00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12086
Tipo: Dissertação
Título: Química e arte: construindo uma interface de ensino a partir do estudo dos corantes naturais
Título(s) alternativo(s): Chemistry and art: building a teaching interface from the study of natural colors
Autor(es): Silva, Mariana Barboza da
Primeiro Orientador: Cardoso, Silvia Helena
metadata.dc.contributor.referee1: Mendonça, André Gustavo Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee2: Francisco Junior, Wilmo Ernesto
Resumo: A necessidade de modificações curriculares na área das Ciências da Natureza, na especificidade do ensino de Química, como previsto pelos documentos normatizadores legais, demanda que o professor busque por materiais que ofereçam suporte didático-pedagógico para sua prática em sala de aula, abordando dos principais conceitos da disciplina de forma a facilitar o ensino e aprendizagem de ciências. Nesse contexto, este trabalho propôs a elaboração de um caderno temático que pudesse dar suporte a professores do ensino básico (médio) para a elaboração de aulas com maior apelo interdisciplinar, contextualizadas, experimentais e de forte apelo lúdico, com uma perspectiva científico-sociocultural da construção do conhecimento. Com o caderno pretendeu-se explorar conceitos de ciências em especial de química, através da temática Química na interface com a Arte. A abordagem metodológica presente neste trabalho se caracterizou como uma pesquisa qualitativa, com ênfase na pesquisa bibliográfica, a qual foi importante para fundamentar esta dissertação e elaborar o produto educacional (caderno temático) proposto. O caderno temático está organizado em seis capítulos que exploram a Química na interface com a Arte considerando a perspectiva sociocultural e histórico-científica do papel dos pigmentos e corantes para os povos ao longo do tempo. O material aborda ainda conceitos físico-químicos e biológicos, como definições e distinções entre pigmentos e corantes, suas classificações quanto ao tipo, modo de obtenção e aplicações no cotidiano, como o olho humano observa a cor, entre outros assuntos. Por fim, o produto educacional traz a proposição de atividades que o professor pode realizar em sala de aula trabalhando conceitos de forma mais aprazível, contextualizada, menos fragmentada e perceptível aos estudantes. Esta dissertação usou como suporte teórico as orientações curriculares para o ensino de química; trabalhos que abordaram a importância dos materiais didáticos para o Ensino de Ciências; os três momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011) para o Ensino de Ciências; os indicadores de alfabetização científica propostos por Pizarro (2014); as concepções de contextualização para o ensino de Ciências de Kato e Kawasaki (2011); além dos conceitos sobre corantes naturais e sua utilização ao longo da história nas pinturas. O trabalho faz ainda uma análise comparativa com outros trabalhos que elaboraram cadernos temáticos semelhantes a proposta formulada nesta dissertação.
Abstract: The need for curricular modifications in the area of Natural Sciences, in the specificity of teaching Chemistry, as provided for by legal normative documents, demands that teachers look for materials that offer didactic-pedagogical support for their practice in the classroom, addressing the main subject concepts in order to facilitate the teaching and learning of science. In this context, this work proposed the elaboration of a thematic notebook that could support basic (high school) teachers for the elaboration of classes with a greater interdisciplinary appeal, contextualized, experimental and with a strong ludic appeal, with a scientific-sociocultural perspective of knowledge construction. The aim of the notebook was to explore scientific concepts, in particular chemistry, through the theme Chemistry in the interface with Art. The methodological approach present in this paper was characterized as a qualitative research, with emphasis on bibliographical research, which was important to base this dissertation and to elaborate the educational product (thematic notebook) proposed. The thematic notebook is organized into six chapters that explore Chemistry interfacing with Art, considering the sociocultural and historical-scientific utility of the role of pigments and dyes for people over time. The material also addresses physical-chemical and biological concepts, such as definitions and distinctions between pigments and dyes, their classifications as to type, method of obtaining and applications in everyday life, how the human eye observes color, among other subjects. Finally, the educational product proposes activities that the teacher can carry out in the classroom, working with concepts in a more pleasant, contextualized, less fragmented and perceptible way for students. This dissertation used as theoretical support the curricular guidelines for teaching chemistry; works that addressed the importance of didactic materials for Science Teaching; the three pedagogical moments of Delizoicov, Angotti and Pernambuco (2011) for Science Teaching; the scientific literacy indicators proposed by Pizarro (2014); Kato and Kawasaki's (2011) conceptions of contextualization for Science teaching; in addition to the concepts of natural dyes and their use throughout history in paintings. The work also makes a comparative analysis with other works that elaborated thematic notebooks similar to the proposal formulated in this dissertation.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Contextualização do conteúdo
Avaliação do material didático
Química - Estudo e ensino
Corantes e tingimento
Interdisciplinarity
Contextualization of the content
Evaluation of the didactic material
Chemistry - Study and teaching
Dyes and dyeing
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Rede Nacional de Química- PROFQUI
Citação: SILVA, Mariana Barboza da. Química e arte: construindo uma interface de ensino a partir do estudo dos corantes naturais. 2023. 149 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química) – Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional, Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12086
Data do documento: 13-dez-2022
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.