00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICHCA
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Tipo: Dissertação
Título: Corpos cativos mentes libertas: o letramento dos ingênuos em Maceió (1871-1888)
Autor(es): Cardoso, Maria Lidiane Santos
Primeiro Orientador: Teixeira, Luana
metadata.dc.contributor.referee1: Marques, Danilo Luiz
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Francisca Raquel da
Resumo: O presente estudo aborda a instrução formal dos filhos livres das mulheres escravizadas libertados em virtude da Lei do Ventre Livre, de 28 de setembro de 1871. Dessa forma, observa-se que o século XIX foi um período marcado por constantes discussões a respeito da libertação do povo negro entre as elites e autoridades brasileiras, e que, a partir da década de 1871, o ponto crucial dos debates girava em torno de como se encaminharia o processo da abolição sem causar prejuízo à sociedade dominante. Nesse sentido, a elite brasileira acreditava que os oriundos do cativeiro não possuíam as habilidades necessárias para uma vida em liberdade devido aos vícios trazidos do cativeiro. Desse modo, para serem inseridos em sociedade, primeiro era necessário passar pelo processo de disciplina e apreço ao trabalho e aos valores sociais baseados no respeito ao senhor e à sociedade dominante. De acordo com essa mentalidade, só após esse processo ser concluído os negros estariam aptos a desfrutarem da vida em sociedade. Foi seguindo essa lógica que a Instrução Pública se apresentou como um mecanismo eficaz capaz de solucionar os males que os negros teriam trazido consigo da senzala, pois, a educação carregava potenciais de correção moral e capacitação para o trabalho, sendo, portanto, a única forma de conduzi-los para as aprendizagens dos processos civilizatórios dominantes. Foi a partir dessa mentalidade que se criou na província de Alagoas, no ano de 1887, a Escola Central, instituição destinada à educação dos ingênuos (nome dado aos filhos livres das mulheres escravizadas após a regulamentação da Lei 2.040) e dos menores desvalidos. Dialogando com a documentação encontrada no Arquivo Público de Alagoas (APA), Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL), da Biblioteca Nacional dentre outros, buscou-se compreender quais modelos educacionais foram ofertados a essa população, bem como quem eram os mestres das instruções primária e profissional e como era o funcionamento da Escola Central. Foram privilegiados neste estudo questões como: receita da instituição, debates entre o Governo Imperial e o de Alagoas, demandas que circundavam em torno do funcionamento da escola, número de funcionários, quantitativos de alunos e outros aspectos que pudessem esclarecer a instrução ofertada aos ingênuos e menores desvalidos na província de Alagoas, no período de 1871 a 1888.
Abstract: This present study addresses the formal instruction of the free children of enslaved women who were liberated under the Free Womb Law of September 28, 1871. Thus, it can be observed that the 19th century was a period marked by constant discussions about the liberation of the black population among the Brazilian elites and authorities. From the 1871 decade onwards, the crucial point of the debates revolved around how the process of abolition would be carried out without causing harm to the dominant society. In this sense, the Brazilian elite believed that those who came from slavery did not possess the necessary skills for a life of freedom due to the vices brought from captivity. Therefore, in order to be integrated into society, it was first necessary to undergo a process of discipline and appreciation for work and social values based on respect for the master and the dominant society. According to this mentality, only after this process was completed, would black people be ready to enjoy life in society. It was following this logic that Public Instruction presented itself as an effective mechanism capable of solving the evils that blacks would have brought from the slave quarters, as education carried potentials for moral correction and training for work, and was therefore the only way to lead them to learn the dominant civilizing processes. It was based on this mentality that the Central School was created in the province of Alagoas in 1887, an institution intended for the education of "ingênuos" (the name given to the free children of enslaved women after the regulation of Law 2.040) and destitute minors. Dialoguing with the documentation found in the Public Archive of Alagoas (APA), the Historical and Geographical Institute of Alagoas (IHGAL), the National Library, among others, this study sought to understand which educational models were offered to this population, as well as who were the teachers of primary and professional instruction and how the Central School operated. Issues such as the institution's revenue, debates between the Imperial and Alagoas governments, demands surrounding the school's operation, number of staff, student numbers, and everything else that could shed light on the instruction offered to "ingênuos" and destitute minors in the province of Alagoas from 1871 to 1888 were privileged in this study.
Palavras-chave: Educação formal
Brasil – História – Lei do Ventre Livre, 1871
Crianças negras – Educação
Escravidão
Formal education
Brazil – History – Free Womb Law, 1871
Black children – Education
Slavery
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: CARDOSO, Maria Lidiane Santos. Corpos cativos mentes libertas: o letramento dos ingênuos em Maceió (1871-1888). 2023. 128 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12235
Data do documento: 29-mai-2023
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