Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11946
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ciências da natureza e suas tecnologias: o uso das metodologias ativas na construção de um minhocário e elaboração de uma sequência didática |
Título(s) alternativo(s): | Natural sciences and their technologies: the use of active methodologies in the construction of a worm farm and the elaboration of a didactic sequence |
Autor(es): | Trindade, Jeferson Lessa |
Primeiro Orientador: | Lima, Vitor Lopes de Abreu |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Valéria Rodrigues dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Sales, Amanda Maria Vieira Mendes |
Resumo: | As dificuldades de aprendizagem das Ciências da Natureza constituem um tema desafiante, onde as práticas pedagógicas tradicionais e descontextualizadas muito contribuem para a desmotivação dos estudantes. As atividades práticas contribuem de forma atraente e significativa para a eficácia no processo de ensino e aprendizagem em Ciências, estimulando a observação e a curiosidade, permitindo uma maior compreensão dos conteúdos e a melhoria na aprendizagem científica. Diante de todas essas problemáticas, a pergunta que esta pesquisa pretende responder é: Como a construção do Minhocário Didático feito através de materiais de reuso pode auxiliar no enfrentamento dos desafios elencados anteriormente? Sendo o objetivo dessa pesquisa investigar as aprendizagens adquiridas no Ensino de Ciências utilizando as Metodologias Ativas, através da construção do Minhocário Didático. A análise dos documentos curriculares como as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio DCNs (2013), a Base Nacional Comum Curricular BNCC (2018) para identificar as regulamentações sobre a atuação da prática docente frente à proposta da pesquisa, viabilizou a elaboração de uma sequência didática mediante a construção de um Minhocário Didático. O Estudo de Caso como método de pesquisa investigou 33 alunos do Ensino Médio. Os resultados mostraram que a utilização do Minhocário Didático em uma aula experimental, relacionando aos conteúdos de Química favoreceu a aprendizagem de conceitos relacionados às Ciências da Natureza. Portanto, as atividades práticas desenvolvidas, com o material construído, mostraram-se eficientes e dinâmicos, contribuindo para estimular os discentes e comunidade escolar para o saber científico. Além de contribuir com a interdisciplinaridade e o desenvolvimento da consciência socioambiental promovida por esta experiência. |
Abstract: | Learning difficulties in Natural Sciences constitute a challenging topic, where traditional and decontextualized pedagogical practices contribute greatly to the demotivation of students. The practical activities contribute in an attractive and significant way to the effectiveness of the teaching and learning process in Science, stimulating observation and curiosity, allowing a greater understanding of the contents and the improvement of scientific learning. Faced with all these problems, the question that this research intends to answer is: How can the construction of the Didactic Minhocário made through reuse materials help in facing the challenges listed above? The objective of this research is to investigate the learning acquired in Science Teaching using Active Methodologies, through the construction of the Didactic Minhocário. The analysis of curriculum documents such as the National Curriculum Guidelines for High School DCNs (2013), the National Common Curriculum Base BNCC (2018) to identify the regulations on the performance of teaching practice in the face of the research proposal, made it possible to develop a sequence teaching through the construction of a Didactic Minhocário. The Case Study as a research method investigated 33 high school students. The results showed that the use of the Didactic Minhocário in an experimental class, relating it to the contents of Chemistry, favored the learning of concepts related to Natural Sciences. Therefore, the practical activities developed, with the built material, proved to be efficient and dynamic, contributing to stimulate students and the school community to scientific knowledge. In addition to contributing to interdisciplinarity and the development of socio-environmental awareness promoted by this experience. |
Palavras-chave: | Metodologias ativas de aprendizagem Sequência didática Minhocários Ciências da natureza Aprendizagem significativa Active methodologies Didactic sequence Wormery Natural sciences |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Rede Nacional de Química- PROFQUI |
Citação: | TRINDADE, Jeferson Lessa. Ciências da natureza e suas tecnologias: o uso das metodologias ativas na construção de um minhocário e elaboração de uma sequência didática. 2023. 77 f. Dissertação (Mestrado em Química) – Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional, Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11946 |
Data do documento: | 31-ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ciências da natureza e suas tecnologias_o uso das metodologias ativas na construção de um minhocário e elaboração de uma sequência didática.pdf | 2.98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.