Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11978
Tipo: | Dissertação |
Título: | Oficinas como estratégia de ensino do método canguru em um projeto de extensão universitária |
Título(s) alternativo(s): | Workshops as a teaching strategy of the kangaroo method in an university extension project |
Autor(es): | Vale, Rafaela Costa Russo do |
Primeiro Orientador: | Aragaki, Sérgio Seiji |
metadata.dc.contributor.referee1: | Brigagão, Jacqueline Isaac Machado |
metadata.dc.contributor.referee2: | Vilela, Rosana Quintella Brandão |
Resumo: | Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso do Mestrado Profissional de Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas é composto por um artigo, decorrente da pesquisa de mesmo título “Oficinas como estratégia de ensino do Método Canguru em um projeto de extensão universitária” e três produtos educacionais. A pesquisa tem como objetivo principal conhecer como oficinas podem contribuir para o ensino-aprendizagem sobre o Método Canguru (MC), a partir do discurso de discentes de um projeto de extensão universitária. Para o alcance desse objetivo foi desenvolvido um processo de construção, execução e avaliação de oficinas pedagógicas como proposta de ensino para o MC. Os encontros ocorreram de modo virtual e participaram quinze extensionistas dos cursos de Fisioterapia, Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. A partir da análise das informações foram construídas duas categorias analíticas: “Sentidos atribuídos ao Método Canguru e os aprendizados ocorridos durante as oficinas” e “Relevância no uso de oficinas pedagógicas no projeto de extensão”. Os três produtos técnicos educacionais são: o “Manual Técnico para realização de Oficinas do Método Canguru”, que objetiva orientar os caminhos para a realização das oficinas; o “Vídeo: Conhecendo uma Unidade Neonatal”, que aborda conceitos, classificação e esclarecimentos das ações praticadas em unidade neonatal; e o “Oficinas do Método Canguru: Relatório Técnico”, que descreve o planejamento, a execução, a avaliação e a validação da proposta de ensino do MC. Os resultados demonstraram que a proposta foi positiva e gerou contribuição para o ensino-aprendizagem do MC às participantes. Espera-se, que os materiais didáticos produzidos nesse trabalho, propicie embasamento teórico e prático em diferentes processos formativos de ensino na saúde, em especial no cuidado perinatal. |
Abstract: | This Academic Work Completing the Course of the Professional Master's Degree in Health Teaching at the Faculty of Medicine of the Federal University of Alagoas is composed of an article, resulting from the research of the same title “Workshops as a teaching strategy of the Kangaroo Method in a university extension project ” and three educational products. The main objective of the research is to know how workshops can contribute to teaching and learning about the Kangaroo Method (KM), based on the speech of students of a university extension project. In order to reach this objective, a process of construction, execution and evaluation of the pedagogical workshops was developed as a teaching proposal for the MC. The meetings took place virtually and fifteen extension workers from the Physiotherapy, Medicine, Nursing, Speech Therapy and Occupational Therapy courses participated. From the analysis of the information, two analytical categories were constructed: “Meanings attributed to knowledge about the Kangaroo Method” and “Relevance in the use of pedagogical workshops in the extension project”. The three educational technical products are: the “Technical Manual for conducting Kangaroo Method Workshops”, which aims to guide the paths for carrying out the workshops; the “Video: Knowing a Neonatal Unit”, which approaches concepts, classification and explanations of the actions practiced in a neonatal unit; and “Kangaroo Method Workshops: Technical Report”, which describes the planning, execution, evaluation and validation of the KM teaching proposal. The results showed that the proposal was positive and generated a contribution to the teaching and learning of the MC to the participants. It is expected that the didactic materials produced in this work provide a theoretical and practical foundation in different formative processes of teaching in health, especially in perinatal care. |
Palavras-chave: | Ciências da saúde – Estudo e ensino Método canguru Oficina pedagógica – Metodologia Aprendizagem Materiais de ensino Pedagogical workshops Teaching Learning Teaching materials Kangaroo-Mother care method |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde |
Citação: | VALE, Rafaela Costa Russo do. Oficinas como estratégia de ensino do método canguru em um projeto de extensão universitária. 2023. 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11978 |
Data do documento: | 20-dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Oficinas como estratégia de ensino do método canguru em um projeto de extensão universitária.pdf | 4.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.