Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11983
Tipo: | Dissertação |
Título: | Residência de enfermagem em neonatologia: sob o olhar do preceptor e do residente |
Título(s) alternativo(s): | Nursing residence in neonatology: under the perspective of the preceptor and the resident |
Autor(es): | Almeida, Priscila Silva Leite de |
Primeiro Orientador: | Medeiros, Mércia Lamenha |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Silva, Lenilda Austrilino |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lima, Lucy Vieira da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Bernardo, Thaís Honório Lins |
Resumo: | A formação na área de saúde tem como meta empreender um trabalho qualificado e de excelência. Esse é o objetivo do programa de residência de Enfermagem em neonatologia o aprimoramento na assistência ao neonato e sua família, integrando e interagindo toda a equipe, em uma proposta de educação contínua e sistemática. Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso - TACC do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, é constituído por duas partes: a primeira, é composta por um artigo científico e a segunda, por dois produtos técnicos educacionais. O TACC: “Residência de Enfermagem em neonatologia: sob o olhar do enfermeiro e do residente”, teve como objetivo principal analisar o olhar do enfermeiro-preceptor e do residente quanto ao programa de residência de Enfermagem em neonatologia de uma maternidade pública de ensino. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, com característica exploratória. A análise foi realizada considerando as orientações produzidas a partir dos discursos dos participantes através das categorias: Competências do preceptor; Potencialidades na preceptoria; Desafios na preceptoria e Desafios em tempos de pandemia. Assim, foi produzido um artigo científico, com título: “Residência de Enfermagem em neonatologia: sob o olhar do enfermeiro e do residente”, exato ao da pesquisa. E como produtos educacionais: produto 1: material didático, tipo mídias digitais para serem disponibilizados via internet, em plataformas e disponibilizados gratuitamente e produto 2: criação do núcleo de desenvolvimento estruturante de apoio na residência de Enfermagem em neonatologia. Esperamos, com esse trabalho, poder contribuir com o ensino na preceptoria do programa de Residência de Enfermagem em neonatologia de uma maternidade pública, desenvolvida nesses serviços de saúde, e colaborar com a integração ensino, serviço e comunidade. |
Abstract: | The goal of training in the health area is to undertake qualified and excellent work. This is the objective of the nursing residency program in neonatology to improve care for newborns and their families, integrating and interacting with the entire team, in a proposal for continuous and systematic education. This Course Completion Academic Work - TACC of the Professional Master's Degree in Health Teaching at the Faculty of Medicine of the Federal University of Alagoas, is made up of two parts: the first is composed of a scientific article and the second, of two educational technical products . The TACC: “Nursing Residency in Neonatology: from the point of view of the nurse and the resident”, had as its main objective to analyze the view of the nurse-preceptor and the resident regarding the Nursing Residency Program in Neonatology at a public teaching maternity hospital. This is a descriptive study with a qualitative approach, of the case study type, with an exploratory characteristic. The analysis was carried out considering the guidelines produced from the participants' speeches through the categories: Preceptor's competences; Potentialities in preceptorship; Challenges in preceptorship and Challenges in times of pandemic. Thus, a scientific article was produced, with the title: “Nursing Residency in Neonatology: from the perspective of the nurse and the resident”, exact to the research. And as educational products: product 1: didactic material, like digital media to be made available via the internet, on platforms and made available free of charge and product 2: creation of the structuring development core to support nursing residency in neonatology. We hope, with this work, to be able to contribute to teaching in the preceptorship of the Nursing Residency program in neonatology at a public maternity hospital, developed in these health services, and to collaborate with the integration of teaching, service and community. |
Palavras-chave: | Educação em saúde Residência em enfermagem Enfermagem neonatal Enfermeiro – Preceptor Neonatology Neonatal nursing Nursing education Health education Teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde |
Citação: | ALMEIDA, Priscila Silva Leite de. Residência de enfermagem em neonatologia: sob o olhar do preceptor e do residente. 2023. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11983 |
Data do documento: | 1-dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Residência de enfermagem em neonatologia_sob o olhar do preceptor e do residente.pdf | 1.73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.