00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Gestão democrática na implementação do regime especial de atividades escolares não presenciais (REAENP) em Maceió - Alagoas: análise de documentos oficiais
Título(s) alternativo(s): Democracy in the implementation of the special regime for non-present school activities (REAENP) in Maceió - Alagoas: analysis of official documents
Autor(es): Andrade, Felipe Rodrigues de
Primeiro Orientador: Lira, Jailton de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Givanildo da
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Mônica Ribeiro da
Resumo: As mudanças proporcionadas pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação exigem uma constante evolução da sociedade, incluindo a educação. Adicionalmente, a pandemia decorrida do vírus Sars-Cov-2, causador da doença Covid-19, promoveu um repensar da escola como instituição de ensino, uma vez que as aulas presenciais foram suspensas. Nesse contexto, o estado de Alagoas adotou a política educacional Regime Especial de Atividades Escolares Não Presenciais, como uma resposta à pandemia, que permitiu a substituição de aulas presenciais por aulas não presenciais, com adoção de nova estrutura curricular. A partir do estudo realizado, utilizando a metodologia Análise de Conteúdo para estudar documentos relacionados a esta política educacional, como as Portarias Seduc nº 4.904/2020 Seduc nº 7.651/2020, que instituem o Regime Especial de Atividades Escolares Não Presencias e tendo como referencial teórico autores como Pierre Dardot, Christian Laval e Wendy Brown na compreensão do neoliberalismo, Heloísa Lück, Victor Paro e Demerval Saviani no entendimento da gestão democrática e Pierre Lévy e Edméa Santos na discussão sobre tecnologias digitais e cibercultura, conclui-se que as desigualdades foram aprofundadas pela pandemia e pela política educacional estudada, pois esta não buscou a disseminação de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação entre seus estudantes ou a utilização de estratégias da gestão participativa para integrar a comunidade escolar nas decisões tomadas envolvendo a educação durante o isolamento social. Dessa maneira, o Regime Especial de Atividades Escolares Não Presenciais é caracterizado como política educacional de perfil gerencial, promovendo: competição exacerbada entre estudantes e entre educadores; responsabilização individual; rompimento da coletividade em prol de uma colaboração capitalista; foco em avaliações em larga escala, em especial o Exame Nacional do Ensino Médio, por meio do Foca no Enem; apagamento de órgãos colegiados, como grêmios estudantis; visão de mundo voltada para a produtividade. Ainda, a Secretaria de Estado de Educação de Alagoas centralizou as decisões que dizem respeito à educação em seu corpo tecnoburocrático, não permitindo que outros sujeitos tivessem papel importante nos rumos do Regime Especial de Atividades Escolares Não Presenciais, seja em sua criação, seja em sua implementação, havendo abertura significativa apenas para a influência de instituições privadas, como o Instituto Natura, que representa interesses burgueses e não da própria comunidade escolar. Portanto, a gestão democrática foi coibida durante a pandemia de Covid-19 na rede de ensino estadual de Alagoas.
Abstract: The changes provided by the Digital Information and Communication Technologies require a constant evolution of society, including education. Additionally, the pandemic resulting from the Sars-Cov-2 virus, which causes the Covid-19 disease, promoted a rethinking of the school as an educational institution, since face-to-face classes were suspended. In this context, the state of Alagoas adopted the educational policy Special Regime of Non-Presential School Activities, as a response to the pandemicm, which allowed the substitution of in-person classes with non-in-person classes, with the adoption of a new curricular structure. From the study carried out, using the Content Analysis methodology to study documents related to this educational policy, such as Ordinances Seduc nº 4.904/2020 and Seduc nº 7.651/2020, which establish the Special Regime of Non-Presential School Activities and drawing on theoretical references such as Pierre Dardot, Christian Laval, and Wendy Brown for understanding neoliberalism, Heloísa Lück, Victor Paro, and Demerval Saviani for understanding democratic management, and Pierre Lévy and Edméa Santos for the discussion on digital technologies and cyberculture, it is concluded that inequalities were magnified by the pandemic and by the educational policy studied, as this did not seek to disseminate Digital Information and Communication Technologies among its students or use participatory management strategies to integrate the school community into decisions made involving education during isolation Social. In this way, the Special Regime of Non-Presential School Activities is characterized as an educational policy with a managerial profile, promoting: exacerbated competition between students and between educators; individual accountability; disruption of collectivity in favor of capitalist collaboration; focus on large-scale assessments, especially the National High School Examination, through Focus on the Enem; deletion of collegiate bodies, such as student unions; productivityoriented worldview. Furthermore, the State Department of Education of Alagoas centralized decisions regarding education in its technobureaucratic body, not allowing other subjects to play an important role in the direction of the Special Regime of NonPresential School Activities, either in its creation or in its implementation, with significant openness only to the influence of private institutions, such as the Natura Institute, which represents bourgeois interests and not the school community itself. Therefore, democratic management was curbed during the Covid-19 pandemic in the state education network of Alagoas.
Palavras-chave: Educação
Gestão democrática
Política educacional
Regime especial de atividades não presenciais
Pandemia
Democratic management
REAENP
Educational policy
Pandemic
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ANDRADE, Felipe Rodrigues de. Gestão democrática na implementação do regime especial de atividades escolares não presenciais (REAENP) em Maceió - Alagoas: análise de documentos oficiais. 2023. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12024
Data do documento: 24-abr-2023
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