00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12072
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Adriana Cavalcanti dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6659666517367641pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Adelmo Fernandes de-
dc.contributor.referee2Souza, Silvana Paulina de-
dc.creatorBrandão, Lorena Maria Gomes Lisboa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2865732530552294pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-28T22:20:51Z-
dc.date.available2023-08-18-
dc.date.available2023-08-28T22:20:51Z-
dc.date.issued2023-04-25-
dc.identifier.citationBRANDÃO, Lorena Maria Gomes Lisboa. Formação continuada colaborativa: uma intervenção na construção de roteiros de estudo interdisciplinares. 2023. 192 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12072-
dc.description.abstractThis research aimed to investigate how collaborative continuing education could help Natural Sciences teachers in understanding interdisciplinarity during the re-elaboration of Study Guides (SG) produced during Emergency Remote Teaching (ERT). It is a qualitative research, of the Collaborative Research type (IBIAPINA, 2008), and was developed with Natural Sciences teachers from a public school in the state network of Alagoas, in a city in the backlands of the state. With regard to instruments and strategies for data collection, the research consisted of the following steps: I) collaborative meeting, used to present the research to the participants and negotiate their roles throughout the research; II) diagnostic interview to learn about the participants' profiles and their prior knowledge about continuing education, interdisciplinarity and SG; III) reflective interview, to promote reflection on the process of elaborating the SG and the interdisciplinarity present in the scripts prepared by the participating teachers during the ERT; IV) reflective sessions, in order to understand interdisciplinarity through theoretical references and didactic materials for the re-elaboration of the SG. The collected data were analyzed according to the qualitative analysis (Yin, 2016). The results indicate that the collaborative research allowed teachers to reframe the meaning of continuing education, since they initially understood that this process was only formative when done by mediators outside the school. Through theoretical deepening and exchange of experiences during the research stages, they also re-signified the sense of interdisciplinarity, which led them to a critical reflection and to the action of re-elaboration of the SG, as they found during the reflective sessions that the scripts produced during the ERT they had more traces of multidisciplinarity than interdisciplinarity. The educational product constructed was a guide containing instructions on how to build a study script and exposing the script reelaborated by the Natural Sciences teachers who participated in this research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
dc.subjectCiências da Natureza – Professorespt_BR
dc.subjectMaterial didático – Elaboraçãopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectCollaborative researchpt_BR
dc.subjectStudy guidespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleFormação continuada colaborativa: uma intervenção na construção de roteiros de estudo interdisciplinarespt_BR
dc.title.alternativeCollaborative continuing education: an intervention in the construction of interdisciplinary study scriptspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo investigar de que maneira a Formação Continuada Colaborativa pôde auxiliar os professores de Ciências da Natureza na compreensão da interdisciplinaridade durante reelaboração dos Roteiros de Estudo (RE) produzidos durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). É uma pesquisa qualitativa, do tipo Pesquisa Colaborativa (IBIAPINA, 2008), e foi desenvolvida com professores de Ciências da Natureza de uma escola pública da rede estadual de Alagoas, em uma cidade do sertão do estado. Com relação aos instrumentos e estratégias para coleta de dados, a pesquisa constituiu-se mediante as seguintes etapas: I) encontro colaborativo, utilizado para apresentar a pesquisa aos partícipes e negociar os seus papéis ao longo da pesquisa; II) entrevista diagnóstica, para conhecer os perfis dos participantes e seus conhecimentos prévios sobre Formação Continuada, interdisciplinaridade e RE; III) entrevista reflexiva, para promover uma reflexão acerca do processo de elaboração dos RE e a interdisciplinaridade presente nos roteiros elaborados pelos professores participantes durante o ERE; IV) sessões reflexivas, a fim de compreender a interdisciplinaridade através de referenciais teóricos e materiais didáticos para a reelaboração dos RE. Os dados coletados foram analisados de acordo com a análise qualitativa (Yin, 2016). Os resultados apontam que a pesquisa colaborativa permitiu que os professores ressignificassem o sentido de Formação Continuada, uma vez que entendiam inicialmente que esse processo só era formativo quando feito por mediadores de fora da escola. Através do aprofundamento teórico e trocas de experiências durante as etapas da pesquisa, ressignificaram também o sentido de interdisciplinaridade, o que os levou a uma reflexão crítica e à ação de reelaboração dos RE, pois constataram durante as sessões reflexivas que os roteiros produzidos durante o ERE possuíam mais traços de multidisciplinaridade que interdisciplinaridade. O produto educacional construído foi um guia contendo instruções sobre como construir um roteiro de estudo e expondo o roteiro reelaborado pelos professores de Ciências da Natureza que participaram desta pesquisa.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formação continuada colaborativa_uma intervenção na construção de roteiros de estudo interdisciplinares.pdf8.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.