00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11864
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bezerra, Antônio Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9534474333315783pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Clara Suassuna-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8548216840649489pt_BR
dc.contributor.referee2Marques, Danilo Luiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5170508611402457pt_BR
dc.creatorGomes, Wemerson Francisco-
dc.date.accessioned2023-07-20T21:37:53Z-
dc.date.available2023-07-20-
dc.date.available2023-07-20T21:37:53Z-
dc.date.issued2023-06-01-
dc.identifier.citationGOMES, Wemerson Francisco. Estágio Supervisionado e PIBID no Ensino de História: um diálogo possível (2018-2021). 2023. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11864-
dc.description.abstractThe main objective of this research is to investigate the reflexes of the experiences acquired in Supervised Internship and in the Institutional Program of Teaching Initiation Scholarships (PIBID) in the professional training of the future History teacher. In this sense, for the interpretation of the proposed phenomenon, we list as a methodological approach a descriptive and qualitative study for the analysis of processes, mechanisms and relational as well as a documentary and bibliographic survey interspersed with observations made within the school environment, in two schools of the public network of Alagoas, located in different municipalities. The theoretical contributions brought to the debate undertaken here and the reports produced within the experiences experienced either in the Supervised Internship or in PIBID, proved to be fundamental in the teacher preparation for the classroom, as well as the in- depth understanding of the various aspects that constitute the school context (administrative and/ or pedagogical), assisting satisfactorily in the theoretical-methodological resignification of the teaching of History in Basic Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)pt_BR
dc.subjectDocente de Históriapt_BR
dc.subjectFormação Profissionalpt_BR
dc.subjectSupervised Internshippt_BR
dc.subjectInstitutional Scholarship Program for Teaching Initiation (Brazil)pt_BR
dc.subjectHistory Professorpt_BR
dc.subjectProfessional trainingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleEstágio Supervisionado e PIBID no Ensino de História: um diálogo possível (2018-2021)pt_BR
dc.title.alternativeSupervised Internship and PIBID in History Teaching: a possible dialogue (2018-2021)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de pesquisa tem por objetivo central investigar quais os reflexos das experiências adquiridas em Estágio Supervisionado e no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação profissional do futuro docente de História. Nesse sentido, para interpretação do fenômeno proposto, elencamos como enfoque metodológico um estudo de caráter descritivo e qualitativo para a análise de processos, mecanismos e aspectos relacionais, bem como um levantamento documental e bibliográfico intercalado com observações realizadas no interior do âmbito escolar, em duas escolas da rede pública de Alagoas, situadas em municípios distintos. As contribuições teóricas trazidas ao debate aqui empreendido e os relatos produzidos no seio das vivências experimentadas seja no Estágio Supervisionado, seja no PIBID, demonstraram-se fundamentais na preparação docente para a sala de aula, bem como na compreensão aprofundada dos variados aspectos que constituem o contexto escolar (administrativo e/ou pedagógico), auxiliando de modo satisfatório na ressignificação teórico-metodológica do ensino de História na Educação Básica.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estágio Supervisionado e PIBID no Ensino de História: um diálogo possível (2018-2021).pdf1.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.