00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - BIBLIOTECONOMIA - ICHCA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Biblioterapia para jovens e adolescentes em conflito com a lei abordagem a partir da revisão de literatura
Autor(es): Viturino, Alex Silva
Primeiro Orientador: Souza, Edivânio Duarte de
metadata.dc.contributor.referee1: Mota, Francisca Rosaline Leite
metadata.dc.contributor.referee2: Gomes, Marcos Aurélio
Resumo: Os estabelecimentos de atendimento socioeducativo para jovens e adolescentes em conflito com a lei são espaços destinados ao processo de ressocialização. Porém, as condições precárias que os caracterizam requerem reflexões, discussões e ações orientadas à manutenção de infraestrutura, programas, projetos e ações que possibilitem aquele processo. Nesse conjunto de ações, o presente trabalho tem por objetivo abordar a importância do incentivo à leitura e do seu uso como método terapêutico, proporcionado pelo uso da Biblioterapia, no processo de ressocialização de jovens e adolescentes em conflito com a lei. Nessa perspectiva, objetiva, especificamente, descrever o contexto de ressocialização, tomando como referência as histórias da pensa e da prisão, que antecedem a conformação da noção de atendimento socioeducativo; caracterizar o papel pedagógico das bibliotecas de estabelecimentos de atendimento socioeducativo que contribuem para o processo de ressocialização do jovem em conflito com a lei e/ou privado de liberdade; identificar o papel do Bibliotecário como mediador de acesso à leitura no ambiente prisional; e caracterizar o tratamento biblioterapêutico como subsidio no processo de reinserção do jovem à sociedade. Trata-se de uma pesquisa básica e exploratório-descritiva, realizada a partir de levantamentos bibliográficos e documentais, com abordagem qualitativa e quantitativa. Operacionalmente, dedica-se à discussão acerca das condições de incentivo à leitura para jovens em conflito com a lei e/ou privados de liberdade, partindo dos aspectos histórico-conceituais da pena e da prisão, alcançado a situação atual do sistema prisional brasileiro, assim como os estabelecimentos de atendimento socioeducativo. Discute sobre a importância da Biblioterapia e das bibliotecas de estabelecimentos socioeducativo para jovens e adolescentes em conflito com lei como elementos fundamentais ao processo de ressocialização do jovem infrator. A partir desse contexto, aborda a importância da prática biblioterapêutica junto às bibliotecas em estabelecimentos de atendimento socioeducativo, relacionando-a tanto a Biblioterapia quanto as bibliotecas inseridas em tais meios à participação do profissional Bibliotecário, no processo de ressocialização dos jovens em conflito com a lei e/o privados de liberdade. Considera-se que as práticas de Biblioterapia contribuem para o processo de ressocialização dos mesmos, na medida em que oferecem subsídios para a reeducação e reinserção do jovem e do adolescente em conflito com a lei na sociedade.
Abstract: This work aims, through theoretical foundations, to show the importance of encouraging reading Socio-educational care establishments for young people and adolescents in conflict with the law are spaces for the resocialization process. However, the precarious conditions that characterize them require reflections, discussions and actions aimed at maintaining infrastructure, programs, projects and actions that make that process possible. In this set of actions, the present work aims to address the importance of encouraging reading and its use as a therapeutic method, provided by the use of Bibliotherapy, in the process of resocialization of young people and adolescents in conflict with the law. In this perspective, it aims, specifically, to describe the context of resocialization, taking as reference the stories of thinking and prison, which precede the conformation of the notion of socio-educational care; characterize the pedagogical role of libraries in socio-educational care establishments that contribute to the process of resocialization of young people in conflict with the law and/or deprived of liberty; identify the Librarian's role as a mediator of access to reading in the prison environment; and to characterize the bibliotherapeutic treatment as a subsidy in the process of reinsertion of the young person into society. This is a basic and exploratory-descriptive research, carried out from bibliographical and documentary surveys, with a qualitative and quantitative approach. Operationally, it is dedicated to the discussion about the conditions to encourage reading for young people in conflict with the law and/or deprived of liberty, starting from the historical-conceptual aspects of the penalty and the prison, reaching the current situation of the Brazilian prison system, as well as such as socioeducational institutions. It discusses the importance of Bibliotherapy and libraries in socioeducational establishments for young people and adolescents in conflict with the law as fundamental elements in the process of resocialization of young offenders. From this context, it addresses the importance of bibliotherapy practice with libraries in socio-educational care establishments, relating both Bibliotherapy and libraries inserted in such environments to the participation of professional Librarians, in the process of resocialization of young people in conflict with the law and/or deprived of liberty. It is considered that Bibliotherapy practices contribute to their resocialization process, as they offer subsidies for the re-education and reintegration of young people and adolescents in conflict with the law in society.
Palavras-chave: Biblioterapia
Estabelecimento socioeducativo
Incentivo à leitura
Adolescente infrator
Jovem infrator
Bibliotherapy
Socio-educational establishment
Reading incentive
Adolescent offender
Young offender
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Biblioteconomia
Citação: VITURINO, Alex Silva. Biblioterapia para jovens e adolescentes em conflito com a lei: abordagem a partir da revisão de literatura. 2023. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) –Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12151
Data do documento: 22-fev-2018
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