00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - EENF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENFERMAGEM - EENF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12211
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estratégias de educação em saúde implementadas por enfermeiros na atenção terciária: uma revisão integrativa
Autor(es): Bispo, Laís Valéria da Silva
Primeiro Orientador: Nagliate, Patrícia de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee1: Comassetto, Isabel
metadata.dc.contributor.referee2: Cardoso, Danielly Santos dos Anjos
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Isaías Vicente
Resumo: INTRODUÇÃO: Em uma perspectiva hospitalar, a enfermagem exerce um papel crucial na implementação da educação em saúde, essa que por sua vez é trabalhada mediante estratégias voltadas para a qualidade de vida dos usuários, familiares e acompanhantes. OBJETIVO: Analisar as estratégias de educação em saúde implementadas por enfermeiros aos usuários, familiares e acompanhantes na atenção terciária. METODOLOGIA: Revisão integrativa de literatura. A questão norteadora deste estudo foi desenvolvida utilizando a estratégia PCC. Os artigos foram selecionados por meio de buscas realizadas na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) nas seguintes bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e Scientific Electronic Library Online (SciELO); Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) via PubMed, Web of Science e Scopus. Os artigos selecionados foram publicados de 2018 a 2023, nos idiomas inglês e português, disponíveis na íntegra. Para a análise dos estudos da amostra foi utilizado o instrumento de coleta de Ursi e Galvão (2006). RESULTADOS: Após critério de seleção, foram incluídos sete (7) artigos que evidenciaram as estratégias de educação em saúde implementadas por enfermeiros na atenção terciária, dentre elas destacam- se: realização de palestras e rodas de conversa, elaboração e distribuição de materiais educativos ilustrados, acompanhamento telefônico e por redes sociais e educação coletiva e individualiza. CONCLUSÃO: Neste estudo, foi possível identificar as estratégias implementadas por enfermeiros aos usuários, familiares e acompanhantes na atenção terciária, através de rodas de conversa, palestras, distribuição de materiais educativos e acompanhamento telefônico. Ademais, é notória a dificuldade de acessos a artigos sobre ações de educação em saúde no âmbito hospitalar, principalmente com foco na enfermagem.
Abstract: INTRODUCTION: From a hospital perspective, nursing plays a crucial role in the implementation of health education, which in turn is worked through strategies aimed at the quality of life of users, family members and companions. OBJECTIVE: To analyze health education strategies implemented by nurses for patients, families and companions in tertiary care. METHODOLOGY: Integrative literature review as a scientific research method, and follows the recommendations of the PRISMA method (Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses). The guiding question of this study was developed using the PCC strategy, which corresponds to the initials of "Population", "Concept" and "Context". Articles were located through searches carried out on the Virtual Health Library (VHL) research platform in the following databases: Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS); Online Medical Literature Analysis and Retrieval System (MEDLINE/PubMed); Nursing Database (BDENF); Online Scientific Electronic Library (SciELO); Web of Science and Scopus. The selected articles were published from 2018 to 2023, in English and Portuguese, available in full for free. For the analysis of the selected studies, the information collection tool developed by Ursi and Galvão was used. RESULTS: Following the selection criteria, seven (7) articles were included that showed the health education strategies implemented by nurses in tertiary care, among which the following stand out: holding lectures and conversation circles, preparing and distributing illustrated educational materials, monitoring telephone and through social networks and collective and individualized education. CONCLUSION: In this study, it was possible to identify the strategies integrated by nurses to patients, family members and companions in tertiary care, through conversation circles, lectures, distribution of educational materials and telephone follow-up. In addition, the scarcity of articles on health education actions in the hospital environment is notorious, mainly with a focus on nursing.
Palavras-chave: Enfermagem
Educação em Saúde
Atenção terciária à saúde
Assistência hospitalar
Nursing
Health education
Tertiary attention to health
Hospital care
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Enfermagem
Citação: BISPO, Laís Valéria da Silva. Estratégias de educação em saúde implementadas por enfermeiros na atenção terciária: uma revisão integrativa. 37 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12211
Data do documento: 31-ago-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENFERMAGEM - EENF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estratégias de educação em saúde implementadas por enfermeiros na atenção terciária: uma revisão integrativa.pdf
  Until 2024-09-25
ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE IMPLEMENTADAS POR ENFERMEIROS NA ATENÇÃO TERCIÁRIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA441.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.