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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12068
Tipo: | Dissertação |
Título: | Pós-Graduação na Universidade Federal de Alagoas: a atuação dos coordenadores de cursos stricto sensu |
Autor(es): | Amorim, Renata Tenório de |
Primeiro Orientador: | Gonçalves, Bruno Setton |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Santos, Reginaldo Souza |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lima, Walter Matias |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ventura, Andréa Cardoso |
metadata.dc.contributor.referee3: | Martins, Pablo Luiz |
Resumo: | Nos centros públicos de ensino superior do Brasil, os gestores são, em grande parte, docentes. Realidade que se estende como obrigatória aos coordenadores de curso, uma vez que a Lei 12.677, de 25 de junho de 2012, definiu como requisito para ocupação de Função Comissionada de Coordenação de Curso (FCC) nas instituições federais de ensino que o servidor seja titular de cargos da carreira do magistério superior ou professor do magistério do ensino básico, técnico e tecnológico. Entretanto, não há prerrogativas que cobrem, nem cultura que invista na formação desses profissionais para executar os papéis de gestão. Considerando que uma formação apropriada dos gestores pode contribuir para o desenvolvimento dos cursos, esta pesquisa investigou como os coordenadores de Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Ufal realizam a gestão dos cursos. Para isso, verificou na literatura os desafios e práticas de gestores em universidades; contextualizou a pós-graduação stricto sensu na Ufal; identificou o perfil dos coordenadores desses programas; e mapeou quais as tarefas que competem a eles. Os objetivos foram atingidos por meio de uma revisão de literatura no Portal de Periódicos Capes, na análise documental de normas nacionais e locais, com a aplicação de questionários nos então coordenadores dos cursos e pela observação participante, uma vez que a pesquisadora era servidora da pró-reitoria responsável pela coordenação geral dos cursos de pós-graduação da Ufal. Foi constatado que, ainda que a literatura destaque a falta de formação como um problema para professores que assumem cargos de gestão em universidades, a preparação de docentes para atuar em coordenações de pós-graduação não é priorizada por grande parte das IES públicas brasileiras. Esta realidade é acompanhada pela Ufal. Entre cursos próprios ou em associação ou rede, a universidade possui 48 programas de pós-graduação stricto sensu, que acumulam 61 cursos, sendo 44 mestrados e 17 doutorados. A grande maioria é avaliada pela Capes com notas entre três e quatro. Foi observado que a maior parte dos coordenadores desses programas não passou por preparação específica para assumir o cargo, adquirindo experiência durante o mandato, ou pela vivência de outros cargos gerenciais ocupados na universidade. Entre as atividades elencadas como próprias da coordenação, estão as estabelecidas no regimento interno para os programas e o manuseio de sistemas como o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) e a Plataforma Sucupira. Ao coordenador cabe ainda a administração dos recursos financeiros destinados ao programa, entre outras tarefas, como a gerência dos interesses de técnicos, docentes e discentes vinculados ao programa. Com base nesse rol, foi elaborado um guia destinado aos coordenadores de Programas de Pós-Graduação (PPGs) da Ufal acerca das principais atribuições, responsabilidades e fluxos de trabalho envolvidos na execução do cargo. |
Abstract: | At public center of higher education in Brazil, the managers are, mostly, teachers. This also extends as mandatory to course coordinators, because Law 12.677, of June 25, 2012, defined as a requirement for occupying the Course Coordination Commissioned Function (FCC) in federal educational institutions that the servant be a holder of positions in the higher education career or a professor of basic, technical and technological education. However, there are no prerogatives that cover, nor a culture that invests in the training of these professionals to perform the management roles. Considering that an appropriate training of managers can contribute to the development of courses, this research investigated how the coordinators of stricto sensu Graduate Programs at Ufal carry out the management of courses. So it verified in the literature the challenges and practices of managers in universities; it contextualized the stricto sensu post-graduation in the university; it identified the profile of the coordinators of these programs and mapped which tasks they are responsible for. The objectives were achieved through a literature review in Portal de Periódicos Capes, in the documentary analysis of national and local norms, with the application of questionnaires to the then coordinators of the courses and by participant observation, since the researcher was a servant of the pro-rectory responsible for the general coordination of post-graduation courses at Ufal. It was found that, although the literature highlights the lack of training as a problem for teachers who assume management positions in universities, the preparation of teachers to act in post-graduation coordinations is not prioritized by most Brazilian public universities, a reality accompanied by Ufal. Among its own courses or in association or network, the university surveyed has 48 stricto sensu post-graduation programs, which have 61 courses, 44 master's degrees and 17 doctorates. The vast majority are evaluated by Capes with grades between three and four. It was observed that most of the coordinators of these programs did not undergo any specific preparation to assume the position, acquiring experience during their mandate or through the experience of other management positions held in the university. Among the activities listed as typical of the coordination are those established in the internal regulations for the programs, the handling of systems such as the Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) and the Plataforma Sucupira, the coordinator is also responsible for the administration of financial resources for the program, among other tasks such as the management of technical, faculty and student interests linked to the program. Based on this list, a guide was prepared for coordinators of Postgraduate Programs (PPGs) at Ufal about the main duties, responsibilities and workflows involved in the execution of the position. |
Palavras-chave: | Gestão universitária Coordenadores de cursos Programa de Pós-Graduação sricto sensu – Universidade Federal de Alagoas Academic management University managers Postgraduate programs Master degree Doctoral degree |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional |
Citação: | AMORIM, Renata Tenório de. Pós-Graduação na Universidade Federal de Alagoas: a atuação dos coordenadores de cursos stricto sensu. 2023. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) – Programa de Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12068 |
Data do documento: | 27-out-2022 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC |
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