00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM Dissertações e Teses defendidas na UFAL - EENF
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Tipo: Dissertação
Título: O uso de jogos como estratégia de educação em saúde em oncologia: scoping review
Título(s) alternativo(s): The use of games as a health education strategy in oncology: scoping review
Autor(es): Cunha, Amanda Maria Silva da
Primeiro Orientador: Nagliate, Patrícia de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Alda Graciele Claudio dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Fumincelli, Laís
Resumo: A educação em saúde para pessoas em cuidados oncológicos apresenta-se como um componente essencial da assistência prestada a esse público. Considerando a emergência da utilização de recursos que favoreçam a integração e interação dos indivíduos nas práticas educativas, os jogos demonstram-se como uma opção viável para utilização. O objetivo deste trabalho foi mapear a literatura científica existente sobre o uso de jogos para a educação em saúde de pessoas em cuidados oncológicos. Trata-se de uma revisão de escopo baseado no método apresentado pelo Joanna Briggs Institute. Ao estabelecer o PCC (população, conceito, contexto) obteve-se a seguinte questão norteadora: quais as evidências científicas sobre o uso de jogos como uma estratégia de educação em saúde para pessoas em cuidados oncológicos? Os critérios de inclusão foram os estudos que atendessem aos objetivos propostos por essa pesquisa de desenho metodológico, quantitativo e/ou qualitativo, primários e/ou secundários do tipo: revisões sistemáticas, metanálises e/ou metassínteses, publicados em fontes indexadas e na literatura cinzenta. Ademais estes deveriam dispor de acesso aberto do tipo open acess ou com acesso pelo portal de periódicos CAPES via instituição de ensino superior, não havendo restrições quanto ao idioma e ano de publicação. As buscas finais foram realizadas entre março e junho de 2022 nas bases de dados: Epistemonikos, MedLine via PubMed, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) via Biblioteca Virtual em Saúde - BVS/Bireme, Scopus, Embase, Web Of Science, Cochrane Database of Systematic Review). Além disso, foram consultadas as fontes de literatura cinzenta: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Catálogo de Teses & Dissertações – CAPES e Google Scholar. Foram utilizados os descritores e palavras chave "games", "cancer" e "health education”, combinados entre si. A amostra final desta revisão foi composta por 54 estudos. Estes datam a partir do ano de 2001, com maior número de publicações nos anos de 2018 e 2019 (n=7 por ano), sendo majoritariamente realizados nos continentes americano (n=27) e europeu (n=13), com destaque para países como os Estados Unidos da América (n=22), Austrália e Brasil (n=5 em cada respectivamente). Os periódicos Games for Health Journal (n=5) e Journal of Medical Internet Research (n=3) foram os que apresentaram o maior número de publicações, sendo 78% (n=42) destas provenientes de fontes de dados primários. Estas foram majoritariamente realizadas com crianças (n=24) e adolescentes/jovens adultos (n=23). Foram citados 39 jogos e plataformas/programas baseados em jogos voltados para a educação em saúde de pessoas com câncer, sendo as versões do Re-Mission os mais citados entre eles. Apontando-se ainda a utilização de jogos recreacionais do Nintendo WiiTM para este fim. Entre estes apenas dois (My Wonderful Life e Shop Talk) constituíram-se como jogos de tabuleiro, sendo os demais caracterizados como tecnologias digitais de informação e comunicação. Diferentes mecânicas e elementos foram adotados a fim de atender aos diferentes grupos dessa população, destacando-se ainda que quatro jogos restringiram seu público alvo considerando o sexo dos usuários, sendo três destes voltados para usuários do sexo feminino e um para o sexo masculino. Estes foram utilizados para a educação em saúde durante o diagnóstico, tratamento, controle e cura, estando inseridos na abordagem de temas relevantes no campo como a adesão ao tratamento, autoeficácia para gerenciamento da doença, manejo de náuseas e vômitos, promoção da atividade física e mudanças de comportamentos de saúde e qualidade de vida. Concluiu-se que o uso de jogos constitui-se como uma estratégia favorável para a educação em saúde em oncologia, tendo sido apresentadas evidências científicas para sua utilização entre os diversos grupos de pacientes havendo possibilidades disponíveis para diferentes contextos clínicos e sociais. Indica-se que as pesquisas na área demonstram promissoras e acompanham as tendências no campo da saúde.
Abstract: Health education for people in cancer care is an essential component of the care provided to this public. Considering the emergence of the use of resources that favor the integration and interaction of individuals in educational practices, games are shown to be a viable option for use. The objective of this work was to map the existing scientific literature on the use of games for the health education of people in cancer care. This is a scoping review based on the method presented by the Joanna Briggs Institute. When establishing the PCC (population, concept, context) the following guiding question was asked: what is the scientific evidence on the use of games as a health education strategy for people undergoing cancer care?.The inclusion criteria were studies that met the objectives proposed by this methodological, quantitative and/or qualitative research, primary and/or secondary studies of the type: systematic reviews, meta-analyses and/or metasyntheses, published in indexed sources and in the gray literature. In addition, they should have open access or be available through the CAPES journal portal through university, with no restrictions on the language and year of publication. The final searches were conducted between March and June 2022 in the databases: Epistemonikos, MedLine via PubMed, Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS) via Virtual Health Library - VHL/Bireme, Scopus, Embase, Web Of Science and Cochrane Database of Systematic Reviews). In addition, the sources of gray literature were consulted: Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), Catalogue of Theses & Dissertations - CAPES and Google Scholar. The descriptors and keywords "games", "cancer" and "health education" combined with each other. The final sample of this review consisted of 54 studies. These date from 2001, with the highest number of publications in the years 2018 and 2019 (n=7 per year), being mostly carried out in the American (n=27) and European (n=13) continents, with emphasis on countries such as the United States of America (n=22), Australia and Brazil (n=5 in each respective).The journals Games for Health Journal (n=5) and Journal of Medical Internet Research (n=3) presented the highest number of publications, with 78% (n=42) of these from primary data sources. These were mostly performed with children (n=24) and adolescents/young adults (n=23). Were cited 39 games and platforms/programs based on games aimed at the health education of people with cancer, being the versions of Re-Mission the most cited among them. Also pointing out the use of recreational games of the Nintendo WiiTM for this purpose. Among these only two (My Wonderful Life and Shop Talk) constituted as board games, the others being characterized as digital information and communication technologies. Different mechanics and elements were adopted in order to meet the different groups of this population, also highlighting that four games restricted their target audience considering the sex of users, three of them aimed at female users and one for males. These were used for health education during diagnosis, treatment, control and cure, being inserted in the approach of relevant topics in the field such as adherence to treatment, self-efficacy for disease management, management of nausea and vomiting, promotion of physical activity and changes in health behaviors and quality of life. It was concluded that the use of games constitutes a favorable strategy for health education in oncology, and scientific evidence was presented for its use among the various groups of patients with possibilities available for different clinical and social contexts. It is indicated that research in the area shows promising and follows trends in the field of health.
Palavras-chave: Educação em saúde
Jogos e brinquedos
Oncologia
Promoção da saúde
Revisão
Play and playthings
Health education
Oncology
Health promotion
Review
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: CUNHA, Amanda Maria Silva da. O uso de jogos como estratégia de educação em saúde em oncologia: scoping review. 2023. 104 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12009
Data do documento: 26-out-2022
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