00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
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Tipo: Dissertação
Título: Práticas integrativas e complementares nas residências em saúde no hospital universitário
Título(s) alternativo(s): Integrative and complementary practices in health residencies at the university hospital
Autor(es): Pereira, Jullianna Meirelles do Nascimento Silva
Primeiro Orientador: Sampaio, Josineide Francisco
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Correia, Divanise Suruagy
metadata.dc.contributor.advisor-co2: Vieira, Maria de Lourdes Fonseca
metadata.dc.contributor.referee1: Azevedo, Cristina Camelo
metadata.dc.contributor.referee2: Fonseca, Kristiana Cerqueira Mousinho
Resumo: Práticas Integrativas e Complementares (PICS) é a designação que o Ministério da Saúde (MS) deu ao que a literatura científica internacional tem chamado de Medicinas Alternativas e Complementares. As PICS podem ser vistas como importante estratégia de assistência à saúde, especialmente por considerarem a pessoa em sua integralidade, diferenciando-se do modelo biomédico. Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) consta de um artigo científico e um produto, oriundo de pesquisa de campo com os residentes do segundo ano (R2) matriculados na Residência Médica em Clínica Médica e na Residência Multiprofissional em Saúde na Área do Adulto e Idoso do hospital universitário do estado de Alagoas, pois tendo cursado mais de um ano da residência no hospital, atuado em alguns cenários, poderiam ter vivenciado as PICS na residência. No acompanhamento dos residentes em saúde durante a preceptoria no hospital universitário, observou-se o desconhecimento sobre as PICS entre os estudantes e profissionais da saúde, o que interferem no cuidado de saúde, autocuidado e na oferta aos usuários do serviço. A pesquisa teve como objetivo geral avaliar a aplicabilidade das PICS entre os residentes do segundo ano de um hospital universitário em Alagoas. Trata-se de um estudo de caráter exploratório-descritivo com abordagem qualitativa realizado no ano de 2021, utilizando-se da entrevista como técnica de coleta de dados e com os dados sendo observados através da análise de conteúdo. Obteve-se como resultados três categorias: saberes em relação às PICS; vivências com as PICS e indicação das PICS durante a pandemia de COVID-19. Observou-se pouco ou nenhum conhecimento entre os residentes acerca do tema estudado; os participantes trouxeram reflexões sobre a necessidade de aquisição de mais conhecimentos sobre as PICS, percebendo e identificando os usos destas em suas vidas durante a pandemia de COVID-19. É clara a necessidade da aquisição de experiência e conhecimento das PICS no ensino na saúde e da importância desse tema para a equipe multiprofissional. O hospital estudado oferece algumas PICS, como acupuntura, auriculoterapia, meditação, massoterapia, ventosa e terapia floral no ambulatório; apesar do tema não ser abordado nos programas de residência em saúde como conteúdo obrigatório, mas em algumas disciplinas e cenários de atuação dos residentes possibilitaram uma vivência prática. O estudo contribuiu no âmbito da prática profissional, através do diálogo sobre as PICS buscando estimular a busca de seu conhecimento e implementação no ensino das residências em saúde, na assistência ao usuário dos serviços de saúde. A partir destes resultados foi realizada como produto uma oficina de Práticas Integrativas e Complementares com os residentes do primeiro e segundo ano, objetivando o cuidado integral e humanizado no hospital universitário, estimular o uso das PICS nas residências em saúde no contexto hospitalar e a reflexão sobre o tema, compartilhando conhecimentos. O estudo permitiu atingir os propósitos do Mestrado Profissional, demonstrando a oportunidade de divulgar as PICS na prática profissional educativa e do trabalho desenvolvido no hospital.
Abstract: Integrative and Complementary Practices is the name given by the Ministry of Health to what has been called Alternative and Complementary Medicines in the international scientific literature. PICS can be seen as an important health care strategy, especially as they consider the person as a whole, different from the biomedical model. This Course Completion Academic Work consists of a scientific article and a product, derived from a field research with second-year residents enrolled in the Medical Residency in Internal Medicine and in the Multiprofessional Residency in Health in the Area of Adult and Elderly from the university hospital in the state of Alagoas, as having completed more than a year of residency at the hospital, working in some scenarios and could have experienced PICS at home, as in the monitoring of health residents during the preceptorship at the university hospital, there was a lack of knowledge about PICS among students and health professionals, which interfere in health care, self-care, as well as in the offer to users of the service. In this context, the research has the general objective of evaluating the applicability of PICS among second-year residents of a university hospital in Alagoas. This is an exploratory-descriptive study with a qualitative approach carried out in 2021, which used the interview as a data collection technique. Content analysis according to Malheiros' methodology, with the composition of three categories: knowledge in relation to PICS; experiences with PICS and PICS during the COVID-19 pandemic. From the analysis, the lack of knowledge of some residents regarding the topic is noticeable, the participants reflect on the need for better and greater knowledge about PICS, perceive and identify the need for PICS for their lives during the COVID pandemic -19. There is a clear need to acquire experience and knowledge of PICS in health education and the importance of this topic for the multidisciplinary team. The hospital studied offers some PICS, such as acupuncture, auriculotherapy, meditation, massage therapy, cupping and floral therapy in the outpatient clinic, although the topic is not addressed in the residency programs in health as a mandatory content, but in some disciplines and scenarios of action of the residents made it possible to a practical experience. The study contributed in the scope of professional practice, through the dialogue about the PICS, seeking to stimulate the search for more knowledge and their implementation in the teaching of health residencies and, consequently, in the assistance to the user of health services. Based on these results, a workshop on Integrative and Complementary Practices for integral and humanized care was carried out at the university hospital, to stimulate PICS in health residencies in the hospital context with residents of the first and second year, with the intention of promoting a reflection on the research topic and share knowledge. In addition, it made it possible to achieve the purposes of the Professional Master's, demonstrating an opportunity to share knowledge about PICS in educational professional practice and to disseminate the work developed at the hospital on PICS.
Palavras-chave: Práticas integrativas e complementares
Residência em saúde
Prática profissional
Complementary therapies
Education
Professional qualification
Workshop
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
Citação: PEREIRA, Jullianna Meirelles do Nascimento Silva. Práticas integrativas e complementares nas residências em saúde no hospital universitário. 2023. 69 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11981
Data do documento: 24-out-2022
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