00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12144
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Plano de negócios: abertura de uma loja virtual de acessórios de vestuário masculino em Maceió-AL
Autor(es): Cavalcante, Raysa Carolina Rosalvo
Primeiro Orientador: Cruz, Nicholas Joseph Tavares da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Pinho, Katiane do Nascimento Tavares
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Carlos Everaldo Silva da
metadata.dc.contributor.referee2: Pinho, Katiane do Nascimento Tavares
Resumo: A população masculina vem aumentando a sua preocupação com sua aparência e, com isso, a sua relevância para o setor de moda. Em contrapartida, o uso de tecnologias está produzindo mudanças significativas nas organizações e na vida dos consumidores. O surgimento da internet, possibilitou a criação de novos modelos de negócios, como o e-commerce. O espaço dos homens no setor de moda já vem crescendo há alguns anos, isso pode ser comprovado através dos relatórios de Moda Masculina que o Sebrae vem realizando desde 2014. O último divulgado ao final de 2021 revelou que esse segmento movimentou mais de 13 bilhões de dólares no Brasil e essa receita já representa cerca de 30% do faturamento do mercado de artigos de vestuários. Além disso a pesquisa trouxe uma projeção de que até 2026 o valor chegue a 705 bilhões, contabilizando roupas, peças íntimas, acessórios e produtos de beleza masculina. Neste contexto, apresenta a loja virtual de acessórios de moda masculina como foco em meias coloridas, para o segmento de homens entre 18 e 35 anos e que buscam se vestir de forma descontraída e divertida. O objetivo principal é elaborar um estudo de viabilidade para abrir a empresa, entender as necessidades e hábitos do consumidor, traçando estratégias mais assertivas para o sucesso do negócio. Trata-se de um pequeno empreendimento com inserção no mercado de moda online, trazendo um atendimento mais humanizado e próximo aos seus clientes, buscando seu espaço e difundir seu produto na vida cotidiana das pessoas. Essa loja terá abrangência em toda Maceió e posteriormente outras regiões, será mantida com recursos próprios, classificada economicamente como MEI e optante do Simples Nacional. Com um investimento relativamente baixo em torno de R$ 4.337,05, estima-se um faturamento anual de R$ 78.310,00 no primeiro ano, lucratividade de 40% a.a. e um retorno do investimento de 01 ano e 2 meses. Assim, o empreendimento buscará atender as necessidades de um público interessado em seus produtos e com preço acessível perante os concorrentes.
Abstract: The male population has been increasing its concern with its appearance and, with that, its relevance for the fashion sector. In contrast, the use of technologies is producing significant changes in organizations and in the lives of consumers. The emergence of the internet has enabled the creation of new business models, such as e-commerce. Men’s space in the fashion sector has been growing for some Years now, as can be seen in the Men’s Fashion reports that Sebrae has been producig since 2014. The last one released at the end of 2021 revealed that this segment moved more than 13 billion dollars in Brazil and this revenue already represents about 30% of revenue of the apparel market. In addition, the survey brought a projection that by 2026 The value will reach 705 billion, accounting for clothing, underwear, accessories and male beauty products. In this context, it presents the men's fashion accessories virtual store as a focus on colored socks, for the segment of men between 18 and 35 years old who seek to dress in a relaxed and fun way. The main objective is to prepare a feasibility study to open the company, understand the needs and habits of the consumer, outlining more assertive strategies for the success of the business. It is a small enterprise with insertion in the online fashion market, offering a more humanized and close service to its customers, seeking its space and spreading its product in people's daily lives. This store will cover all of Maceió and later other regions, will be maintained with its own resources, economically classified as MEI and opting for Simples Nacional. With a relatively low investment of around BRL 4,337.05, it is estimated an annual revenue of BRL 78,310.00 in the first year, profitability of 40% p.a. and a return on investment of 01 year and 2 months. Thus, the venture will seek to meet the needs of an audience interested in its products and at an affordable price compared to competitors.
Palavras-chave: Plano de Negócios
E-Commerce
Acessórios
Moda Masculina
Business Plan
Accessories
Men's fashion
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Administração
Citação: CAVALCANTE, Raysa Carolina Rosalvo. Plano de negócios: abertura de uma loja virtual de acessórios de vestuário masculino em Maceió-AL. 2023. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12144
Data do documento: 1-jun-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Plano de negócios abertura de uma loja virtual de acessórios de vestuário masculino em Maceió-AL.pdf763.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.