00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ENSINO A DISTÂNCIA - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11597
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O pensamento computacional como apoio pedagógico para professores em laboratórios de informática
Autor(es): Lima, José Jiordanny dos Santos
Tenório, Aleph da Silva
Primeiro Orientador: Silva, Alan Pedro da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Rocha, Denys Felipe Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Paiva, Ranilson Oscar Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: Calado, Ivo Augusto Andrade Rocha
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender como utilizar o pensamento computacional como apoio pedagógico para os professores na sala de aula, a existência dos laboratórios de informática na escola, observar como acontece à utilização do laboratório de informática pelos professores em sua prática pedagógica e a inclusão digital de professores e alunos, a falta de conhecimento dos professores para utilizar o Pensamento Computacional e o laboratório de informática com uma metodologia voltada para gerar novos conhecimentos em suas disciplinas, tendo em vista que apesar de algumas escolas possuírem esses laboratórios, observamos que esse despreparo inviabiliza a obtenção dos resultados almejados. A metodologia foi voltada para o estudo de caso, com professores de uma escola da rede municipal da cidade de Mata Grande, através de um questionário semiestruturado. Os dados foram avaliados de forma quantitativa e qualitativa. O resultado aponta para a necessidade de capacitação para os professores sobre o Pensamento Computacional, e que os mesmos detenham esse conhecimento e possam utilizá-lo em sua prática pedagógica.
Abstract: This work aims to understand how to use computational thinking as pedagogical support for teachers in the classroom, the existence of computer labs at school, observe how teachers use the computer lab in their pedagogical practice and digital inclusion of teachers and students, the lack of knowledge of teachers to use Computational Thinking and the computer lab with a methodology aimed at generating new knowledge in their disciplines, considering that although some schools have these laboratories, we observe that this unpreparedness makes unfeasible obtaining the desired results. The methodology was focused on the case study, with teachers from a municipal school in the city of Mata Grande, through a semi-structured questionnaire. The data were evaluated quantitatively and qualitatively. The result points to the need for training for teachers on Computational Thinking, and that they retain this knowledge and can use it in their pedagogical practice.
Palavras-chave: Pensamento computacional
Informática – Estudo e ensino
Laboratórios de informática
Prática pedagógica
Computational thinking
Computer science
Informatics – Study and teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Sistema de Informação
Citação: LIMA, José Jiordanny dos Santos ; TENÓRIO, Aleph da Silva. O pensamento computacional como apoio pedagógico para professores em laboratórios de informática. 2023. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Campus do Sertão, Santana do Ipanema, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11597
Data do documento: 21-mar-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ENSINO A DISTÂNCIA - IC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O pensamento computacional como apoio pedagógico para professores em laboratórios de informática.pdf7.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.