00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12030
Tipo: Dissertação
Título: Por uma educação antirracista: as práticas pedagógicas de gestores e professores em uma instituição de educação infantil no município de Messias-AL
Título(s) alternativo(s): For an anti-racist education: the pedagogical practices of managers and teachers in an early childhood education institution in the municipality of Messias-AL
Autor(es): Silva, Sheyla Maria Rodrigues da
Primeiro Orientador: Palmeira, Lana Lisiêr de Lima
metadata.dc.contributor.referee1: Catão, Adrualdo de Lima
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Inalda Maria dos
Resumo: O presente trabalho objetiva analisar a existência ou não de postulados em prol de uma Educação Antirracista na Instituição de Educação Infantil Manoel Serapião Calheiros no município de Messias. Desse modo, a escolha pelo lócus de pesquisa se deu devido ao fato de ser o município em que a pesquisadora desempenha suas atividades profissionais e, assim, desejando que o retorno do seu estudo possa se dar no referido âmbito, gerando contribuições no sentido de impulsionar a melhoria das práticas ali desenvolvidas, teve-se o primeiro fator para eleger o referido lócus. Destaca-se, ainda, que o quantitativo de crianças matriculadas na referida instituição de educação infantil também foi um dos elementos preponderantes para a escolha, pois a instituição tem aproximadamente 250 crianças matriculadas, além de ser a mesma uma das primeiras IEI da rede municipal de Messias, cuja inauguração ocorreu no ano de 1984, tendo assim, 38 anos de atendimento das crianças do referido no município. Para a consecução do estudo, os referenciais teóricos principais foram Almeida (2018), Apple (1982), Arroyo (2013) Carneiro (2011), Cavalleiro (2001, 2003), Davis (1944), Fanon (1968), Freire (1979), Gomes (2010, 2012, 2017, 2019, 2021), Hooks (2013), Nascimento (1989), Palmeira (2018), extraindo-se suas principais contribuições para, só assim, avançar na análise do que se encontra disposto nos documentos normativos vigentes acerca da Educação Antirracista. A metodologia empregada teve por base a abordagem da pesquisa de natureza qualitativa (GODOY, 1995), mais especificamente configurada em um estudo de caso, pois, por meio da pesquisa de campo, pode-se coletar os dados e analisálos com maior densidade. Para a análise dos dados encontrados lançou-se mão da Análise de Conteúdo de Bardin (2016), elegendo como categorias Educação Antirracista, Currículo e Práticas antirracistas. Nas considerações finais, tem-se a análise do que fora coligido pelo(a) participantes da pesquisa, inferindo-se que ainda é latente o racismo existente nos ambientes educativos, tornando-se urgente e necessária a efetivação da Educação Antirracista.
Abstract: The present work aims to analyze the existence or not of postulates in favor of an Antiracist Education in the Institution of Early Childhood Education Manoel Serapião Calheiros in the municipality of Messias. In this way, the choice for the research locus was due to the fact that it is the municipality in which the researcher performs her professional activities and, thus, wishing that the return of her study can take place in that scope, generating contributions in the sense of boosting the improvement of the practices developed there, was the first factor to elect the mentioned locus. It is also noteworthy that the number of children enrolled in the aforementioned institution of early childhood education was also one of the main elements for the choice, since the institution has approximately 250 children enrolled, in addition to being one of the first IEI of the municipal network of Messias, whose inauguration took place in 1984, thus having 38 years of service to the children of the aforementioned in the municipality. To carry out the study, the main theoretical references were Almeida (2018), Apple (1982), Arroyo (2013) Carneiro (2011), Cavalleiro (2001, 2003), Davis (1944), Fanon (1968), Freire (1979), Gomes (2010, 2012, 2017, 2019, 2021), Hooks (2013), Nascimento (1989), Palmeira (2018), extracting their main contributions to, only then, advance in the analysis of what is available in the normative documents in force about Anti-Racist Education. The methodology used was based on the qualitative research approach (GODOY, 1995), more specifically configured in a case study, since, through field research, data can be collected and analyzed with greater density. For the analysis of the data found, Bardin (2016) Content Analysis was used, choosing as categories Antiracist Education, Curriculum and Anti-racist practices. In the final considerations, there is an analysis of what was collected by the research participants, inferring that the existing racism in educational environments is still latent, making it urgent and necessary to implement Anti-Racist Education.
Palavras-chave: Racismo na educação
Educação em direitos humanos
Currículo –Messias (AL)
Anti-racist education
Human rights education
Curriculum
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Sheyla Maria Rodrigues da. Por uma educação antirracista: as práticas pedagógicas de gestores e professores em uma instituição de educação infantil no município de Messias-AL. 2023. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12030
Data do documento: 27-dez-2022
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.