unificado em Maceió. 2023. 129 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12244 |
Data do documento: | 2-jun-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ARQUITETURA E URBANISMO - FAU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A escola como extensão da comunidade - anteprojeto arquitetônico de um Centro Educacional Comunitário Unificado em Maceió.pdf | 43.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.