00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santa Rita, Luciana Peixoto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9511112631138534pt_BR
dc.contributor.referee1Sá, Eliana Maria de Oliveira-
dc.contributor.referee2Pinheiro, Helano Diógenes-
dc.contributor.referee3Ferreira Júnior, Reynaldo Rubem-
dc.creatorLima, Altamir Washington de Moraes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0237571083986687pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-19T18:27:45Z-
dc.date.available2023-07-04-
dc.date.available2023-07-19T18:27:45Z-
dc.date.issued2022-08-31-
dc.identifier.citationLIMA, Altamir Washington de Moraes. Propriedade intelectual e práticas de gestão da inovação: uma análise da existência, das características e da influência das marcas registradas por empresas participantes do Programa ALI em Alagoas. 2023. 89 f. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação) – Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11848-
dc.description.abstractOperating in an increasingly dynamic and competitive environment, micro and small companies (SMEs) have sought innovation as a way to meet new customer demands and remain active in the market. The present research had as general objective to evaluate the existence, characteristics and influence of trademarks registered by companies participating in the ALI Program in Alagoas. To achieve this objective, it used the Design Science approach, combined with a methodological structure based on a quantitative analysis, to evaluate the presence and influence of IP, mainly from the perspective of trademarks, in companies monitored by the ALI Program in the state of Alagoas. . The results obtained from the evaluation of 193 companies present reflections on how the brand registration process and the management of this intellectual asset are inserted in the innovation management strategies of only 31% of these businesses. Based on the evaluation carried out with the present study, it is concluded that intangible and intellectual assets are present in the context of innovative small businesses, accompanied by the ALI Program, and that trademarks, when inserted in innovation strategies together with other factors organizational and marketing, can promote positive results for organizations that use them, compared to those that still do not, reflecting both improvements in revenue with innovations and expansion of market performance, as well as increases in internal processes and business culture.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - PROFNITpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCNPq. Programa Agente Local de Inovaçãopt_BR
dc.subjectMicroempresaspt_BR
dc.subjectPequenas empresaspt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectPropriedade intelectualpt_BR
dc.subjectMarca registradapt_BR
dc.subjectMicro and small enterprisespt_BR
dc.subjectALI Programpt_BR
dc.subjectInnovationpt_BR
dc.subjectIntellectual propertypt_BR
dc.subjectTrademarkpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titlePropriedade intelectual e práticas de gestão da inovação: uma análise da existência, das características e da influência das marcas registradas por empresas participantes do Programa ALI em Alagoaspt_BR
dc.title.alternativeIntellectual property and innovation management practices an analysis of the existence characteristics and influence of trademarks registered by companies participating in the ALI Program in Alagoaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoAtuando em um ambiente cada vez mais dinâmico e competitivo, as micro e pequenas empresas (MPE) têm buscado a inovação como uma maneira para atender às novas demandas dos clientes e manterem-se ativas no mercado. A presente pesquisa teve como objetivo geral avaliar a existência, as características e a influência das marcas registradas por empresas participantes do Programa ALI em Alagoas. Para alcançar esse objetivo utilizou a abordagem do Design Science, aliada a uma estrutura metodológica baseada em uma análise quantitativa, para avaliar a presença e a influência da PI, principalmente sob a ótica das marcas registradas, nas empresas acompanhadas pelo Programa ALI no estado de Alagoas. Os resultados obtidos com a avaliação de 193 empresas apresentam reflexões sobre como o processo de registro de marca e o gerenciamento deste ativo intelectual estão inseridos nas estratégias de gestão da inovação de apenas 31% desses negócios. Com base na avaliação realizada com o presente estudo, concluise que os ativos intangíveis e intelectuais estão presentes no contexto dos pequenos negócios inovadores, acompanhados pelo Programa ALI, e que as marcas registradas, quando inseridas nas estratégias de inovação em conjunto com outros fatores organizacionais e mercadológicos, podem promover resultados positivos para as organizações que as utilizam, em comparação com aquelas que ainda não o fazem, refletindo tanto em melhorias no faturamento com as inovações e na ampliação da atuação no mercado, quanto em incrementos nos processos internos e na cultura do negócio.pt_BR
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