00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bastos Filho, Jenner Barretto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5357464861909269pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Gama, Carolina Nozella-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8665460410864833pt_BR
dc.contributor.referee1Ayres, Fernando Guilherme Silva-
dc.contributor.referee2Santos, Givaldo Oliveira dos-
dc.creatorLima, Akauê Basili Eliopoulous-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7505056703074557pt_BR
dc.date.accessioned2023-09-01T22:15:39Z-
dc.date.available2023-09-01-
dc.date.available2023-09-01T22:15:39Z-
dc.date.issued2022-08-31-
dc.identifier.citationLIMA, Akauê Basili Eliopoulous. O lugar da perspectiva ciência, tecnologia, sociedade e ambiente no processo formativo de pedagogos(as) para o ensino de ciências da natureza. 2023. 63 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12113-
dc.description.abstractFrom the convergence of ideas of authors who avidly defend the need to rethink the relationships established between the teaching ofScience and the socio-political-economic context, in which the subjects participating in the educational process are invariably inserted, this The article presents its objective, which is to approach, in the light ofLiberating Pedagogy, some contributions from the CTSA perspective to the process ofcontinuing education of pedagogues. To do so, it addresses fundamental concepts from this perspective and points to its necessary approach to teaching practice, using authors such as Chrispino (2017), Costa de Lucena (2019), Freire (1996), Martins (2020) and Teixeira (2003). Such contributions point to the need for the continuing education ofpedagogues to consider the relationship between Science, Society and Environment, understanding the phenomena of nature in their process ofpermanence and change, genesis and development, as human production in the relationship of nature's transformation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de pedagogos(as)pt_BR
dc.subjectPerspectiva CTSApt_BR
dc.subjectPedagogia libertadorapt_BR
dc.subjectEnsino de ciências da naturezapt_BR
dc.subjectCTSA perspectivept_BR
dc.subjectTeaching of natural sciencespt_BR
dc.subjectLiberating pedagogypt_BR
dc.subjectContinuing education of pedagoguespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO lugar da perspectiva ciência, tecnologia, sociedade e ambiente no processo formativo de pedagogos(as) para o ensino de ciências da naturezapt_BR
dc.title.alternativeThe place of the science, technology, society and environmet perspective in the training process of pedagogues for the teaching of natural sciencept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) é compreendida nesse estudo como a construção social da Ciência e da Tecnologia, isto é: a construção social de saberes científicos e tecnológicos que sejam não somente acessíveis popularmente, mas que impactem a vida das comunidades e da Sociedade, de forma geral. Este estudo é decorrente de uma pesquisa qualitativa com ênfase em Pesquisa-Formação e pretende investigar qual seja o lugar da perspectiva CTSA nas estruturas do processo formativo de pedagogos(as). Para tanto, realizou-se entrevista semiestruturada com os professores das disciplinas Saberes e Metodologias do Ensino de Ciências I e II, do curso presencial de graduação em Pedagogia, ofertado pelo Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (CEDU-UFAL), e com a técnica-formadora da SEMED-Maceió. Enquanto análise documental, somente o Projeto Pedagógico de Curso (PPC-) do referido curso de Pedagogia foi analisado, dada a inexistência de ementas dos programas de formação continuada para pedagogos(as) da rede municipal promovidos pela SEMED-Maceió entre os anos de 2010 a 2017. Os dados coletados nesse documento foram analisados, bem como os dados empíricos, revelados pelos sujeitos participantes da pesquisa, à luz do legado de Paulo Freire para a Educação, que tem sido amplamente aplicado ao campo da formação de professores, por apontar a crítica e a reflexão como saberes necessários à prática docente. As categorias de análise aplicadas foram i) consciência ingênua x consciência crítica, ii) os objetivos do ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental, iii) a perspectiva CTSA. Concluiu-se que o lugar da perspectiva CTSA é secundário e implícito no âmbito da formação inicial, por não haver clareza sobre as diferenças entre CTSA e Alfabetização Científica. No âmbito da formação continuada, o lugar dessa perspectiva é inexistente, uma vez que a própria formação continuada de pedagogos(as) para o ensino de Ciências na Rede Pública Municipal de Educação de Maceió é, também inexistente.pt_BR
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