Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11864
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Bezerra, Antônio Alves | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9534474333315783 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fernandes, Clara Suassuna | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8548216840649489 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Marques, Danilo Luiz | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5170508611402457 | pt_BR |
dc.creator | Gomes, Wemerson Francisco | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-20T21:37:53Z | - |
dc.date.available | 2023-07-20 | - |
dc.date.available | 2023-07-20T21:37:53Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-01 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Wemerson Francisco. Estágio Supervisionado e PIBID no Ensino de História: um diálogo possível (2018-2021). 2023. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11864 | - |
dc.description.abstract | The main objective of this research is to investigate the reflexes of the experiences acquired in Supervised Internship and in the Institutional Program of Teaching Initiation Scholarships (PIBID) in the professional training of the future History teacher. In this sense, for the interpretation of the proposed phenomenon, we list as a methodological approach a descriptive and qualitative study for the analysis of processes, mechanisms and relational as well as a documentary and bibliographic survey interspersed with observations made within the school environment, in two schools of the public network of Alagoas, located in different municipalities. The theoretical contributions brought to the debate undertaken here and the reports produced within the experiences experienced either in the Supervised Internship or in PIBID, proved to be fundamental in the teacher preparation for the classroom, as well as the in- depth understanding of the various aspects that constitute the school context (administrative and/ or pedagogical), assisting satisfactorily in the theoretical-methodological resignification of the teaching of History in Basic Education. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estágio Supervisionado | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.subject | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) | pt_BR |
dc.subject | Docente de História | pt_BR |
dc.subject | Formação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Supervised Internship | pt_BR |
dc.subject | Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (Brazil) | pt_BR |
dc.subject | History Professor | pt_BR |
dc.subject | Professional training | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.title | Estágio Supervisionado e PIBID no Ensino de História: um diálogo possível (2018-2021) | pt_BR |
dc.title.alternative | Supervised Internship and PIBID in History Teaching: a possible dialogue (2018-2021) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de pesquisa tem por objetivo central investigar quais os reflexos das experiências adquiridas em Estágio Supervisionado e no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação profissional do futuro docente de História. Nesse sentido, para interpretação do fenômeno proposto, elencamos como enfoque metodológico um estudo de caráter descritivo e qualitativo para a análise de processos, mecanismos e aspectos relacionais, bem como um levantamento documental e bibliográfico intercalado com observações realizadas no interior do âmbito escolar, em duas escolas da rede pública de Alagoas, situadas em municípios distintos. As contribuições teóricas trazidas ao debate aqui empreendido e os relatos produzidos no seio das vivências experimentadas seja no Estágio Supervisionado, seja no PIBID, demonstraram-se fundamentais na preparação docente para a sala de aula, bem como na compreensão aprofundada dos variados aspectos que constituem o contexto escolar (administrativo e/ou pedagógico), auxiliando de modo satisfatório na ressignificação teórico-metodológica do ensino de História na Educação Básica. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Estágio Supervisionado e PIBID no Ensino de História: um diálogo possível (2018-2021).pdf | 1.76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.