00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FSSO - FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FSSO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11572
Tipo: Tese
Título: Controle capitalista e tecnologia: mecanismos de intensificação da exploração do trabalho nas centrais de telemarketing
Título(s) alternativo(s): Capitalist control and technology: mechanisms for intensification of labor exploitation in telemarketing centers
Autor(es): Santos, Maricelly Costa
Primeiro Orientador: Santos, Edlene Pimentel
metadata.dc.contributor.referee1: Hauradou, Gladson Rosas
metadata.dc.contributor.referee2: Barros, Albani de
metadata.dc.contributor.referee3: Bezerra, Angélica Luiza Silva
metadata.dc.contributor.referee4: Paniago, Maria Cristina Soares
Resumo: A presente tese tem como objetivo apreender como a relação entre controle capitalista e tecnologia constituem mecanismos de intensificação da exploração do trabalho nas centrais de telemarketing. O processo de estudo e investigação que ora apresentamos ocorreu através de pesquisa bibliográfica e documental em base de dados oficiais, mediante uma análise teórico-metodológica fundamentada na perspectiva históricocrítica. Do ponto de vista metodológico, realizamos análises das obras de Karl Marx, F. Engels, Istiván Mészáros, Thomas Gounet e David Harvey, dentre outros, as quais possibilitaram analisar a exploração do trabalho no modo de produção capitalista, partindo da mercadoria enquanto produto do trabalho humano e de suas características para assim compreendermos, considerando o processo de produção, uma mercadoria especial: a força de trabalho. No capitalismo a exploração da força de trabalho tem seu processo iniciado na chamada acumulação primitiva, através de meios violentos de disciplinamento e controle dos trabalhadores, ampliando-se com o desenvolvimento do modo de produção capitalista, até a crise estrutural do capital nos dias atuais. Tal desenvolvimento implicou no avanço das forças produtivas, que com o incremento da tecnologia, bem como das formas de controle do capital sobre o trabalho, garantindo os meios de intensificar a exploração do trabalho. Esses elementos tornam-se presentes em alguns setores capitalistas, a exemplo dos serviços, dentre os quais destacamos as centrais de telemarketing, que nos últimos anos apresentaram significativa expansão, sob a lógica da terceirização e precarização do trabalho. Nesse campo, fundamentamo-nos principalmente nas obras de Ricardo Antunes, Ruy Braga, Albani Barros e Selma Venco, dentre outros, os quais subsidiaram a apreensão da gênese histórica e as raízes dessa modalidade de prestação de serviços. Assim, tem-se como pressuposto que, na atualidade, a articulação entre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), as medidas de flexibilização toyotista e as formas de controle do capital sobre o trabalho tipicamente taylorista aparece como a base da intensificação da exploração do trabalho nas centrais de telemarketing, no intuito de aumentar a produtividade e a lucratividade do capital no setor de serviço. Esta tese evidencia que o processo de exploração do trabalho nas centrais de telemarketing é intensificado por meio de mecanismos que articulam formas coercitivas de controle sobre o trabalho com as novas tecnologias, que sob a ótica da modernização, demonstram a coexistência de características do controle capitalista típicas do período taylorista-fordista e da reestruturação produtiva.
Abstract: This thesis aims to understand how the relationship between capitalist control and technology constitutes mechanisms for intensifying the exploitation of work in Telemarketing Centers. The study and investigation process that we are presenting here took place through bibliographical and documentary research in official databases, through a theoretical-methodological analysis based on the historicalcritical perspective. We carried out, from a methodological point of view, an analysis of the works of authors Karl Marx, F. Engels, Istiván Mészáros, Thomas Gounet, David Harvey, among others, which made it possible to analyze the exploitation of labor in the capitalist mode of production, starting from the commodity as a product of human labor and its characteristics in order to understand, considering the production process, a special commodity: the workforce. The exploitation of the workforce has, in capitalism, its process initiated in the so-called primitive accumulation, through violent means of disciplining and controlling workers, expanding with the development of the capitalist mode of production, until the structural crisis of capital in the days current. This development implied the advance of the productive forces, which with the increase of technology, as well as the forms of capital control over labor, guaranteed the means of intensifying the exploitation of labor. These elements become present in some capitalist sectors, such as services, of which we highlight the Telemarketing Centers, which in recent years has shown significant expansion, under the logic of outsourcing and precarious work. In this field, we base ourselves mainly on the works of Ricardo Antunes, Ruy Braga, Albani Barros, Selma Venco, among others, who provided subsidies to apprehend the historical genesis and roots of this type of service provision. Thus, it is assumed that, at present, the articulation between Information and Communication Technologies (ICTs), Toyotist flexibility measures and the typically Taylorist forms of capital control over work appear as the basis for the intensification of exploitation of labor in Telemarketing Centers, with a view to increasing productivity and capital profitability in the service sector. This thesis shows that the process of exploitation of work in Telemarketing Centers is intensified through mechanisms that articulate coercive forms of control over work with new technologies, which from the perspective of modernization, demonstrate the coexistence of characteristics of typical capitalist control of the Taylorist-Fordist period and of productive restructuring.
Palavras-chave: Trabalho
Controle do capital
Tecnologia
Precarização do trabalho
Telemarketing
Work
Capital control
Technology
Precariousness
Telemarketing center
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Citação: SANTOS, Maricelly Costa. Controle capitalista e tecnologia: mecanismos de intensificação da exploração do trabalho nas centrais de telemarketing. 2023. 130 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Faculdade de Serviço Social, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11572
Data do documento: 26-jan-2023
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FSSO



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.