00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: O trabalho remoto dos professores de ciências em tempos de pandemia
Autor(es): Oliveira, Érica da Silva de
Primeiro Orientador: Gama, Carolina Nozella
metadata.dc.contributor.referee1: Albuquerque, Tereza Cristina Cavalcanti de
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Silvana Paulina de
Resumo: Com o avanço do novo coronavírus Sars-Cov-2, a sociedade foi colocada em alerta e medidas de distanciamento social foram adotadas, exigindo mais uma vez que a escola, de maneira geral, desenvolva meios para se adequar à nova realidade existente, de modo que não se tenha uma diminuição do vínculo entre a escola, os discentes e as famílias. Nesse contexto, medidas foram tomadas e o ensino remoto foi colocado como uma alternativa de viabilização da prática pedagógica. O presente trabalho surgiu do questionamento sobre como se desenvolveu o trabalho remoto dos professores de ciências de uma escola de Ensino Fundamental – Anos finais, de uma rede pública de ensino, nesse período de distanciamento social, advindo da pandemia do novo coronavírus Sars-Cov-2. Assim, objetivamos analisar o desenvolvimento do trabalho realizado pelo professor de Ciências de maneira remota, no contexto de Pandemia da Covid-19, considerando os objetivos do ensino de ciências e o suporte recebido pelos docentes para a adequação urgente a esse formato de ensino. Discorremos sobre o papel da educação e do ensino no processo de humanização dos indivíduos, explicitado pela Pedagogia Histórico- Crítica, e refletiremos sobre os objetivos do ensino de ciências, com sua história e composição nos currículos escolares e suas diferentes finalidades e formas de tratamento ao longo da história. Nessa perspectiva traremos algumas reflexões sobre o trabalho remoto e o ensino remoto, com suas implicações no campo educacional, considerando os processos de ensino e aprendizagem. Nessa realidade então, será trazido também um olhar sobre as condições objetivas nas quais se debruçou a educação nos tempos de pandemia, demonstrando as dificuldades para concretização desse processo e sucesso sobre o mesmo, que no geral, não surgiram com a pandemia, apenas foram acentuadas diante de um quadro que já existia. A pesquisa do tipo qualitativa, baseou-se em Creswell (2007), com uma abordagem exploratória reforçada em Piovesan e Temporini (1995). Nossa pesquisa foi realizada com professores de ciências de uma escola de Ensino Fundamental - Anos finais e o instrumento de construção dos dados foi a Entrevista. A análise da entrevista foi baseada no estudo de conteúdo de Bardin (1977). Os resultados obtidos demonstraram as condições objetivas limitadas nas quais a educação estava, para realização do trabalho e ensino remoto. Situação na qual já existia e que se acentuou com a pandemia. Demonstrou também que, o que se esperava sobre o desenvolvimento do ensino remoto, que era manter o vínculo entre os estudantes e a escola e a manuntenção e desenvolvimento da aprendizagem, não foi alcançado, pois os dados demonstraram que, na percepção dos professores, houve pouca adesão e continuidade da participação dos estudantes nas atividades letivas não presenciais. Outra situação demonstrada foi sobre as dificuldades de acesso e uso das ferramentas digitais, demonstrando a falta de preparo docente e discente para utilização de novas tecnologias. E ainda a dificuldade de suporte aos professores, para que eles pudessem acompanhar o desenvolvimento dos processos de ensino aprendizagem mais domínio, principalmente nesse período de pandemia. Espera-se que o presente trabalho contribua para reflexão da luta ideológica contra as ideologias capitalistas que controlam a formação das nossas crianças e jovens, que já têm seus direitos a assistência negados e que muito se insiste em negar os direitos a educação. Com base nisso, diante da relevância desse tema e dos resultados encontrados com a pesquisa foi produzido um artigo científico como Produto Educacional, a fim de instigar reflexões sobre o ensino e motivar a luta por melhores condições estruturais para a manutenção do trabalho docente.
Abstract: With the advance of the new Sars-Cov-2 coronavirus, society was put on alert and social distancing measures were adopted, once again demanding that the school, in general, develop means to adapt to the new existing reality, so as to that there is not a decrease in the bond between the school, the students and the families. In this context, measures were taken and remote teaching was placed as an alternative to make the pedagogical practice viable. The present work arose from the questioning of how the remote work of science teachers from an Elementary School - Final Years, from a public school network, in this period of social distance, resulting from the pandemic of the new coronavirus Sars-Cov- two. Thus, we aim to analyze the development of the work carried out by the science teacher remotely, in the context of the Covid-19 pandemic, considering the objectives of science teaching and the support received by teachers for the urgent adaptation to this teaching format. We discuss the role of education and teaching in the process of humanization of individuals, explained by Historical-Critical Pedagogy, and we will reflect on the objectives of science teaching, with its history and composition in school curricula and its different purposes and forms of treatment to the throughout history. In this perspective, we will bring some reflections on remote work and remote teaching, with its implications in the educational field, considering the teaching and learning processes. In this reality, then, a look at the objective conditions in which education was focused on in times of pandemic will also be brought, demonstrating the difficulties in implementing this process and success over it, which, in general, did not arise with the pandemic, but were only accentuated in front of a picture that already existed. Qualitative research was based on Creswell (2007), with an exploratory approach reinforced by Piovesan and Temporini (1995). Our research was carried out with science teachers from an Elementary School - Final Years and the data construction instrument was the Interview. The analysis of the interview was based on Bardin's (1977) content study. The results obtained demonstrated the limited objective conditions in which education was, for carrying out work and remote teaching. A situation in which it already existed and which was accentuated with the pandemic. It also demonstrated that what was expected about the development of remote teaching, which was to maintain the link between students and the school and the maintenance and development of learning, was not achieved, since the data showed that, in the perception of teachers, there was little adherence and continuity of student participation in non-face-to-face teaching activities. Another situation demonstrated was about the difficulties of accessing and using digital tools, demonstrating the lack of teacher and student preparation for the use of new technologies. And also the difficulty of supporting teachers, so that they could follow the development of teaching and learning processes more mastery, especially in this pandemic period. It is hoped that the present work will contribute to the reflection of the ideological struggle against the capitalist ideologies that control the formation of our children and young people, who already have their rights to assistance denied and that much insists on denying their rights to education. Based on this, given the relevance of this theme and the results found with the research, a scientific article was produced as an Educational Product, in order to instigate reflections on teaching and motivate the struggle for better structural conditions for the maintenance of teaching work.
Palavras-chave: Ensino remoto
Ciências - Estudo e ensino
Formação de professores
Remote teaching
Science - Study and teaching
Teacher training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: OLIVEIRA, Érica da Silva de. O trabalho remoto dos professores de ciências em tempos de pandemia. 2023. 199f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e da Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11991
Data do documento: 30-out-2022
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