00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: O potencial dos jogos da familia mancala para um ensino de matemática antirracista nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Silva, Suzi Alves
Primeiro Orientador: Silva, Ivanderson Pereira da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Serra, Kleber Cavalcanti
metadata.dc.contributor.referee1: Santana, Jusciney Carvalho
metadata.dc.contributor.referee2: Brito, Maria Betânia Gomes da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Bastos Filho, Jenner Barreto
Resumo: Este estudo emergiu da seguinte curiosidade epistemológica: “Quais as potencialidades do jogo awelé, da família mancala, para o desenvolvimento de práticas de ensino de matemática antirracistas, no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental?” Teve por objetivo geral investigar possibilidades teórico-metodológicas, para a exploração do jogo awelé no contexto de práticas pedagógicas focadas num ensino de matemática antirracista voltadas para crianças do 2o ano do Ensino Fundamental. De modo específico, teve por objetivos: compreender as relações entre racismo, epistemicídio e colonialismo numa sociedade capitalista e suas repercussões nas práticas pedagógicas desenvolvidas nos anos iniciais do Ensino Fundamental; explorar o jogo awelé com vistas ao desenvolvimento de uma Sequência Didática que mobilize saberes matemáticos e que tenha como foco a luta antirracista; e avaliar os limites e potencialidades do jogo awelé para o desenvolvimento de propostas de ensino com foco no combate ao epistemicídio de saberes matemáticos ancestrais. Do ponto de vista metodológico, trata-se, de uma pesquisa qualitativa realizada em três etapas: Estudo Teórico-bibliográfico; Pesquisa Exploratória e Pesquisa Participante. Num primeiro momento, foi realizado um Estudo Teórico-bibliográfico acerca dos conceitos de racismo e epistemicídio e foram apresentados, no formato de relato de caso, práticas pedagógicas com temática antirracista desenvolvidas numa mesma escola da rede pública municipal de Arapiraca-AL. Na sequência, foi realizada uma Pesquisa Exploratória das potencialidades do jogo awelé para o ensino de conceitos matemáticos, numa perspectiva antirracista. Esse movimento favoreceu o desenvolvimento de uma proposta de Sequência Didática voltada para o 2o ano do Ensino Fundamental. Essa Sequência Didática foi estruturada em quatro etapas: a) 1a Etapa: Origens, Lógica e Regras do Jogo Awelé; b) 2a Etapa: Construindo um tabuleiro para o jogo awelé; c) 3a Etapa: Compreendendo Regras, Estratégias e Jogando com os pares o jogo awelé; d) 4a Etapa: Reflexões acerca de problemas matemáticos a partir das regras e estratégias do jogo awelé. Em continuidade, foi desenvolvida uma Pesquisa Participante junto a uma turma de 21 estudantes que cursavam a disciplina “Saberes e Metodologias do Ensino de Matemática 2”, no primeiro semestre letivo de 2021, no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca. Por meio da Pesquisa Participante, foi aplicada a proposta de Sequência Didática nesta turma, com as devidas adaptações em função do contexto Pandêmico da COVID-19 e da implementação do Ensino Remoto Emergencial. Com vistas à captação das concepções dessas estudantes acerca da Sequência Didática proposta, foi realizada uma entrevista coletiva semiestruturada com as 14 estudantes que estavam presentes. A entrevista foi gravada no Google Meet, transcrita e o material foi interpretado à luz da abordagem da Análise de Conteúdo. Como resultados dessas análises, foram produzidas as seguintes categorias emergentes: a) O antigo se faz novidade; b) A relação contemporânea entre a agricultura de subsistência e o jogo awelé; c) Diferentes formas, diferentes regras, diferentes estratégias de jogar; d) Valores capitalistas e anticapitalistas nos jogos awelé; e) A experiência de jogar o jogo awelé com a família; f) A experiência com o jogo awelé digital; g) Mobilização de conceitos matemáticos com o jogo awelé; h) Eu, enquanto pedagoga, usaria o jogo awelé em minhas aulas de matemática? Por fim, enquanto Produto Educacional, por meio desta investigação, foi possível desenvolver e aperfeiçoar uma Sequência Didática que tem como foco a exploração do jogo awelé com vistas a um ensino de conceitos matemáticos, numa perspectiva antirracista.
Abstract: This study emerged from the following epistemological curiosity: “What are the potentialities of the awelé game, from the mancala family, for the development of anti-racist mathematics teaching practices, in the context of the early years of elementary school?” Its general objective was to investigate theoretical-methodological possibilities for the exploration of the awelé game in the context of pedagogical practices focused on anti-racist mathematics teaching aimed at children of the 2nd year of Elementary School. Specifically, it aimed to: understand the relationships between racism, epistemicide and colonialism in a capitalist society and their repercussions on pedagogical practices developed in the early years of Elementary School; explore the awelé game with a view to developing a Didactic Sequence that mobilizes mathematical knowledge and focuses on the anti-racist struggle; and to evaluate the limits and potential of the awelé game for the development of teaching proposals focused on combating the epistemicide of ancestral mathematical knowledge. From the methodological point of view, it is a qualitative research carried out in three stages: Theoretical-bibliographic study; Exploratory Research and Participatory Research. At first, a theoretical-bibliographic study was carried out on the concepts of racism and epistemicide and, in the form of a case report, pedagogical practices with an anti-racist theme developed in the same public school in Arapiraca-AL were presented. Subsequently, an Exploratory Research was carried out on the potential of the awelé game for the teaching of mathematical concepts, in an anti-racist perspective. This movement favored the development of a proposal for a Didactic Sequence aimed at the 2nd year of Elementary School. This Didactic Sequence was structured in four stages: a) 1st Stage: Origins, Logic and Rules of the Awelé Game; b) 2nd Stage: Building a board for the awelé game; c) 3rd Stage: Understanding Rules, Strategies and Playing the awelé game with pairs; d) 4th Stage: Reflections on mathematical problems based on the rules and strategies of the awelé game. Continuing, a Participating Research was developed with a class of 21 students who took the discipline "Knowledge and Methodologies of Mathematics Teaching 2", in the first academic semester of 2021, in the Pedagogy Course of the Federal University of Alagoas, Campus Arapiraca. Through the Participant Research, the Didactic Sequence proposal was applied to this class, with the necessary adaptations depending on the COVID-19 Pandemic context and the implementation of Emergency Remote Teaching. In order to capture these students' conceptions about the proposed Didactic Sequence, a semi-structured press conference was held with the 14 students who were present. The interview was recorded on Google Meet, transcribed and the material was interpreted in light of the Content Analysis approach. As a result of these analyses, the following emerging categories were produced: a) The old becomes new; b) The contemporary relationship between subsistence agriculture and the awelé game; c) Different ways, different rules, different playing strategies; d) Capitalist and anti-capitalist values in awelé games; e) The experience of playing the awelé game with the family; f) The experience with the digital awelé game; g) Mobilization of mathematical concepts with the awelé game; h) Would I, as a pedagogue, use the awelé game in my math classes? Finally, as an Educational Product, through this investigation, it was possible to develop and improve a Didactic Sequence that focuses on the exploration of the awelé game with a view to teaching mathematical concepts, in an anti-racist perspective.
Palavras-chave: Jogos da família Mancala
Ensino de Matemática
Jogo awelé
Mancala family games
Mathematics Teaching
Awelé game
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: SILVA, Suzi Alves. O potencial dos jogos da familia mancala para um ensino de matemática antirracista nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 200 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. [Acompanha 1 Produto Educacional].
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12174
Data do documento: 26-ago-2022
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