Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12085
Tipo: | Dissertação |
Título: | Química e meio ambiente: estimulando o protagonismo dos estudantes na execução de um projeto de compostagem no Colégio Tiradentes - Maceió - AL |
Título(s) alternativo(s): | Chemistry and the environment: stimulating the protagonism of students in the implementation of a compost project at Colégio Tiradentes – Maceió-AL |
Autor(es): | Gonçalves, Marco Antonio Felix |
Primeiro Orientador: | Malta, Valéria Rodrigues dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Diniz Junior, Antônio Inácio |
metadata.dc.contributor.referee2: | Cardoso, Silvia Helena |
Resumo: | Uma nova proposta de Ensino Médio validada na nova Base Nacional Comum Curricular, BNCC, promulgada em 2018 e com prazo de ser efetivada em 2022, propõe ao estudante ser ativo em sua formação acadêmica, desenvolvendo competências e habilidades durante o decorrer do Ensino Médio, além de sua formação educacional, objetivos e direcionamentos em sua vida. No Novo Ensino Médio foi incluída a disciplina inovadora, conhecida como Projeto de Vida, que propõe uma formação que contemple o desenvolvimento de competências nas áreas de conhecimento e habilidades socioemocionais, além de um direcionamento em relação ao papel do estudante na sociedade e para o meio em que está inserido. Com base nas novas propostas educacionais, foi realizada uma pesquisa de ação, com objetivo de colocar em prática um projeto relacionado ao tratamento de resíduos sólidos urbanos, a partir da investigação dos ciclos biogeoquímicos e temas de poluição ambiental. A proposta realizada foi a execução de um projeto, no qual os estudantes do Ensino Médio foram protagonistas nas fases de planejamento, desenvolvimento e execução, sob supervisão do professor-pesquisador. A pesquisa foi aprovada pelo CEPE - UFAL e toda prática pedagógica ocorreu no Colégio Tiradentes, pertencente à Rede Estadual de Ensino, do estado de Alagoas, no município de Maceió, durante o período de agosto de 2021 a junho de 2022, com os discentes do primeiro ano do Ensino Médio. A pesquisa teve como objeto colaborar com os processos de ensino/aprendizagem baseados em projetos consoantes à BNCC, ao Projeto de Vida e aos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio. A pesquisa foi de natureza exploratória, com participação dos referidos alunos, por meio de aplicação de questionários. Os gases atmosféricos, micro e macro nutrientes, ciclo do carbono e ciclo do nitrogênio puderam ser trabalhados de forma prática com um projeto educacional protagonizado pelos discentes; reconhecendo que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição e discutindo sobre fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar esta composição, seguindo competências e habilidades da BNCC. O projeto culminou no desenvolvimento de um biodigestor do tipo composteira associado a uma horta vertical, relacionando os compostos químicos presentes nesta pesquisa, em específico os ciclos do carbono, nitrogênio e poluição ambiental. |
Abstract: | A new proposal for secondary education validated in the new National Common Curricular Base, BNCC, enacted in 2018 and with a deadline to be effective in 2022, proposes to the student how to be active in their educational training, developing skills and abilities during the course of secondary education in addition to of your educational background, goals and directions in your life. In the new high school, the innovative discipline known as Life Project was included, which proposes training that includes the development of competences in the areas of knowledge and socio-emotional skills, in addition to directing their role in society and the environment in which they are inserted. Based on the new educational proposals, an action research was carried out, with the objective of putting into practice a project related to the treatment of urban solid waste, based on the investigation of biogeochemical cycles and environmental pollution issues. The proposal made was the execution of a project, where high school students were protagonists, in the planning, development and execution phases under the supervision of the teacher-researcher. The research was approved by CEPE - UFAL and all pedagogical practice took place at Colégio Tiradentes, belonging to the State Education Network, in the State of Alagoas in the municipality of Maceió, from August 2021 to June 2022, with students from the first year of high school. This research aimed to collaborate with the teaching/learning processes based on projects in line with the new BNCC, the Life Project and the training itineraries of the new high school. The research was exploratory in nature, where the referred students, through questionnaires. Atmospheric gases, micro and macro nutrients, carbon cycle and nitrogen cycle could be worked on in a practical way with an educational project led by students; recognizing that air is a mixture of gases, identifying its composition, and discussing natural or anthropic phenomena that can alter this composition, following BNCC skill EF07CI12. The project culminated in the development of a composttype biodigester associated with a vertical garden related to the chemical compounds present in this work, in particular the cycles of carbon, nitrogen and environmental pollution. |
Palavras-chave: | Compostagem – Projeto Ensino – Aprendizagem – Química Meio ambiente Química ambiental – Ensino médio Composting – Project Teaching – Learning – Chemistry Environment Environmental chemistry – High school |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Rede Nacional de Química- PROFQUI |
Citação: | GONÇALVES, Marco Antonio Felix. Química e meio ambiente: estimulando o protagonismo dos estudantes na execução de um projeto de compostagem no Colégio Tiradentes - Maceió – AL. 2023. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química) – Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional, Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12085 |
Data do documento: | 2-dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Química e meio ambiente_estimulando o protagonismo dos estudantes na execução de um projeto de compostagem no Colégio Tiradentes - Maceió - AL.pdf | 6.66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.