00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - FÍSICA - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11759
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nascimento, Elton Malta-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9290548756209369pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Carvalho, Rosa Carolina Pinto-
dc.contributor.referee1Moura, André de Lima-
dc.creatorSilva, Fernando Gustavo Correia-
dc.date.accessioned2023-07-12T17:40:35Z-
dc.date.available2023-06-01-
dc.date.available2023-07-12T17:40:35Z-
dc.date.issued2023-04-18-
dc.identifier.citationSILVA, Fernando Gustavo Correia. Validação do itinerário formativo, junto à BNCC, no campo do ensino de física nas escolas públicas e privadas da cidade de Maceió-AL. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11759-
dc.description.abstractBrazilian education has the main objective of guiding national curricula and promoting the democratization of education in the country, from the perspective of increasing the quality of public Basic Education. From this perspective, these documents are responsible for organizing and systematizing school curricula with a guiding character. The interest in studying the theme of the present work of course conclusion arose from teaching practice, where it was observed in the role that I act as a teacher and among my professional colleagues, in addition to the broad view of coordinators and students who have less than expected learning in Physics, failing to associate the content taught in the classroom with their daily lives. In this sense, we sought to bring up the worrying reality in which Physics teaching is found in High Schools in Public and Private Schools in the city of Maceió - AL, raising a discussion about the main changes proposed by the Preliminary versions of the National Common Curricular Base ( BNCC), training itineraries. From the reflections arising from the work, it is concluded that the Preliminary proposal of the BNCC as a first step needs to be adapted and always tested so that students have a better quality teaching and a more meaningful learning since it presents itself as a proposal out of the Brazilian reality, such as the difficulties of coordinators and teachers to adapt the BNCC, in addition to their fields of vision analyzed in the questionnaire described in this research. The main purpose is to demonstrate both sides of the BNCC's training itinerary, considering its important role in structuring the Brazilian Basic Education school curriculum.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectItinerário formativopt_BR
dc.subjectFísica (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectEnsino de física - Escolas municipais - Maceió, ALpt_BR
dc.subjectEnsino de física - Escolas privadas - Maceió, ALpt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectTraining itinerarypt_BR
dc.subjectPhysics (High School)pt_BR
dc.subjectTeaching Physics - Municipal Schools - Maceió, ALpt_BR
dc.subjectPhysics Teaching - Private Schools - Maceió, ALpt_BR
dc.subjectNational Common Curricular Base (BNCC)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleValidação do itinerário formativo, junto à BNCC, no campo do ensino de física nas escolas públicas e privadas da cidade de Maceió-ALpt_BR
dc.title.alternativeValidation of the training itinerary, togheter with BNCC, in the field of physics teaching in public and private schools in the city of Maceio-ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA educação brasileira possue o principal objetivo de nortear os currículos nacionais e promover a democratização do ensino no país, sob a perspectiva de aumento da qualidade da Educação Básica pública. Nessa perspectiva, esses documentos são responsáveis pela organização e sistematização de currículos escolares com caráter norteador. O interesse pelo estudo da temática do presente trabalho de conclusão de curso surgiu da prática docente, onde foi observado no papel que atuo como professor e entre os meu colegas de profissião, além da visão ampla dos coordenadores e alunos que possuem um aprendizado aquém do esperado na disciplina de Física, não conseguindo associar o conteúdo ministrado em sala de aula com o cotidiano deles. Neste sentido, buscou-se trazer a preocupante realidade em que se encontra o ensino de Física no Ensino Médio das Escolas Públicas e Privadas do Município de Maceió - AL, levantando uma discussão acerca das principais mudanças propostas pelas versões Preliminares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), itinerários formativos. A partir das reflexões oriundas do trabalho, conclui-se que a proposta Preliminar da BNCC como primeiro passo precisa ser adaptada e sempre testada para que os alunos tenham um ensino de melhor qualidade e um aprendizado mais significativo uma vez que ela se apresenta como uma proposta fora da realidade brasileira, como as dificuldades dos coordenadores e professores de adequar a BNCC, além dos seus campos de visão analisados no questionário descrito na presente pesquisa. O grande intuito é a demonstração dos dois lados do itinerário formativo da BNCC, pondo em vista seu papel de importância na estruturação do currículo escolar da Educação Básica brasileira.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - FÍSICA - IF



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.