00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - EENF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENFERMAGEM - EENF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12197
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nagliate, Patrícia de Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3321694448032184pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha, Amanda Maria Silva da-
dc.contributor.referee2Costa, Christéfany Régia Braz-
dc.contributor.referee3Oliveira, Silvana Maria Barros de-
dc.creatorLopes, Bárbara dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3198341195453604pt_BR
dc.date.accessioned2023-09-22T18:16:03Z-
dc.date.available2024-09-20-
dc.date.available2023-09-22T18:16:03Z-
dc.date.issued2023-08-29-
dc.identifier.citationLOPES, Bárbara dos Santos. Subsídios para a construção de um jogo como estratégia de educação em saúde em um ambulatório de quimioterapia antineoplásica. 2023, 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12197-
dc.description.abstractCancer is a public health problem with a high morbidity and mortality rate, with new cases diagnosed each year. The present work aimed to raise the necessary subsidies for the construction of a game as a health education strategy in an antineoplastic chemotherapy outpatient clinic. The methodology used was exploratory descriptive of a qualitative nature, carried out with patients and nursing professionals from an oncology chemotherapy outpatient clinic, linked to a philanthropic health institution in a capital of northeastern Brazil, carried out from August to December 2022. Bardin's Content Analysis was used for data analysis, according to which three thematic categories were described: Category 1: Self-care and welcoming guidelines for patients undergoing outpatient chemotherapy treatment; Category 2: The importance of games in health education for people undergoing outpatient cancer treatment and Category 3: Analog games as a means of promoting health education. The result identified that the necessary issues addressed by the patients were: healthy eating, fluid intake, reception, personal hygiene, side effects, correct use of the bathroom and physical exercise; the participants also deem it necessary to build a game; as for the type of game, the predominance was analogue in the domino game format. Based on this research, it was possible to raise subsidies for the construction of an educational game as a health promotion and education strategy for the general population and cancer patients, so that it can help them to seek a better quality of life and well-being. -being throughout the treatment.pt_BR
dc.description.sponsorshipFUNDEPES - Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Enfermagempt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectCancerpt_BR
dc.subjectJogo – Educação em saúdept_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectQuimioterapia – Ambulatóriopt_BR
dc.subjectGame – Health educationpt_BR
dc.subjectNursingpt_BR
dc.subjectChemotherapy – Outpatientpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titleSubsídios para a construção de um jogo como estratégia de educação em saúde em um ambulatório de quimioterapia antineoplásicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO câncer é um problema de saúde pública com alta taxa de morbidade e mortalidade, com novos casos diagnosticados a cada ano. O presente trabalho visou levantar os subsídios necessários para a construção de um jogo como estratégia de educação em saúde em um ambulatório de quimioterapia antineoplásica. A metodologia usada foi a exploratória descritiva de caráter qualitativo, realizada com pacientes e profissionais de enfermagem de um ambulatório oncológico de quimioterapia, vinculado a uma instituição de saúde filantrópica de uma capital do nordeste brasileiro, realizado no período de agosto a dezembro de 2022. Para a análise dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin, segundo a qual, foram descritas três categorias temáticas: Categoria 1: Orientações de autocuidado e acolhimento aos pacientes em tratamento quimioterápico ambulatorial; Categoria 2: A importância dos jogos na educação em saúde de pessoas em tratamento oncológico ambulatorial e Categoria 3: Jogos analógicos como meio de promoção da educação em saúde. O resultado identificou que os assuntos necessários abordado pelos pacientes foram: alimentação saudável, ingesta de líquidos, acolhimento, higiene pessoal, efeitos colaterais, uso correto do banheiro e prática de exercício físico; os participantes também julgam necessário a construção de um jogo; quanto ao tipo de jogo, a predominância foi o analógico no formato de jogo de dominó. A partir desta pesquisa foi possível levantar subsídios para a construção de um jogo educativo como estratégia de promoção e de educação em saúde a população em geral e aos pacientes com câncer, de modo que possa ajudá-los a buscar uma melhor qualidade de vida e bem-estar ao longo do tratamento.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENFERMAGEM - EENF



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.