Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12025
Tipo: | Tese |
Título: | Biopolítica, medicalização e pandemia da Covid-19: saberes, discursos e poderes sobre as infâncias na educação brasileira nos séculos 20 e 21 |
Título(s) alternativo(s): | Biopolitics, medicalization and the Covid-19 pandemic: knowledge, discourse and powers about childhood in brazilian education in the 20th and 21st centuries |
Autor(es): | Santos, Fernanda Lays da Silva |
Primeiro Orientador: | Lima, Walter Matias |
metadata.dc.contributor.referee1: | Alves, Maria Dolores Fortes |
metadata.dc.contributor.referee2: | Matos, Junot Cornélio |
metadata.dc.contributor.referee3: | Amorim, Roseane Maria de |
metadata.dc.contributor.referee4: | Nascimento, Ermano Rodrigues do |
Resumo: | O objeto de estudo são as relações de saber e poder sobre as infâncias através da bio-necropolítica no início do século XX e XXI; Escola Nova, higienismo de Arthur Ramos, Protocolos de Biossegurança e estudo de caso por entender que fornecem indícios que vão além de meras teorias ou ações preventivas aplicadas à educação. Por se ter envolvido no movimento higienista e ter aproximação com o escolanovista Anísio Teixeira, Arthur Ramos foi convidado para atuar no Serviço de Ortofrenia e Higiene Mental. Segundo Cardoso (2017) e Martins (2014), houve vestígios da reforma educacional e do higienismo em Alagoas. Teremos como base os estudos de Santos (2018) que envolvem a ligação de Arthur Ramos ao currículo da Escola Nova em terras alagoanas. No entanto, não há estudos sobre o higienismo de Arthur Ramos como uma estratégia biopolítica na educação escolar, bem como suas repercussões ao longo do tempo, ou uma nova roupagem em contexto de pandemia Covid-19, estabelecendo um neohigienismo. O objetivo principal foi tratar a proposta educacional como meio de produção de subjetividades, em especial, a Escola Nova, caracterizando uma governamentalidade infantil nos saberes e discursos analisados; discutir a intervenção médica no âmbito educacional, como estratégia biopolítica, no que se refere ao conceito e tratamento dado à infância, sobretudo, a atuação do médico alagoano Arthur Ramos na Escola Nova, e analisar os discursos por meio de mecanismos de controle que perpassam o poder e seus efeitos; analisar a disciplina e seus mecanismos de funcionamento nos processos de controle de conduta; por último, investigar as práticas do biopoder na constituição de uma governamentalidade neoliberal da infância, sobretudo, em Alagoas no século XX (anos 1930-1940) e o contexto pandêmico do século XXI (anos 2020-2021). Pois, provavelmente, no decorrer da história da educação, constituiu-se uma governamentalidade neoliberal da infância articulada com o saber médico-escolar, que vem reconfigurando-se nos discursos oficiais sobre educação em tempos de pandemia (Covid-19). Assim, o objeto de pesquisa envolve as práticas educativas eugênicas e higienistas instituídas pelo Estado, no movimento da bio-necropolítica. Temos como problema: De que modo a biopolítica se traduziu na educação escolar em tempos de pandemia Covid-19 e quais suas relações com o higienismo do século XX? A fim de responder ao problema de pesquisa, adotamos como metodologia as pesquisas bibliográfica, documental e estudo de caso com abordagem qualitativa. Por meio de leitura de livros, artigos, dissertações e teses em formato digital e impresso, investigamos como se constituiu a educação escolar, notadamente no século XX e no período da pandemia (XXI). Desse modo, investigar a atuação da biopolítica e medicalização na História da Educação perpassada pelo higienismo e a pandemia, tornou-se necessário para compreender a visão de homem e sociedade que permeia a formação infantil e de professores na época e sua repercussão na atualidade. Utilizaram-se fontes históricas tais como decretos educacionais (1925-1930), Revista de Ensino (1930), Jornal de Alagoas (1939), Craveiro Costa (1930, 1931), obras como A criança problema e Saúde do espírito: higiene mental de Arthur Ramos (1939). Para a discussão, apoiamo-nos em Michel Foucault (1985, 1994, 1996, 1999, 2002). Entre algumas obras, estão: Arqueologia do saber (1987), Microfísica do poder (1985), Ordem do discurso (1996), Em defesa da sociedade (2010). nas categorias Os anormais (2001), O nascimento da clínica (1994), Nascimento da biopolítica (2008), Em defesa da sociedade (1996). Tivemos como categoria de análise: biopolítica, relações de poder, medicalização e governamentalidade. No campo da historiografia, utiliza-se a perspectiva da Escola dos Analles, sobretudo, a Nova História Cultural, por compreender que é função do historiador também pesquisar e recuperar histórias e personagens tidos como invisíveis; assim, não há uma única História, mas histórias que são silenciadas e negadas. Constata-se que a bio-necropolítica se traduziu no controle do corpo e da vida da poplação em contexto pandêmico e gerou políticas de exclusão de estudantes da rede pública, constituindo-se na continuação da política higienista no contexto do século XXI. |
