00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12096
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Nadja Maria Vieira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6037014991094234pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Abdízia Maria Alves-
dc.contributor.referee2Vasconcelos, Angelina Nunes de-
dc.creatorBarboza, Rosecleide Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9672834324727015pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-30T19:39:18Z-
dc.date.available2023-08-16-
dc.date.available2023-08-30T19:39:18Z-
dc.date.issued2022-03-28-
dc.identifier.citationBARBOZA, Rosecleide Ferreira. Sentidos de professores e gestores sobre a educação de pessoas com altas habilidades. 2023. 60 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12096-
dc.description.abstractThe present paper reports the carrying out of an intervention research with the objective of analyzing the senses of teachers and basic education managers about their practices with high ability students. In this study we were motivated to build information on the relationship between the struggle on identifying high ability students in the classroom and the proposing of resources to evaluate their learning. The intervention consisted in three workshops with which different activities were carried out to instigate the writing of narratives about pedagogical practices directed to high ability students by educators. The workshops were carried out in virtual format using Google Meet and in the activities various materials, such as photographs and incomplete statements, were used. As for the results we could confirm literary observations that point to the relationship between the struggle to identify high ability cases in the classroom and the inability of basic education teachers to elaborate appropriate methods and tools to cater for these students. Apart from that, we add to this notice some explanations on how the evaluation processes may be requirements to favor or threaten the dream of educational inclusion.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlunos com altas habilidadespt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectStudents with high abilitiespt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectEvaluation Basic educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleSentidos de professores e gestores sobre a educação de pessoas com altas habilidadespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoRelatamos aqui a realização de uma pesquisa de intervenção que teve o objetivo de analisar sentidos de professores e gestores da educação básica sobre suas práticas com alunos que possuem altas habilidades. Neste estudo, fomos motivados a construir informações sobre a relação entre a dificuldade em identificar alunos com altas habilidades em sala de aula e a proposição de instrumentos para avaliar sua aprendizagem. A intervenção consistiu em três oficinas, através das quais realizamos diferentes atividades para fomentar a escrita de narrativas por educadores, sobre suas práticas pedagógicas voltadas para alunos com altas habilidades. As oficinas foram realizadas no formato virtual através da plataforma Google meet, e nas atividades utilizamos materiais diversos, como fotografias e enunciados incompletos. Nos resultados, confirmamos apontamentos da literatura que alertaram para uma relação entre a dificuldade para identificar casos de altas habilidades nas salas de aula e a inabilidade de professores da educação básica para elaboração de métodos e instrumentos apropriados ao atendimento educacional desses estudantes. Além disso, agregamos a esse alerta explicações sobre como os processos avaliativos podem ser requisitos para favorecer ou ameaçar o sonho da inclusão educacional.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sentidos de professores e gestores sobre a educação de pessoas com altas habilidades.pdf1.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.