Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12203
Tipo: | Tese |
Título: | A escrita colaborativa da descrição técnica num curso técnico profissionalizante do Instituto Federal de Alagoas |
Título(s) alternativo(s): | Collaborative writing of technical description in a professional technical course at the Federal Institute of Alagoas |
Autor(es): | Cavalcante, Sandra Araujo Lima |
Primeiro Orientador: | Silveira, Maria Inez Matoso |
metadata.dc.contributor.referee1: | Nunes, Valfrido da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pereira , Renata Imaculada Soares |
metadata.dc.contributor.referee3: | Felipeto, Sônia Cristina Simões |
metadata.dc.contributor.referee4: | Meniconi, Flávia Colen |
Resumo: | No ensino profissionalizante, a descrição técnica é uma tipologia textual muito frequente nos textos/gêneros utilizados nas disciplinas técnicas (relatórios, manuais, catálogos, pareceres, etc.). Com efeito, descrever equipamentos, plantas industriais, dispositivos e procedimentos é uma prática escritural muito frequente e relevante na ciência e na tecnologia, abordando não só os aspectos conceituais, mas também, e principalmente, os aspectos operacionais das atividades laborais em todos os setores das engenharias. Mesmo considerando sua importância no ensino técnico, a redação/descrição técnica não tem merecido a devida atenção como componente curricular no ensino de Língua Portuguesa nos cursos técnicos profissionalizantes. Nesta perspectiva, este trabalho tem como objetivo descrever e analisar uma experiência de escrita colaborativa de produção textual numa disciplina técnica no curso técnico em Eletroeletrônica do Instituto Federal de Alagoas, Campus Arapiraca. Na impossibilidade de aulas presenciais, devido à Pandemia do Corona Vírus, tal experiência didática foi realizada de forma remota, por compartilhamento de tela entre a pesquisadora e díades de alunos do 4º Ano do referido curso. Foram aplicados questionários online aos professores de disciplinas técnicas e aos de Língua Portuguesa do IFAL, bem como aos alunos das turmas participantes para se obterem dados sobre o “status” da redação técnica nas práticas escriturais das citadas disciplinas na instituição campo da pesquisa e noutros campi do Estado. Para dar conta do tema, esta pesquisa-ação de cunho colaborativo se fundamenta na Linguística Textual, para tratar dos conceitos básicos de tipo ou sequência textual(ADAM, 1992; MARCUSCHI, 2008) versus a noção de gênero textual/discursivo(BAKHTIN, 1992; NUNES, 2017), além de estudos sobre redação técnica e seu ensino (GARCIA, 2010; CHAMADOIRA, 2000) e de um procedimento de produção de texto – a escrita colaborativa (FELIPETO, 2019; STORCH, 2005). Quanto à metodologia da pesquisa-ação desenvolvida, o trabalho baseou-se em Thiollent (1988) e Ibiapina (2016). Segundo os resultados obtidos por meio dos questionários, tanto os professores de Português como os de disciplinas técnicas reconhecem a necessidade de um ensino mais explícito da descrição técnica nos cursos técnicos profissionalizantes. Quanto à experiência didática com a escrita colaborativa, os alunos colaboradores acharam-no positivo porque todos os participantes conseguiram produzir textos em que aparece a descrição técnica de equipamento e de processos de funcionamento. Uma análise mais acurada das interações foi possibilitada pela transcrição dos diálogos mantidos durante os processos de escrita colaborativa ocorridos por via remota. |
Abstract: | In vocational education, technical description is a textual typology very frequent in texts/genres used in technical disciplines (reports, manuals, catalogs, opinions, etc.). In fact, describing equipment, industrial plants, devices and procedures is a very frequent and relevant scriptural practice in science and technology, describing not only the conceptual aspects, but also, and mainly, the operational aspects of labor activities in all sectors of the engineering companies. Even considering its importance in technical education, the technical writing / description has not received MUCH due attention as a curricular component in the teaching of Portuguese in professional technical courses. In this perspective, this work aims to describe and analyze adidactic experiment of collaborative writing of textual production in a technical discipline in the technical course of Electroelectronics at the Federal Institute of Alagoas, Arapiraca campus. In the absence of face-to-face classes due to the Corona Virus Pandemic, such an experiment was carried out remotely, through screen sharing between the researcher and the dyads of the 4th year students of that course. Online questionnaires were applied to teachers of technical disciplines and those of Portuguese Language at IFAL, as well as to students of the participating classes in order to obtain data on the "status" of technical writing in the writing practices of the afore mentioned subjects at that campus and other campi of the federal institutes in Alagoas. To address the theme, this collaborative action research is based on Textual Linguistics, to study the basic concepts of type or textual sequence (ADAM, 1992; MARCUSCHI, 2008) versus the notion of textual/discursive genre (BAKHTIN, 1992; NUNES 2017), in addition to studies on technical writing and its teaching (GARCIA, 2010; CHAMADOIRA, 2000) and a text production procedure – the collaborative writing (FELIPETO, 2019; STORCH, 2005). As for the action research methodology developed, the work was based on Thiollent (1988) and Ibiapina (2016). According to the results obtained through the questionnaires, both Portuguese and technical teachers recognize the need for a more explicit teaching of technical description in vocational technical courses. As for the didactic experiment with collaborative writing, the collaborating students found it positive because all the participants were able to produce texts in which the technical description of equipment and operating processes appear. A more accurate analysis of the interactions was made possible by the transcription of the dialogues held during the collaborative writing processes that took place remotely. |
Palavras-chave: | Redação técnica Descrição técnica Ensino profissionalizante Escrita colaborativa Technical writing Technical description Vocational education Collaborative writing |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura |
Citação: | CAVALCANTE, Sandra Araujo Lima. 2023. 278 f. A escrita colaborativa da descrição técnica num curso técnico profissionalizante do Instituto Federal de Alagoas. Tese (Doutorado em Linguística e Literatura) – Universidade Federal de Alagoas. Faculdade de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística. Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12203 |
Data do documento: | 18-nov-2022 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A escrita colaborativa da descrição técnica num curso técnico profissionalizante do Instituto Federal de Alagoas.pdf | 2.55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.