00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11938
Tipo: Dissertação
Título: A mobilidade urbana frente à pandemia da Covid-19 em Aracaju: o direito à cidade e à saúde
Autor(es): Santos, Matheus dos
Primeiro Orientador: Fonseca, Débora de Barros Cavalcanti
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa, Ricardo Victor Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee2: Dias, Juliana Michaello Macedo
metadata.dc.contributor.referee3: Freire, Neison Cabral Ferreira
metadata.dc.contributor.referee4: Faria, Helena Mendonça
Resumo: A pandemia da Covid-19 impactou drasticamente as dinâmicas urbanas, especialmente, durante o período compreendido entre 2020 e 2022. O fechamento dos comércios, serviços e demais atrativos, que influenciam nas motivações individuais e coletivas para o deslocamento de pessoas, dentro e entre as cidades, escancarou um dos grandes e velhos problemas presentes na sociedade brasileira, as desigualdades socioeconômicas que permeiam as relações cotidianas, como as de trabalho, que pode ser traduzida, visualmente, na imagem dos diferentes grupos sociais vulneráveis, aglomerados nas estações e dentro dos modais de transporte público, visando acessar a cidade formal e obter os rendimentos econômicos necessários para sobreviver nas selvas de concreto. Em suma, os municípios brasileiros apresentaram um paradigma no comportamento da Covid-19 sobre os territórios, consistindo em duas etapas: a primeira com o número inicial de casos registrados nas regiões mais consolidadas; enquanto na segunda etapa, ocorre um declínio no número de novos casos nesta região, ao passo que se registra um crescimento descontrolado de casos da doença nas regiões periféricas, acompanhado da elevação acentuada de óbitos pela doença. Assim, o objetivo deste trabalho é a compreensão da influência das desigualdades, refletidas no transporte público, para disseminação e efeitos letais da Covid-19, nas zonas periféricas de Aracaju. A metodologia adotada para alcançar tal objetivo, foi a realização de um conjunto de levantamento de dados, dentre eles: da mobilidade urbana presente no Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Aracaju (PMDU) de 2015; das informações socioeconômicas presentes no Censo Demográfico do IBGE de 2010; dos registros diários e acumulados dos casos e óbitos em decorrência da Covid-19, disponibilizados pela Secretária Municipal da Saúde de Aracaju e da Secretária de Estado da Saúde de Sergipe. O levantamento dos dados em conjunto com a análise dos estudos já realizados, durante o período pandêmico em questão e que conectavam os temas da mobilidade urbana, Covid-19 e as várias faces da desigualdade, permitiram a formação de uma argumentação, para questionar a possibilidade dos efeitos desiguais, presentes nos dados brutos da doença por bairros da capital aracajuana, estarem relacionados com as desigualdades refletidas nas dinâmicas urbanas cotidianas dos moradores periféricos, especialmente a do transporte público, que envolve muito mais do que o trajeto A até B, mas a disposição dos equipamentos e sua acessibilidade, os locais de origem e destino, as distâncias, as condições em que são feitas estas viagens. Diante disso, esta dissertação inicia discutindo o direito à cidade, para compreensão dos possíveis impactos negativos da imobilidade urbana, na população mais vulnerável. Em segundo momento, aborda as questões socioeconômicas dos bairros de Aracaju e os processos que atuaram e continuam atuando para a disposição territorial dos atrativos urbanos. E por fim, a análise dos dados levantados, referentes à mobilidade urbana e à Covid-19, apresentaram uma possível relação entre a disseminação de casos da doença, com os deslocamentos das pessoas através do transporte público, bem como os efeitos desiguais da letalidade, relacionados com a disposição dos equipamentos de saúde e condições socioeconômicas dos bairros e zonas de Aracaju.
Abstract: The Covid-19 pandemic drastically impacted urban dynamics, especially during the period between 2020 and 2022. The closure of shops, services and other attractions, which influence individual and collective motivations for moving people, within and between cities cities, opened up one of the great and old problems present in Brazilian society, the socioeconomic inequalities that permeate everyday relationships, such as those at work, which can be translated, visually, into the image of different vulnerable social groups, clustered in stations and within modes of public transport, aiming to access the formal city and obtain the necessary economic income to survive in the concrete jungles. In short, Brazilian municipalities presented a paradigm in the behavior of Covid-19 on territories, consisting of two stages: the first with the initial number of cases registered in the most consolidated regions; while in the second stage, there is a decline in the number of new cases in this region, while there is an uncontrolled growth of cases of the disease in peripheral regions, accompanied by a sharp increase in deaths from the disease. Thus, the objective of this work is to understand the influence of inequalities, reflected in public transport, for the dissemination and lethal effects of Covid-19, in the peripheral areas of Aracaju. The methodology adopted to achieve this objective was to carry out a set of data collection, among them: the urban mobility present in the Master Plan for Urban Mobility of Aracaju (PMDU) of 2015; socioeconomic information present in the 2010 IBGE Demographic Census; of the daily and accumulated records of cases and deaths due to Covid-19, made available by the Municipal Secretary of Health of Aracaju and the Secretary of State for Health of Sergipe. The data collection together with the analysis of studies already carried out during the pandemic period in question and that connected the themes of urban mobility, Covid-19 and the various faces of inequality, allowed the formation of an argument, to question the possibility of the unequal effects, present in the raw data of the disease by neighborhoods of the capital of Aracaju, being related to the inequalities reflected in the daily urban dynamics of the peripheral residents, especially public transport, which involves much more than the path A to B, but the provision of equipment and its accessibility, the places of origin and destination, the distances, the conditions under which these trips are made. Therefore, this dissertation begins by discussing the right to the city, in order to understand the possible negative impacts of urban immobility on the most vulnerable population. Secondly, it addresses the socioeconomic issues of the neighborhoods of Aracaju and the processes that acted and continue to act for the territorial disposition of urban attractions. And finally, the analysis of the data collected, referring to urban mobility and Covid-19, showed a possible relationship between the spread of cases of the disease, with the displacement of people through public transport, as well as the unequal effects of lethality, related to the provision of health equipment and socioeconomic conditions in the neighborhoods and zones of Aracaju.
Palavras-chave: Mobilidade urbana – Aracaju (SE)
Vulnerabilidade social – Pandemia COVOD-19
Transporte público – COVID-19
Urban mobility – Aracaju (SE)
Social vulnerability – COVID-19 pandemic
Public transport – COVID-19
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Citação: SANTOS, Matheus dos. A mobilidade urbana frente à pandemia da Covid-19 em Aracaju: o direito à cidade e à saúde. 2023. 176 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11938
Data do documento: 9-mai-2023
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A mobilidade urbana frente à pandemia da Covid-19 em Aracaju: o direito à cidade e à saúde.pdf7.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.