00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CTEC - CENTRO DE TECNOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CTEC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA CIVIL - CTEC
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Alexandre Lima Marques da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1664387016139320pt_BR
dc.contributor.referee1Espíndola, Aline Calheiros-
dc.contributor.referee2Araújo, Paula Isanelle Correia de-
dc.creatorSantos Junior, Clerisvaldo Holanda dos-
dc.date.accessioned2023-06-26T18:33:06Z-
dc.date.available2023-05-18-
dc.date.available2023-06-26T18:33:06Z-
dc.date.issued2022-12-09-
dc.identifier.citationSANTOS JUNIOR, Clerisvaldo Holanda dos. Metodologia para definição de matriz origem-destino de transporte público por ônibus com dados geoespaciais. 2023. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11620-
dc.description.abstractAn origin-destination matrix is an important tool for urban mobility planning, indicating the origin and destination of a given population, however, when it is outdated, the decisions taken based on it will not be as assertive. Since the last modeling for the city of Maceió is the Bidding Notice CEL-SMG N°01/2015, and the mobility in the city went several transformations because of abrupt change in the use and occupation of the land, it is necessary to find other ways to improve the service, in addition to the improvement based on user complaints, moving from a reactive position to a position more predictive. By means of determinations contained in the notice, all concessionary companies would be required to have transport card validators and GPS equipment in their vehicles. In addition to the bill n° 7.480 which determined the accumulation of the role of driver and collector for the driver. Thus, the opportunity arose to develop the methodology with these equipment, where it would be possible to model the system whenever public transport was in operation, and thus discover the need for displacement of the population even before complaints or suggestions for the new type of transport arrive. assistance to the governing body. As the work depends on obtaining data from the equipment, it is subject to systematic errors regarding their operation, in addition to the good execution of the operation by the employees of the concessionaires. With this, the work aims at the elaboration of the method for modeling public transport by bus to generate an origin-destination matrix and quantify possible errors and see how close to reality this method is. It was motivated by the need for a methodology for the elaboration of a transport model that is done with a high frequency, with high precision and low cost.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Engenharia Civil - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectSistema de Informação Geográficapt_BR
dc.subjectTransporte - Planejamentopt_BR
dc.subjectUrban Mobilitypt_BR
dc.subjectGeographic Information Systempt_BR
dc.subjectTransport - Planningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.titleMetodologia para definição de matriz origem-destino de transporte público por ônibus com dados geoespaciaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoUma matriz origem-destino é uma importante ferramenta para o planejamento da mobilidade urbana, indicando a origem e destino de determinada população, porém, quando esta encontra-se desatualizada, as decisões tomadas com base nela não terão tanta assertividade. Como a última modelagem para a cidade de Maceió é a do Edital de Licitação CEL-SMG N°01/2015, a mobilidade na capital sofreu diversas transformações com os acontecimentos que mudaram bruscamente o uso e ocupação do solo, fazendo com que fosse preciso outras formas de melhorar o serviço, além da melhoria a partir de queixas dos usuários, saindo de uma posição reativa para uma posição mais preditiva. Por meio de determinações contidas no edital, todas as empresas concessionárias seriam obrigadas a terem em seus veículos validadores do cartão de transporte e um equipamento de GPS. Além do Projeto de Lei n° 7.480 que determinou a acumulação da função de motorista e cobrador para o motorista. Assim, surgiu a oportunidade da elaboração da metodologia com estes equipamentos, onde seria possível modelar o sistema sempre em que o transporte coletivo estivesse em funcionamento, e assim descobrir a necessidade de deslocamento da população antes mesmo de chegar reclamações ou sugestões para o novo tipo de atendimento ao órgão gestor. Como o trabalho depende da obtenção dos dados dos equipamentos, este está sujeito a erros sistemáticos acerca do funcionamento dos mesmos, além da boa execução da operação dos funcionários das empresas concessionárias. Com isso, o trabalho visa a elaboração do método para modelagem do transporte público por ônibus para gerar uma matriz origem-destino e quantificar possíveis erros e ver o quão próximo da realidade este método está. Teve como motivação a necessidade de uma metodologia para a elaboração de um modelo de transporte que seja feita com uma alta frequência, com alta precisão e baixo custo.pt_BR
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