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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11977
Tipo: | Dissertação |
Título: | Extensão universitária e o processo de curricularização: percepções dos discentes no contexto da formação em saúde |
Título(s) alternativo(s): | University extension and the curricularization process: perceptions of students in the context of health education |
Autor(es): | Santana, Débora de Cerqueira |
Primeiro Orientador: | Silva, Lenilda Austrilino |
metadata.dc.contributor.referee1: | Medeiros, Mércia Lamenha |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Diogo dos Santos |
Resumo: | A Extensão Universitária como um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político promove a interação transformadora entre a Universidade e outros setores da sociedade. Considerando a importância da Extensão no meio acadêmico, o Plano Nacional de Educação, por meio da Lei nº 13.005/2014, estabelece que as Instituições de Ensino Superior devem assegurar, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para a Graduação em Programas e Projetos de Extensão universitária. A obrigatoriedade da curricularização da Extensão surgiu da necessidade de efetivação do princípio constitucional da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa, Extensão. Tratando-se de uma temática inovadora e com discussões incipientes na realidade local, o estudo em questão assumiu a perspectiva de analisar as percepções de discentes da área da Saúde sobre o processo de curricularização da Extensão. A pesquisa qualitativa, de modalidade exploratória, foi realizada em uma Instituição de Ensino Superior Pública Estadual de Alagoas. Utilizou-se como procedimento metodológico para a coleta de dados a entrevista semiestruturada com os estudantes dos cursos de Graduação em Saúde, inseridos nos Projetos de Extensão da Universidade. Para a sistematização dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin, na modalidade temática. Os resultados indicaram que os estudantes percebiam que existia uma lacuna entre o que era dito e o que era praticado na Universidade sobre o processo de curricularização da Extensão. Evidenciou-se, também, que a desvalorização da Extensão ainda era algo presente no ambiente acadêmico e apontou a necessidade de discussões aprofundadas sobre a temática, envolvendo toda a comunidade acadêmica. Com base nos resultados apontados na investigação, o estudo apresentou como produto um vídeo educativo que tem como intuito contribuir com mais informação e disseminação das práticas extensionistas no contexto estudado. Conclui-se que o processo de curricularização da Extensão é complexo e desafiador, necessitando ser construído a partir de inúmeros reordenamentos pedagógicos e institucionais, com mecanismos que, coletivamente, favoreçam sua efetivação na Universidade. |
Abstract: | University Extension is an interdisciplinary, educational, cultural, scientific and political process that promotes transformative interaction between the university and other sectors of society. Considering the importance of extension in the academic environment, the National Education Plan, through Law nº 13.005/2014, establishes that Higher Education Institutions must ensure at least 10% of the total curricular credits required for graduation in programs and university extension projects. The mandatory nature of the extension curriculum emerged from the need to implement the constitutional principle of inseparability between teaching, research and extension. As this is an innovative theme with incipient discussions in the local reality, the study in question assumed the perspective of analyzing the perceptions of students in the health area about the extension curricularization process. The qualitative, exploratory research was carried out in a Public Higher Education Institution in Alagoas. As a methodological procedure for data collection, a semi-structured interview was used with students from undergraduate health courses, included in the University's extension projects. For the systematization of the data, the Bardin Content Analysis Technique was used, in the thematic modality. The results indicated that students perceived that there was a gap between what was said and what was practiced at the university about the curricularization process of the Extension. It also showed that the devaluation of extension is still something present in the academic environment and pointed out the need for in-depth discussions on the subject, involving the entire academic community. Considering the results pointed out in the investigation, the study presents as a product an educational video that aims to contribute with more information and dissemination of extensionist practices in the studied context. It concludes that the extension curriculum process is complex and executed, needing to be built from an extension of pedagogical extension, with mechanisms that collectively take effect, from its extension at the University. |
Palavras-chave: | Extensão universitária Ensino superior Curricularização da extensão University education University extension Curriculum |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde |
Citação: | SANTANA, Débora de Cerqueira. Extensão universitária e o processo de curricularização: percepções dos discentes no contexto da formação em saúde. 2023. 62 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11977 |
Data do documento: | 6-jan-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED |
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