00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CTEC - CENTRO DE TECNOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CTEC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA CIVIL - CTEC
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Espíndola, Aline Calheiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4521033460312471pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Ewerton Amorim de-
dc.contributor.referee2Nascimento, Luciana da Silva-
dc.creatorFarias, Arthur Rodrigues Cardoso de-
dc.date.accessioned2023-06-16T20:03:16Z-
dc.date.available2023-05-17-
dc.date.available2023-06-16T20:03:16Z-
dc.date.issued2022-12-14-
dc.identifier.citationFARIAS, Arthur Rodrigues Cardoso de. Aplicação de algoritmos computacionais para estudo de tráfego utilizando técnicas de visão computacional e deep learning. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11590-
dc.description.abstractThe combination of image processing and data mining has proven to be increasingly effective in solving real-world problems, with these systems being used on a large scale in several fields of study. Given this scenario, one of the main factors that influence the dimensioning of pavements is the traffic it requests during its service life. Thus, the detection and the classification are parameters of great relevance for traffic monitoring and road sizing. Given this perspective, the present work aims to develop a prediction model using neural networks, capable of controlling the detection and identification of vehicles defined by the DNIT project. In this work, a model wastrained with five classes and had the following evaluation metrics as the final result: “Precision = 86%”, “Recall = 84.37%”, “mAP = 51%” and “F1-Score = 75 .37%”. The computational algorithms were based on the You Only Look Once (YOLO) method, and the experimental results were generated from images of urban traffic in Maceió-AL provided by the Municipal Superintendence of Transport and Traffic. Although the final model is not yet ready to beapplied in traffic studies, the present work shows the potential that Computer Vision and Deep Learning techniques have for the transport area.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Engenharia Civil - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContagem de veículospt_BR
dc.subjectEstudo de tráfegopt_BR
dc.subjectAprendizado profundopt_BR
dc.subjectProcessamento de imagenspt_BR
dc.subjectVisão computacionalpt_BR
dc.subjectYou Only Look Once (Algoritmo)pt_BR
dc.subjectVehicle countingpt_BR
dc.subjectTraffic studypt_BR
dc.subjectDeep learningpt_BR
dc.subjectImage processingpt_BR
dc.subjectComputer visionpt_BR
dc.subjectYOLOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.titleAplicação de algoritmos computacionais para estudo de tráfego utilizando técnicas de visão computacional e deep learningpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA combinação entre o processamento de imagens e a mineração de dados tem se mostrado cada vez mais eficaz na resolução de problemas do mundo real, sendo estes sistemas utilizados em larga escala em diversos campos de estudo. É importante frisar que um dos principais fatores que influenciam no dimensionamento dos pavimentos é o tráfego que solicitará determinada via durante sua vida útil de serviço. Dessa forma, a detecção, o rastreamento, a classificação e a contagem são parâmetros de grande relevância para monitoramento de tráfego e dimensionamento de rodovias. Diante dessa perspectiva, o presente trabalho, tem como objetivo desenvolver um algoritmo computacional capaz de efetuar a detecção e identificação dos veículos de projeto. Os algoritmos computacionais a serem implementados terão como base o algoritmo You Only Look Once (YOLO), através da linguagem computacional Python, e os resultados experimentais serão demonstrados a partir de vídeos do tráfego urbano de Maceió-AL fornecidos pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).pt_BR
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