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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11895
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Concepções e práticas acerca da interprofissionalidade em saúde por membros de um Pet-Saúde |
Autor(es): | Silva, Geovânio Cadete da |
Primeiro Orientador: | Nagliate, Patrícia de Carvalho |
metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, Keila Cristina Pereira do Nascimento |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pereira, Janaina Ferro |
metadata.dc.contributor.referee3: | Alves, Nemório Rodrigues |
Resumo: | Este estudo teve como objeto concepções e práticas acerca da interprofissionalidade em saúde por membros de um Pet-saúde. O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) é uma política indutora de formação profissional voltada ao fortalecimento estratégico do Sistema Único de Saúde. Em uma de suas versões mais recentes, no ano de 2019, a mesma trouxe a temática da interprofissionalidade. O objetivo desse estudo foi descrever as concepções e práticas acerca da interprofissionalidade em saúde de membros do PET-Saúde. Trata-se de uma pesquisa analítica de abordagem qualitativa que foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas, sob o parecer 5.262.879 (CEP-UFAL). O cenário do estudo deu-se na capital alagoana, onde participaram 24 membros do PET-Saúde da (UFAL). A produção das informações aconteceu por meio das técnicas do grupo focal e para a análise do material coletado, foi utilizado a análise de conteúdo proposto por Bardin. Os resultados foram sistematizados em três categorias de temas, a saber: Concepções acerca da interprofissionalidade; Desafios enfrentados para a efetivação da interprofissionalidade no ensino e nos serviços em saúde; e, Interprofissionalidade em saúde e o fortalecimento do SUS. Os participantes manifestaram concepções sobre a interprofissionalidade como uma potente estratégia para o fortalecimento do trabalho em equipe, justamente por reduzir a sobrecarga de trabalho entre os profissionais, pela quebra de estereótipos, preconceitos e hierarquias entre as áreas, pela criação de vínculo criadas fora e dentro do ambiente trabalhista e, pela interação sinérgica de saberes compartilhados e específicos desses trabalhadores durante o manejo conjunto ao paciente. Para além de promover as relações interpessoais, eles compreendem e percebem que a prática interprofissional é um fio condutor para a seguridade do paciente justamente pelo cuidado em saúde ser extremamente mais alinhado às necessidades do paciente. A realização deste estudo possibilitou a compreensão da temática da interprofissionalidade sob a ótica de membros do PET-Saúde em sua versão interprofissional. Sugere não só a continuidade do PET-Saúde nas instituições de ensino, como também o seu aprimoramento e a implementação de outras políticas indutoras de reorientação ao trabalho. Ademais, as implicações do assunto para a prática estão na necessidade de um novo currículo acadêmico que seja integrativo com as demais áreas, somado a olhares mais atentos ao assunto e o apoio ao incentivo às políticas voltadas ao tema. |
Abstract: | This study had as object conceptions and practices about the interprofessionality in health by members of a Pet-health. The Education through Work for Health Program (PET-Saúde) is a policy that induces professional training aimed at strategically strengthening the Unified Health System. In one of its most recent versions, in 2019, it brought the theme of interprofessionality. The objective of this study was to describe the conceptions and practices about interprofessionality in health of members of PET-Saúde. This is an analytical research with a qualitative approach that was approved by the Ethics and Research Committee of the Federal University of Alagoas, under opinion 5,262,879 (CEP-UFAL). The study scenario took place in the capital of Alagoas, where 24 members of PET-Saúde (UFAL) participated. The production of information happened through the techniques of the focus group and for the analysis of the collected material, the content analysis proposed by Bardin was used. The results were systematized into three categories of topics, namely: Conceptions about interprofessionality; Challenges faced for the effectiveness of interprofessionality in education and health services; and, Interprofessionality in health and the strengthening of the SUS. Participants expressed conceptions about interprofessionality as a powerful strategy for strengthening teamwork, precisely because it reduces work overload among professionals, by breaking stereotypes, prejudices and hierarchies between areas, by creating bonds created outside and inside of the work environment and, by the synergistic interaction of shared and specific knowledge of these workers during the joint handling of the patient. In addition to promoting interpersonal relationships, they understand and perceive that interprofessional practice is a guiding principle for patient safety precisely because health care is extremely more aligned with the patient's needs. Carrying out this study made it possible to understand the theme of interprofessionality from the perspective of members of PET-Saúde in its interprofessional version. It suggests not only the continuation of PET-Saúde in teaching institutions, but also its improvement and the implementation of other policies that induce work reorientation. Furthermore, the implications of the subject for practice lie in the need for a new academic curriculum that is integrative with other areas, in addition to a closer look at the subject and support for encouraging policies focused on the subject. |
Palavras-chave: | Vocational Education Educação profissionalizante Education Enfermagem Health Formação profissional em saúde Professional training in health |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Enfermagem |
Citação: | SILVA, Geovânio Cadete da. Concepções e práticas acerca da interprofissionalidade em saúde por membros de um Pet-Saúde. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11895 |
Data do documento: | 9-jun-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENFERMAGEM - EENF |
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Concepções e práticas acerca da interprofissionalidade em saúde por membros de um Pet-Saúde. | Concepções e práticas acerca da interprofissionalidade em saúde por membros de um Pet-Saúde. 2023. 45 f. | 545.71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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