00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos Filho, Ranulfo Paranhos dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5670542372454107pt_BR
dc.contributor.referee1Colombo, Lucileia Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9421549755358841pt_BR
dc.contributor.referee2Silva Júnior, José Alexandre da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5100245942386773pt_BR
dc.creatorSilva, Leonardo Francisco de Araújo-
dc.date.accessioned2023-08-23T15:46:52Z-
dc.date.available2023-08-23-
dc.date.available2023-08-23T15:46:52Z-
dc.date.issued2021-02-03-
dc.identifier.citationSILVA, Leonardo Francisco de Araújo. Quanto vale? gastos de campanha de candidatos a governador no Brasil (2006-2018). 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12047-
dc.description.abstractThis Course Completion Work has as general objective to estimate the efficiency of electoral campaign expenditures for the position of governed in Brazil. Thus, our research question is: what is the effect of campaign spending on election results in the campaigns for governors in Brazil? We hypothesize that challenging candidates are more effective at turning money into votes (Jacobson Effect). To meet these requirements, our methodology uses descriptive statistics and an ordinary least squares regression (OLS) model. Our unit of analysis are the candidates for the position of state governor (incumbents and challengers) and our time cut are the last four elections (2006, 2010, 2014 and 2018). The data were collected from the website of the Superior Electoral Superior Court (TSE).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEleições estaduaispt_BR
dc.subjectGovernadores - Eleiçõespt_BR
dc.subjectCampanhas eleitorais – Gastospt_BR
dc.subjectIncumbentspt_BR
dc.subjectState electionspt_BR
dc.subjectGovernors - Electionspt_BR
dc.subjectElection campaigns - Expenditurespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.titleQuanto vale? gastos de campanha de candidatos a governador no Brasil (2006-2018)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsse Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo geral estimar a eficiência dos gastos de campanhas eleitorais para o cargo de governado no Brasil. Assim, a questão de pesquisa é: qual o efeito dos gastos de campanha sobre os resultados eleitorais nas campanhas para governadores no Brasil? Aposta-se na hipótese de que candidatos desafiantes são mais eficientes em transformar dinheiro em voto (Efeito Jacobson). Para atender a essas exigências, a metodologia proposta utiliza técnicas de estatística descritiva e um modelo de regressão de mínimos quadrados ordinários (MQO). A unidade de análise são os candidatos ao cargo de governador estadual (incumbents e challengers) e nosso recorte temporal são as últimas quatro eleições (2006, 2010, 2014 e 2018). Os dados foram coletados do sítio eletrônico do Superior Tribunal Superior Eleitoral (TSE).pt_BR
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