00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11993
Tipo: Dissertação
Título: Tecnologias digitais na educação híbrida e a mediação pedagógica: utilizando o método rotação por estações
Título(s) alternativo(s): Digital technologies in blended education and pedagogical mediation: using the method rotation by stations
Autor(es): Cardoso, Isis Nalba Albuquerque
Primeiro Orientador: Costa., Cleide Jane de Sá Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante
metadata.dc.contributor.referee2: Carvalho, Ana Beatriz Gomes Pimenta de
Resumo: Mediante as demandas de uma sociedade que conjectura a presença das Tecnologias Digitais (TD) em suas práticas sociais, incluindo nesta perspectiva o contexto educativo, a escola, de forma ampla, vem buscando considerar a possibilidade de integrar as TD em seus espaços educacionais e, assim, adaptar-se a essa atual realidade. Entendendo a escola como um espaço de formação de cidadãos e de profissionais, nota-se a necessidade de adequação das práticas pedagógicas, porquanto a escola prepara sujeitos para viver e atuar na sociedade. Por esse motivo, é imprescindível debruçar-se sobre fenômenos que envolvem a presença das TD em espaços educativos, o que inclui a investigação acerca da educação híbrida, tendo em vista que ela pressupõe a mescla entre o presencial e o online. Nesta conjuntura, outro ponto a ser observado é o papel do professor enquanto mediador, uma vez que trabalhar com TD na sala de aula tende a estabelecer um paralelo entre o conteúdo e a realidade de vida dos alunos, oportunizando um cenário de aprendizagem significativa. Dado este contexto, nesta pesquisa, analisamos o processo de mediação pedagógica na prática da educação híbrida em uma sala de aula do ensino básico utilizando o método rotação por estações. Partimos do seguinte questionamento: como ocorre a mediação pedagógica na prática da educação híbrida, na disciplina de Matemática, em uma sala de aula presencial do ensino básico utilizando o método rotação por estações? Na tentativa de responder a esse questionamento, levantamos a seguinte hipótese: para que a sala de aula híbrida evidencie o aluno como protagonista de seu conhecimento, o professor exerce papel primordial, ele é o mediador e colabora para a construção de um conhecimento significativo para o aluno. Sendo assim, o objetivo geral desse estudo foi analisar o processo de mediação pedagógica inserido em um contexto de prática da educação híbrida. Os objetivos específicos foram: identificar como as aulas são planejadas no contexto da sala de aula híbrida; examinar o Projeto Político Pedagógico da escola com o intuito de verificar se já existe uma inserção das TD em seu currículo; e investigar como ocorre a mediação pedagógica mediante a utilização das TD na sala de aula presencial. O lócus da pesquisa foi uma escola de educação básica, situada no município de Maceió. A abordagem metodológica que conduziu este estudo encontra-se no escopo da pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e, devido à característica da pesquisa, optamos pelo método estudo de caso, pois se trata de um estudo intensivo de um caso singular, no qual averiguamos um fenômeno contemporâneo sob a perspectiva de um sujeito. Os instrumentos para coleta de dados foram a entrevista semiestruturada com o professor e a observação dos planos de aula elaborados por ele, além da análise do Projeto Político Pedagógico da escola. Para averiguar os dados coletados, utilizamos a técnica de análise de conteúdo. A análise dos dados evidenciou o papel do professor enquanto mediador, tendo em vista que a prática da educação híbrida, por meio do método rotação por estações, amplia as possibilidades para a mediação pedagógica, considerando que ela acontece alicerçada na interação entre aluno-aluno e aluno e professor, objetivando a autonomia do aluno na construção de seu conhecimento.
Abstract: Through the demands of a society that conjecture the presence of Digital Technologies (DT) in its social practices, including in this perspective the educational context, the school, in a broad way, has been seeking to consider the possibility of integrating DT in its educational spaces and thus adapt to this current reality. Understanding the school as a space for the formation of citizens and professionals, it is noted the need to adapt pedagogical practices, because the school needs to prepare subjects to live and act in society. For this reason, it is essential to focus on phenomena that address the presence of DT in educational spaces, and blended education is one of them, since it presupposes the blending of face-to-face and online. At this context, another point to be observed is the role of the teacher as a mediator, since working with DT in the classroom tends to establish a parallel between the content and the reality of students' lives, providing an opportunity for a meaningful learning scenario. Given this context, in this research we analyze the process of pedagogical mediation in the practice of blended education in a basic education classroom using the rotation by stations method. We start from the question: how does pedagogical mediation occur in the practice of blended education, in the discipline of mathematics, in a classroom of basic education using the rotation by stations method? In an attempt to answer this question, we list the hypothesis: in order for the blended classroom to show the student as the protagonist of his or her knowledge, the teacher plays a primordial role, he or she is the mediator and collaborates in the construction of a significant knowledge for the student. Thus, the general objective of this study was to analyze the pedagogical mediation process inserted in a context of blended education practice. The specific objectives were: to identify how the classes are planned in the context of the blended classroom; to examine the school's Pedagogical Political Project in order to verify if there is already an insertion of the DT in its curriculum and to investigate how pedagogical mediation occurs through the use of the DT in the classroom. The research locus was a basic education school, located in Maceió. The methodological approach that conducted this study is found in the broad scope of the qualitative research, of a descriptive character and, due to the characteristic of the research, we opted for the case study method, because it is an intensive study of a singular case, in which we investigate a contemporary phenomenon from the perspective of a subject. The instruments for data collection were the semi-structured interview with the teacher and the observation of the lesson plans, elaborated by the teacher, and the school's Pedagogical Political Project. To ascertain the data collected, we used the technique of content analysis. The analysis of the data highlighted the role of the teacher as mediator, considering that the practice of blended education, through the method rotation by stations, expands the possibilities for pedagogical mediation, considering that it happens based on the interaction between student-student and student and teacher, aiming at the student's autonomy in the construction of their knowledge.
Palavras-chave: Educação híbrida
Tecnologias Digitais
Método rotação por estações
Mediação pedagógica
Blended education
Digital Technologie
Method rotation by stations
Pedagogical mediation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: CARDOSO, Isis Nalba Albuquerque. Tecnologias digitais na educação híbrida e a mediação pedagógica: utilizando o método rotação por estações. 2023. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11993
Data do documento: 29-jan-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.