00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11678
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Menezes, Pedro de Lemos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4636070134736820pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Griz, Silvana Maria Sobral-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5325909198621985pt_BR
dc.contributor.referee1Carnaúba, Aline Tenório Lins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5017815237151501pt_BR
dc.contributor.referee2Frizzo, Ana Claudia Figueiredo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2939620990280199pt_BR
dc.contributor.referee3Santos Filha, Valdete Alves Valentins dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3042191385044226pt_BR
dc.contributor.referee4Pitta, Guilherme Benjamin Brandão-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9858155599901879pt_BR
dc.creatorCosta, Ranilde Cristiane Cavalcante-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3740928553153177pt_BR
dc.date.accessioned2023-06-30T17:09:59Z-
dc.date.available2023-06-30-
dc.date.available2023-06-30T17:09:59Z-
dc.date.issued2022-12-22-
dc.identifier.citationCOSTA, Ranilde Cristiane Cavalcante. O estudo dos níveis de discriminação auditiva por meio dos potenciais evocados auditivos corticais com estímulos de fala. 2023. 111 f. Tese (Doutorado em Biotecnologia) – Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia, Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11678-
dc.description.abstractThe examination of cortical auditory evoked potentials is used to characterize the auditory processing, from different stimuli, which can be elicited by pure tone or speech. Speech sounds are composed of different distinctive features that are defined as acoustic-articulatory characteristics capable of marking the difference between phonemes. Speech sound disorders, a condition often observed during child development, may be related to difficulties in processing auditory information. In view of this, the present research was divided into three stages: (1) Carrying out a systematic review with meta-analysis on the long latency auditory evoked potentials in children with speech disorders, finding that there is no difference in latency of N1- P2- N2 of these children, when compared with children with typical speech development; (2) Definition of speech stimuli considering the distinctive features to perform the examination of cortical auditory evoked potentials in adults and children with normal hearing and speech, with the aim of identifying levels of auditory discrimination. The study concluded that it was not possible to identify the existence of auditory discrimination levels with cortical auditory evoked potentials, from the speech stimuli tested; (3) Development of a speech screening application with the aim of early identification of children with phonological disorders. A usability test was performed with the System Usability Scale. The analysis of the application showed a percentage of 96.25% usabilitypt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia - RENORBIOpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPotenciais evocados auditivospt_BR
dc.subjectPercepção da falapt_BR
dc.subjectDiscriminação auditivapt_BR
dc.subjectEletrofisiologiapt_BR
dc.subjectEvoked Potentials, Auditorypt_BR
dc.subjectSpeech perceptionpt_BR
dc.subjectAuditory discriminationpt_BR
dc.subjectElectrophysiologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleO estudo dos níveis de discriminação auditiva por meio dos potenciais evocados auditivos corticais com estímulos de falapt_BR
dc.title.alternativeThe study of auditory discrimination levels through cortical auditory evoked potentials with speech stimuluspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.resumoO exame de potenciais evocados auditivos corticais é utilizado para caracterizar as processamento auditivo, a partir de diferentes estímulos, podendo ser eliciado por tom puro ou fala. Os sons da fala são compostos por diferentes traços distintivos que são definidos como características acústico-articulatórias capazes de marcar a diferença entre os fonemas. Os transtornos dos sons da fala, condição frequentemente observada durante o desenvolvimento infantil, pode estar relacionada a dificuldades no processamento da informação auditiva. Diante disso, a presente pesquisa foi distribuída em três etapas: (1) Realização de uma revisão sistemática com metaanalise sobre os potenciais evocados auditivos de longa latência em crianças com alteração de fala, sendo encontrado que não existe diferença de latência de N1-P2- N2 destas crianças, quando comparadas com crianças com desenvolvimento típico de fala; (2) Definição de estímulos de fala considerando os traços distintivos para realizar o exame de potenciais evocados auditivos corticais em adultos e crianças com audição e fala normais, com o objetivo de identificar níveis de discriminação auditiva. O estudo concluiu que não foi possível identificar a existência de níveis de discriminação auditiva com potenciais evocados auditivos corticais, a partir dos estímulos de fala testados; (3) Desenvolvimento de um aplicativo de triagem de fala com o objetivo de identificar precocemente crianças com alteração fonológica. Foi realizado teste usabilidade com o System Usability Scale. A análise do aplicativo mostrou um percentual de 96,25% de usabilidade.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.