00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12214
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Neves Júnior, Waldemar Antônio das-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0171382280255590pt_BR
dc.contributor.referee1Bernardes, Jefferson de Souza-
dc.contributor.referee2Costa, Cristiane Maria Amorim-
dc.creatorAzevedo, Gracielle Torres-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7465569217684806pt_BR
dc.date.accessioned2023-09-26T18:58:54Z-
dc.date.available2023-08-04-
dc.date.available2023-09-26T18:58:54Z-
dc.date.issued2023-06-15-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Gracielle Torres. Os cuidados paliativos e seu percurso formativo numa residência multiprofissional em saúde num hospital público de ensino. 2023. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12214-
dc.description.abstractThis Course Completion Academic Work - TACC of the Professional Master's Degree in Health Teaching at the Faculty of Medicine of the Federal University of Alagoas consists of two parts: the first is composed of a scientific article entitled: "Palliative Care and the student's training path of a multidisciplinary residency in health in a public teaching hospital”. The Palliative Care theme is of great conversion and training and knowledge about this care directly impact the quality of health care. The motivation for this research arose from the personal and professional experience of the author, who over the years followed directly within the scope of SUS in a public teaching hospital, observed gaps in patient care in Palliative Care. The main objective of this scientific article was to understand the training path in Palliative Care of students of the Multidisciplinary Residency in Adult and Elderly Health at a public hospital. This is a descriptive study with a qualitative approach of the case study type, with an exploratory characteristic. A focus group was carried out with the participation of 7 2nd year residents. Data analysis was carried out according to the method proposed by Malheiros (2011), based on the participants' speeches, and organized into categories: 1) Training course in CCPP; 2) Palliative Care as Quality of Life; 3) Palliative Care versus terminality and technology. The second is fixed by two educational technical products: product 1: e-book “Cuidados Palliativos – Saber para Cuidar”, a didactic material, accessible, practical, free and easy-to-understand textual product; product 2: application prototype: “Palliative Care – Knowing to Care”, viable for training skills and knowledge on the subject. The two tools have the same title to enable an interchange between the tools. The aim of this work is to contribute to the teaching of Palliative Care within the scope of the SUS, in a public teaching hospital, and to collaborate in the integration of teaching, service and community to improve care practices.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCuidados paliativos integrativospt_BR
dc.subjectResidência em saúdept_BR
dc.subjectFormação profissional em saúdept_BR
dc.subjectConforto do pacientept_BR
dc.subjectCuidados paliativos na terminalidade da vidapt_BR
dc.subjectIntegrative palliative carept_BR
dc.subjectHealth residencypt_BR
dc.subjectProfessional training in healthpt_BR
dc.subjectPatient comfortpt_BR
dc.subjectPalliative care in the terminality of lifept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titleOs cuidados paliativos e seu percurso formativo numa residência multiprofissional em saúde num hospital público de ensinopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso - TACC do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas é constituído por duas partes: a primeira é composta por um artigo científico intitulado: “Os Cuidados Paliativos e o percurso formativo discente de uma residência multiprofissional em saúde num hospital público de ensino”. A temática Cuidados Paliativos é de grande relevância e a formação e o conhecimento acerca desses cuidados impactam diretamente na qualidade da assistência em saúde. A motivação para esta pesquisa surgiu a partir da experiência pessoal e profissional da autora, que ao longo dos anos atuando diretamente no âmbito do SUS em um hospital público de ensino, observou lacunas na assistência as/os paciente em Cuidados Paliativos. Esse artigo científico teve como objetivo principal compreender o percurso formativo em Cuidados Paliativos dos discentes da Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso de um hospital público. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, com característica exploratória. Foi realizado um grupo focal com a participação de 7 residentes do 2º ano. A análise dos dados foi realizada conforme o método proposto por Malheiros (2011), a partir dos discursos das participantes, e organização em categorias: 1) Percurso formativo em CCPP; 2) Cuidados Paliativos enquanto Qualidade de Vida; 3) Cuidados Paliativos versus terminalidade e tecnologia. Já a segunda é constituída por dois produtos técnicos educacionais: produto 1: e-book “Cuidados Paliativos – Saber para Cuidar”, um material didático, produto textual acessível, prático, gratuito e de fácil compreensão; produto 2: protótipo de aplicativo: “Cuidados Paliativos – Saber para Cuidar”, viável para o treinamento de habilidades e conhecimento acerca da temática. As duas ferramentas possuem o mesmo título para possibilitar um intercâmbio entre as ferramentas. Busca-se através do presente trabalho, poder contribuir com o ensino em Cuidados Paliativos no âmbito do SUS, em um hospital público de ensino e, colaborar na integração ensino, serviço e comunidade para melhoria das práticas assistenciais.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.