Abstract: | This thesis has as its object of study the relations of knowledge and power over childhood through bio-necropolitics at the beginning of the 20th and 21st centuries. Escola Nova, hygienism by Arthur Ramos, Biosafety Protocols and a case study, as we understand that these provide evidence that goes beyond mere theories or preventive actions applied to education. Bearing in mind that Arthur Ramos was involved in the hygienist movement and was close to the new school Anísio Teixeira when he was invited to work at the Orthophrenia and Mental Hygiene Service (SOHM). According to Cardoso (2017) and Martins (2014), there were traces of educational reform and hygiene in Alagoas. We will be based on studies by Santos (2018) that involve Arthur Ramos' connection to the Escola Nova curriculum in Alagoas lands. However, there are no studies on Arthur Ramos' hygiene as a biopolitical strategy in school education, as well as its repercussions over time, or a new guise in the context of the Covid-19 pandemic, establishing a neohygienism. We had as main objective: to treat the educational proposal as a means of production of subjectivities, in particular, the New School, characterizing an infantile governmentality in the analyzed knowledge and discourses; discuss medical intervention in the educational field, as a biopolitical strategy, with regard to the concept and treatment given to childhood, above all, the performance of the Alagoan doctor Arthur Ramos at Escola Nova and analyze the speeches through control mechanisms that permeate power and its effects; analyze discipline and its operating mechanisms in conduct control processes; and finally, to investigate the practices of biopower in the constitution of a neoliberal governmentality of childhood, especially in Alagoas, in the 20th century (in the years 1930-1940) and the pandemic context of the 21st century (in the years 2020-2021). Because, probably, throughout the history of education, a neoliberal governmentality of childhood was constituted, articulated with medical-school knowledge, and which has been reconfigured in official discourses on education in times of pandemic (Covid-19). Thus, the research object involves the eugenic and hygienist educational practices instituted by the State, in the movement of (bio)necropolitics. Thus, we have as a problem: “How has biopolitics been translated into school education in times of the Covid-19 pandemic and what are its relations with 20th-century hygiene?”. In order to answer the research problem, we adopted as a methodology the bibliographical, documentary and case study research with a qualitative approach. We carried out investigations through readings of books, articles, dissertations and theses in digital and printed format about how school education was constituted, specifically in the 20th century and in the period of the pandemic (21st). Thus, investigating the performance of biopolitics and medicalization in the History of Education permeated by Hygienism and the pandemic, it became necessary to understand the vision of man and society that permeates child and teacher training at the time and its repercussions today. Historical sources were used, such as educational decrees (1925-1930), Revista de Ensino (1930), Jornal de Alagoas (1939), Craveiro Costa (1930, 1931), works such as The Child Problem and Saúde do Espírito: Arthur Ramos (1939). For the discussion, we rely on Michel Foucault (1985, 1994, 1996, 1999, 2002), among some works are: Archeology of Knowledge (1987), Microphysics of Power (1985), Order of Discourse (1996), In Defense of Society (2010). in the categories Abnormals (2001), The Birth of the Clinic (1994), Birth of Biopolitics (2008), In Defense of Society (1996). We had as analysis category: biopolitics, power relations, medicalization and governmentality. In the field of historiography, the perspective of the Escola dos Analles is used, above all, the New Cultural History, because it understands that it is the historian's function to also research and recover stories and characters considered invisible; thus, there is not a single History, but stories that are silenced and denied. It appears that (bio)necropolitics translated into control of the body and life of the population in a pandemic context and generated policies to exclude students from the public network, constituting the continuation of the hygienist policy in the context of the 21st century. |
Palavras-chave: | Ramos, Arthur (1903-1949) Higienismo Meicalização da educação Biopolítica Covid-19, Pandemia de, 2020 Biopolitics Hygiene Medicalization of education Covid-19 pandemic |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SANTOS, Fernanda Lays da Silva. Biopolítica, medicalização e pandemia da Covid-19: saberes, discursos e poderes sobre as infâncias na educação brasileira nos séculos 20 e 21. 2023. 159 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12025 |
Data do documento: | 17-abr-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Biopolítica, medicalização e pandemia da Covid-19_saberes, discursos e poderes sobre as infâncias na educação brasileira nos séculos 20 e 21.pdf | 2.97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.