00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11863
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Flores, André Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2996479480895178pt_BR
dc.contributor.referee1Maza, Luis Guillermo Martinez-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6823139647303870pt_BR
dc.contributor.referee2Silva Júnior, Rinaldo Vieira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9156830519836354pt_BR
dc.creatorMorais Filho, Renan Roberto Anjos de-
dc.date.accessioned2023-07-20T21:20:07Z-
dc.date.available2023-07-20-
dc.date.available2023-07-20T21:20:07Z-
dc.date.issued2022-06-21-
dc.identifier.citationMORAIS FILHO, Renan Roberto Anjos de. Jogos no ensino da matemática. 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11863-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos matemáticospt_BR
dc.subjectProposta pedagógicapt_BR
dc.subjectMétodos didático-pedagógicospt_BR
dc.subjectMath gamespt_BR
dc.subjectPedagogical proposalpt_BR
dc.subjectDidactic-pedagogical methodspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleJogos no ensino da matemáticapt_BR
dc.title.alternativeGames in Mathematics Teachingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoÉ inegável a carência educacional de grande parte da população. Em particular, quando se fala em Ensino de Matemática, a situação se mostra ainda mais grave. Os recursos didáticos são estratégias educacionais utilizadas com o intuito de facilitar a compreensão de conteúdos e contribuir com o processo de construção do conhecimento. A pesquisa tem como objetivo principal demonstrar a importância da utilização dos jogos no ensino da matemática, assim conhecendo os motivos da sua relevância e a auxílio da sua utilização em sala de aula. Os trabalhos utilizados como base teórica foram buscados nas seguintes bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Google Acadêmico, Periódico Capes, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Foram encontrados 36 trabalhos que possuíam relação com as propostas da pesquisa, sendo 30 utilizados para integrar a pesquisa. Foi possível certificar que toda metodologia educacional por mais simples que seja, desde que ela vise facilitar a aprendizagem de forma mais consolidada e dinâmica utilizando como mecanismo a ludicidade, por exemplo, os jogos em suas diversas formas e modalidades, trazem resultados significativos quanto a compreensão e consolidação de conteúdos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jogos no ensino da matemática.pdf1.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.