00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO- IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11992
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pimentel, Bruno Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5575405279834457pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Amorim, Lucas Benevides Viana de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2470781099632240pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Evandro de Barros-
dc.contributor.referee2Lopes, Roberta Vilhena Vieira-
dc.creatorSantos, Edvonaldo Horácio dos-
dc.date.accessioned2023-08-14T22:00:07Z-
dc.date.available2023-08-14-
dc.date.available2023-08-14T22:00:07Z-
dc.date.issued2021-01-20-
dc.identifier.citationSANTOS, Edvonaldo Horácio dos. Impacto de fatores socioeconômicos na nota do ENADE: uma investigação usando métodos de Aprendizagem de Máquina. 2023. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação)- Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11992-
dc.description.abstractThe Enade is a test administered annually to quali_ed graduates. Integrating Sineas, it allows, together with the institutional evaluation and the evaluation of undergraduate courses, to measure the quality of courses in the country. The results can be consulted at Inep's website and allow an analysis through the use of Machine Learning and Data Science techniques. The purpose of this work is to investigate which socioeconomic factors a_ect Enade's overall score. Three regression algorithms are used: Decision Tree, Random Forest and Lasso. For the study, the data are separated into two sets: the _rst set is formed only by students from the state of Alagoas; while the second refers to the other states of the federation (excluding those of the _rst). The following socioeconomic factors had a high inuence on the overall test score for the two datasets and the three algorithms: academic scholarship during graduation (monitoring, PIBICs, PIBITs and the like), source of funding for tuition (in case the course is not free) and the total household income. The individual's color, the type of secondary education performed by the student and the number of hours of study per week also stood out. In addition, the analyzes through the distribution graphs showed important distinctions when compared in relation to the same socioeconomic data and also taking into account which set it belongs: the arithmetic mean of students with academic scholarship during graduation was higher than those who did not have handbag; students taking a free course or with full funding from ProUni had a higher arithmetic mean than in the other cases; and students with higher gross incomes had a higher average than those with lower purchasing power.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso Engenharia da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizado computacionalpt_BR
dc.subjectExame Nacional de Desempenho dos Estudantespt_BR
dc.subjectFatores socioeconômicospt_BR
dc.subjectAlgoritmos de regressãopt_BR
dc.subjectComputer learningpt_BR
dc.subjectNational Performance Examination of Studentspt_BR
dc.subjectSocioeconomic factorspt_BR
dc.subjectRegression algorithmspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleImpacto de fatores socioeconômicos na nota do ENADE: uma investigação usando métodos de aprendizagem de máquinapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO Enade e um teste aplicado anualmente em graduandos habilitados. Integrando o Sineas, permite, junto com a avaliação institucional e a avaliação de cursos da graduação, medir a qualidade dos cursos no país. Os resultados podem ser consultados no site do Inep e permitem uma análise por meio do uso de técnicas de Aprendizagem de Maquina e Ciência de Dados. A proposta deste trabalho é investigar quais fatores socioeconômicos afetam a nota geral do Enade. São utilizados três algoritmos de regressão: Arvore de Decisão, Floresta Aleatória e Lasso. Para o estudo os dados são separados em dois conjuntos: o primeiro conjunto é formado apenas pelos alunos do estado de Alagoas; enquanto que o segundo é referente aos dos demais estados da federação (excluindo-se os do primeiro). Apresentaram alta influência na nota geral da prova para os dois conjuntos de dados e os três algoritmos os seguintes fatores socioeconômicos: bolsa acadêmica durante a graduação (monitoria, PIBICs, PIBITs e análogos), fonte de financiamento para mensalidade (no caso do curso não ser gratuito) e a renda total familiar. Também se sobressaram a cor do indivíduo, a modalidade do ensino médio realizada pelo aluno e o número de horas de estudo por semana. Além disso, as análises por meio dos gráficos de distribuição mostraram distinções importantes quando comparados em relação ao mesmo dado socioeconômico e também levando em conta a qual conjunto pertence: a media aritmética dos alunos com bolsa acadêmica durante a graduação foi maior que daqueles que não tiveram bolsa; os estudantes de curso gratuito ou com financiamento total pelo ProUni apresentaram media aritmética maior que nos outros casos; e os estudantes com maiores rendas brutas tiveram uma media maior que aqueles que possuem menor poder aquisitivo.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO- IC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.