00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ENSINO A DISTÂNCIA - IC
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paiva, Ranilson Oscar Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1714190463540106pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Rafael de Amorim-
dc.contributor.referee2Raabe, André Luís Alice-
dc.creatorHolanda, Leonardo Ulisses Lima de-
dc.date.accessioned2023-06-19T11:50:31Z-
dc.date.available2023-06-19-
dc.date.available2023-06-19T11:50:31Z-
dc.date.issued2022-12-19-
dc.identifier.citationHOLANDA, Leonardo Ulisses Lima de. R-PARTNER: um sistema para apoio à realização de experimentos com design do tipo pré-teste e pós-teste em ambientes online de aprendizagem. 2023. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11598-
dc.description.abstractThe use of evidence-based practices in education is gaining traction in foreign countries. This trend has been accompanied by the development of a research apparatus responsible for generating and evaluating scientific evidence. To generate evidence, one of the most convincing methods is controlled experiments. However, such experiments are expensive and difficult to carry out. In the Brazilian context, educational research that uses controlled experiments is modest, which weakens the generation of evidence on which to base new educational practices. In this scenario, the present work proposes a system to manage experiments with pretest and posttest designs in online learning environments, seeking to offer better conditions for conducting these experiments. An experiment was conducted to evaluate the user's perception of the system. The results were statistically analyzed and suggest positive user perceptions regarding the system's metrics of ease of use, usefulness, and low time cost. It is concluded that the system is capable of supporting pre-test and post-test design experiments.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Sistema de Informação - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExperimentos científicospt_BR
dc.subjectPráticas baseadas em evidênciaspt_BR
dc.subjectPesquisa educacional - Softwarept_BR
dc.subjectExperimentspt_BR
dc.subjectEvidence-based practicespt_BR
dc.subjectEducational research softwarept_BR
dc.subjectPretest-posttest designpt_BR
dc.subjectEducational Research - Softwarept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleR-PARTNER: um sistema para apoio à realização de experimentos com design do tipo pré-teste e pós-teste em ambientes online de aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeR-PARTNER: a system to support the conducting of experiments with pretest and posttest design in online learning environmentspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO uso de práticas educacionais baseadas em evidência vem ganhando relevância considerável em países no exterior. Essa tendência vem acompanhada do desenvolvimento de um aparato de pesquisa responsável por gerar e avaliar evidências científicas. Para a geração de evidências, um dos métodos mais convincentes são os experimentos controlados. Entretanto, tais experimentos são caros e difíceis de realizar. No contexto brasileiro, a pesquisa educacional que utiliza experimentos controlados é pouco expressiva, o que enfraquece a geração de evidências capazes de basear novas práticas educacionais. Neste cenário, o presente trabalho propõe um sistema capaz de apoiar a realização de experimentos com design do tipo pré-teste e pós-teste em ambientes online de aprendizagem, buscando oferecer melhores condições para a realização destes experimentos. Um experimento foi conduzido para avaliar a percepção dos usuários sobre o sistema. Os resultados foram analisados estatisticamente e sugerem percepções positivas dos usuários em relação às métricas de facilidade de uso, utilidade e baixo custo de tempo do sistema. Conclui-se que o sistema é capaz de apoiar a realização de experimentos com design do tipo pré-teste e pós-teste.pt_BR
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