00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Lilian Carmen Lima dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8090753549399751pt_BR
dc.contributor.referee1Mota, Maria Danielle de Araújo-
dc.contributor.referee2Nicácio, Saulo Verçosa-
dc.creatorSilva, Iolanda Albuquerque da-
dc.date.accessioned2023-09-18T21:14:04Z-
dc.date.available2023-08-22-
dc.date.available2023-09-18T21:14:04Z-
dc.date.issued2022-03-28-
dc.identifier.citationSILVA, Iolanda Albuquerque da. Competência e identidade do professor na formação inicial. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12176-
dc.description.abstractThis study deals with the development of teaching competence and the construction of the identity of the professional teacher from the Compulsory Supervised Internship. To trigger the study, the following question was formulated: What is the conception of the student interns about the development of teaching competence and the construction of the identity of the professional teacher? In order to answer the question, the general objective was to investigate the development of the teacher's competence and identity during the Compulsory Supervised Internship. The specific objectives were to describe, through bibliographic research, the concept and the factors involved in the development of the teacher's competencies and identity, and to verify how the students initially develop the competencies of the teaching profession and the teacher's identity during the Internship. The methodology uses a descriptive qualitative approach, structured in stages: the first stage is for studying the theoretical basis, the second stage is for defining the methodology and choosing the instrument for data collection, and the third stage is for organizing and analyzing the data collected. We conclude that, according to the students' reports, the Supervised Internships in the Undergraduate Degree in Biological Sciences of ICBS-UFAL are moments that allow the construction of professional identity and the development of competencies related to teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Biológicas - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompetência docentept_BR
dc.subjectIdentidade docentept_BR
dc.subjectEstágio supervisionado obrigatóriopt_BR
dc.subjectCiências biológicas - Licenciaturapt_BR
dc.subjectTeaching competencept_BR
dc.subjectTeacher identitypt_BR
dc.subjectInternship supervisedmandatorypt_BR
dc.subjectBiological Sciences - Degreept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleCompetência e identidade do professor na formação inicialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo trata sobre o desenvolvimento de competência docente e da construção da identidade do profissional professor a partir do Estágio Supervisionado Obrigatório. Para desencadear o estudo foi elaborada a seguinte questão: Qual a concepção dos estudantes estagiários sobre o desenvolvimento de competência docente e construção da identidade do profissional professor? A fim de responder à questão foi traçado como objetivo geral investigar sobre o desenvolvimento da competência e da identidade do professor durante o Estágio Supervisionado Obrigatório e como objetivos específicos, descrever, por meio de pesquisas bibliográficas, o conceito e os fatores envolvidos no desenvolvimento das competências e identidade do professor e, verificar como os licenciandos, inicialmente, desenvolvem as competências da profissão docente e a identidade docente durante o Estágio. A metodologia é de abordagem qualitativa descritiva, estruturada em etapas, sendo a primeira, para estudo da fundamentação teórica, a segunda, para definição metodológica e escolha do instrumento de coleta de dados e a terceira etapa, para organização e análise dos dados coletados. Conclui-se com isso que, de acordo com os relatos dos estudantes, os Estágios Supervisionados no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do ICBS-UFAL são momentos que permitem a construção da identidade profissional e o desenvolvimento de competências relacionadas ao fazer docente.pt_BR
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