00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - BIBLIOTECONOMIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12158
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação patrimonial em espaços museais estudo de caso no Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas
Autor(es): Brandão, Gabrielle Alves
Primeiro Orientador: Gomes, Marcos Aurélio
metadata.dc.contributor.referee1: Mota, Francisca Rosaline Leite
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Edivanio Duarte de
Resumo: A educação patrimonial em museus pode ser entendida como uma forma de alfabetização cultural. Neste sentido, os museus vinculados às universidades possuem um papel relevante na sociedade por vincular suas ações e acervo à comuidade acadêmica e a sociedade. Desta forma, este trabalho objetiva-se verificar se a educação patrimonial é desenvolvida nos museus vinculados à Universidade Federal de Alagoas. Pesquisa caracterizada como descritiva e com abordagem qualitativa. Utilizou do questionário com 15 perguntas direcionadas a três museus vinculados a Universidade Federal de Alagoas: Museu Théo Brandão, o Museu de História Natural e a Pinacoteca Universitária. Todavia, apenas o Museu de História Natural participou da pesquisa. Concluiu-se que o o Museu de História Natural realiza de forma de forma efetiva ações de educação patrimonial possibilitando aos individuos maior compreensão sociocultural como também da trajetória espaçotempo-história.
Abstract: Heritage education in museums can be understood as a form of cultural literacy. In this sense, museums linked to universities play an important role in society by linking their actions and collection to the academic community and society. Thus, this work aims to verify if heritage education is developed in museums linked to the Federal University of Alagoas. Research characterized as descriptive and with a qualitative approach. It used a questionnaire with 15 questions directed to three museums linked to the Federal University of Alagoas: Théo Brandão Museum, the Museum of Natural History and the Pinacoteca Universitária. However, only the Museum of Natural History participated in the research. It was concluded that the Museum of Natural History effectively carries out actions of heritage education, enabling individuals to have a greater sociocultural understanding as well as the space-time-history trajectory.
Palavras-chave: Educação patrimonial
Museus
Museu de História Natural - Universidade Federal de Alagoas
Heritage Education
Museums
Natural History Museum - Federal University of Alagoas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Biblioteconomia
Citação: BRANDÃO, Gabrielle Alves. Educação patrimonial em espaços museais: estudo de caso no Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) –Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12158
Data do documento: 18-mai-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - BIBLIOTECONOMIA - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.