00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Processo educativo em sala de aula comum de estudantes com síndrome de Down na pandemia da Covid-19: significações de professores, familiares e os próprios estudantes
Título(s) alternativo(s): Proceso educativo en sala de aula común de estudiantes con síndrome de Down en la pandemia del Covid-19: significaciones de profesores, familias y los propios estudiantes
Autor(es): Pedraza, Ivón Raquel Díaz
Primeiro Orientador: Fumes, Neiza de Lourdes Frederico
metadata.dc.contributor.referee1: Francisco, Deise Juliana
metadata.dc.contributor.referee2: Capellini, Vera Lucia Messias Fialho
Resumo: Este trabalho visou apreender as significações dos diferentes envolvidos (professores, famílias e estudantes) sobre o processo educativo dos estudantes com Síndrome de Down (SD) conduzido na sala de comum em escolas da cidade Maceió/Brasil e Bucaramanga/Colômbia, durante a pandemia da COVID-19. Como objetivo específico foi delimitado: compreender as mediações que permeiam o processo educativo de estudantes com SD na sala de aula comum. A pesquisa orientou-se teórica e metodologicamente pela Psicologia Sócio-Histórica (PSH) a partir das produções de Vigotski sobre a Defectologia e, tendo como base o Materialismo Histórico-Dialético (MHD). Participaram da pesquisa duas professoras (uma regente da sala de aula comum e uma do Atendimento Educacional Especializado - AEE), um estudante com SD, e a sua mãe, todos da cidade de Maceió. Além disso, duas professoras (regentes da sala de aula comum), um estudante com SD, a mãe e o pai do estudante, todos da cidade Bucaramanga. Para a produção dos dados, utilizamos a entrevista semiestruturada e o procedimento de Desenhos-Estórias, desenvolvidos na sua totalidade em ambiente virtual. Para a análise dos dados, utilizamos os Núcleos de Significação e a interpretação a partir das categorias: Historicidade, Mediação e Sentido e Significado. Os dados mostram que as significações tanto nas participantes professoras do Brasil quanto da Colômbia são marcadas por aspectos materiais na sala de aula comum com os estudantes com SD, e que a pandemia se configurou como um elemento de mediação. Dentro desses aspectos materiais, foi vivenciado um retrocesso em direção ao paradigma da integração educacional, com presença da hegemonia de aspectos da escola tradicional, a falta de formação dos professores que orientam a sua intervenção pelo capacitismo e pelo modelo biológico da deficiência, assim como condições precárias de trabalho para estes profissionais. Sobre os dados das famílias participantes, se remetem as significações sobre os determinantes sociais e políticos da reprodução de uma Educação Especial para estudantes com deficiência, multiplicando o discurso nas famílias sobre a importância de uma educação diferenciada. Além disso, ficou evidenciada e ratificada a importância do papel da família nesse processo educacional, principalmente no momento do ensino remoto desencadeado pela pandemia da COVID-19, evidenciando a precariedade nos canais de comunicação família-escola, o que não permitiu avançar neste aspecto material da mediação necessárias ao aluno e ao seu desenvolvimento. Por fim, as significações produzidas pelos alunos participantes, corroboram o que foi encontrado nas significações dos demais participantes, pois apreendemos que seu processo educativo está pautado no viés biologizante e naturalizante da deficiência. O aluno que é integrado na sala de aula comum, mas sem ser aquele ser humano mediado social, cultural e historicamente para a inclusão. Com isto, pode-se concluir que a pandemia colocou o estudante com Síndrome de Down em uma condição ainda mais precária e invisibilizada de educação.
Abstract: This research aimed to apprehend the meanings of the different stakeholders (teachers, families, and students) on the educational process of students with Down Syndrome (DS) conducted in the common room in schools in the city of Maceió/Brazil and Bucaramanga/Colombia, during the COVID-19 pandemic. As a specific objective, it was delimited: understand the mediations that permeate the educational process of students with DS in the common classroom. The research was theoretically and methodologically guided by Socio-Historical Psychology (PSH) based on Vigotski's productions on Defectology, and having as its basis the Historical-Dialectical Materialism (MHD). Two teachers participated in the research (one teacher from the common classroom and one from the AEE), a student with DS, and his mother, all from the city of Maceió. In addition, two teachers (regents of the common classroom), a student with DS, and the student's mother and father, are all from Bucaramanga city. For the production of data, we used the semi-structured interview and the Drawing-Story procedure, developed in its entirety in a virtual environment. For data analysis, we used the Nuclei of Meanings and the interpretation from the categories: Historicity, Mediation and Sense and Meaning. The data show the apprehension of the meanings marked in the particularities present both in the participating teachers from Brazil and Colombia, of material aspects in the common classroom with students with DS, in which the pandemic is configured as an element of mediation. Within these material aspects, there is a setback towards the paradigm of educational integration, with the presence of the hegemony of aspects of the traditional school, the lack of training of teachers who guide their intervention by the ability and the biological model of disability, as well as precarious working conditions for these professionals. On the data of the participating families, the meanings of the social and political determinants of the reproduction of a Special Education for students with disabilities are referred to, multiplying the discourse in families about the importance of a differentiated education. In addition, the importance of the role of the family in this educational process was evidenced and ratified, especially at the time of remote teaching triggered by the COVID-19 pandemic, evidencing the precariousness in the family-school communication channels, which does not allow progress in this material aspect of education. mediation necessary for the student and his/her development. Finally, the meanings produced by the participating students ratify what was found in the meanings of the other participants, as we learned that their educational process is based on the biologizing and naturalizing bias of disability, the student who is integrated into the common classroom, but without being that human being socially, culturally and historically mediated for inclusion. With this, it can be concluded that the pandemic has placed the student with Down Syndrome in an even more precarious and invisible condition of education.
Palavras-chave: Processo educativo
Inclusão escolar
Pandemia
Covid-19
Down, Síndrome de
Educational process
Inclusion
Socio-Historical
Covid-19 pandemic
Down syndrome
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: PEDRAZA, Ivón Raquel Díaz. Processo educativo em sala de aula comum de estudantes com síndrome de Down na pandemia da Covid-19: significações de professores, familiares e os próprios estudantes. 2023. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12035
Data do documento: 30-jun-2022
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