00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11705
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ferraz, Ana Flávia de Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6132913233697667pt_BR
dc.contributor.referee1Cabral Filho, Otávio Gomes-
dc.contributor.referee2Nova, Osvaldo Vila-
dc.creatorBrito, Marya Eduarda Costa de-
dc.date.accessioned2023-07-04T13:38:20Z-
dc.date.available2023-07-04-
dc.date.available2023-07-04T13:38:20Z-
dc.date.issued2023-04-18-
dc.identifier.citationBRITO, Marya Eduarda Costa de. O feminismo de Simone de Beauvoir: uma análise de a mulher e a compadecida na peça de Ariano Suassuna. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) - Instituto de Ciências Humanas, Ciências e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11705-
dc.description.abstractThis research analyzed the female characters of the theatrical text O Auto da Compadecida by Ariano Suassuna, from Paraíba, in the light of the feminist theory of the philosopher Simone de Beauvoir. In this study, we observe the look of society and the construction of being a woman in the characters Dora and A Compadecida. Therefore, we used the reflections addressed in the book The Second Sex as a theoretical proposal for this analysis, considering Beauvoir's pertinent study on the denaturalizing and anti-essentialist perspectives of what it means to be a woman. Our purpose is to provoke a dialogue between Ariano Suassuna's wife and Simone de Beauvoir's wife.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Teatro - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFeminismo na artept_BR
dc.subjectFeminismo na literaturapt_BR
dc.subjectO Auto da Compadecidapt_BR
dc.subjectBeauvoir, Simone de, 1908-1986pt_BR
dc.subjectFeminism in artpt_BR
dc.subjectFeminism in Literaturept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.titleO feminismo de Simone de Beauvoir: uma análise de a mulher e a compadecida na peça de Ariano Suassunapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa fez uma análise das personagens femininas do texto teatral O Auto da Compadecida de autoria do paraibano Ariano Suassuna à luz da teoria feminista da filósofa Simone de Beauvoir. Neste estudo observamos o olhar da sociedade e a construção do ser mulher nas personagens Dora e A Compadecida. Para tanto, utilizamos as reflexões abordadas no livro O Segundo Sexo como proposta teórica para essa análise, considerando o pertinente estudo de Beauvoir sobre as perspectivas desnaturalizantes e antiessencialistas do que é ser mulher. Nosso propósito é provocar um diálogo entre a mulher de Ariano Suassuna e a mulher de Simone de Beauvoir.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O feminismo de Simone de Beauvoir: uma análise de a mulher e a compadecida na peça de Ariano Suassuna.pdf744.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.