00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS
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Tipo: Dissertação
Título: Aumento do risco de sintomas associados aos transtornos ansiosos e depressivos em figuras parentais durante o ensino remoto emergencial na pandemia da COVID-19
Título(s) alternativo(s): Increased risk of symptoms associated with anxiety and depressive disorders in parents during the emergency remote teaching in COVID-19 pandemic
Autor(es): Vieira, Mirella Priscilla dos Santos
Primeiro Orientador: Duzzioni, Marcelo
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Ribeiro, Wagner Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Miranda, Claudio Torres de
metadata.dc.contributor.referee2: Nagem, Danilo Alves Pinto
Resumo: As medidas de confinamento social decorrentes das políticas públicas de saúde durante a pandemia de SARS-CoV-2 trouxeram profundas alterações ao cotidiano das pessoas e à dinâmica familiar. O fechamento das escolas e a implementação do ensino remoto emergencial (ERE) contribuíram para a deterioração da saúde mental, intensificando o estresse e aumentando os sintomas associados aos transtornos de ansiedade e depressão, principalmente nos pais. Nesse contexto, avaliamos se asresponsabilidades dos pais em relação ao ERE durante a pandemia do SARS-CoV-2 são um fator de risco para sintomas associados aos transtornos de ansiedade e depressão. Para isso, realizamos uma pesquisa transversal online utilizando uma amostra de conveniência de pais/responsáveis por filhos em ERE residentes na cidade de Maceió, estado de Alagoas (Brasil). Os participantes preencheram um questionário de três seções, que incluía informações demográficas, conhecimento e tempo gasto com foco na COVID-19 e um autorrelato de sintomas associados à ansiedade [General Anxiety Disorder-7 (GAD-7)] e depressão [Patient Health Questionnaire-9 (PHQ-9)]. Modelos de regressão logística multivariada foram realizados para explorar o papel do ERE como um potencial preditor de ansiedade e depressão, controlando possíveis fatores de confusão. Nossos resultados mostram que em nossa amostra populacional 23,41% e 21,1% dos participantes apresentavam sintomas de ansiedade e depressão, respectivamente. Além disso, mesmo após controlar possíveis fatores de confusão, a responsabilidade de auxiliar no ERE foi identificada como fator de risco para ansiedade (OR = 2,54; IC = 1,13-5,68; p= 0,023) e depressão (OR = 3.45; IC = 1,36-8,70; p= 0,009), embora fatores de proteção estivessem presentes. Esses fatores de proteção incluíram renda superior a 3 salários-mínimos em 67,53% dos participantes e nível superior (incompleto/completo) em 94,25% dos participantes. Além disso, o recebimento de auxílio financeiro emergencial (R$ 600,00, que corresponde à 57,41% do salário-mínimo) foi identificado como fator de proteção contra o desenvolvimento de sintomas de transtornos depressivo (OR = 0,34; IC = 0,17-0,70; p= 0,004). Nossos resultados mostram que a saúde mental dos pais é afetada pelas mudanças no ambiente familiar provocadas pela COVID-19 e destacam a importância de políticas sociais emergenciais e de atendimento psicológico a esse grupo.
Abstract: Social confinement measures due to public health policies during the SARS-CoV-2 pandemic brought profound changes to people’s daily routines and to the family dynamic. School closings and the implementation of emergency remote teaching (ERT) contributed to mental health deterioration by intensifying stress and increasing symptoms associated with anxiety and depressive disorders, particularly in parents. In this context, we assessed whether parental responsibilities to ERT during the SARS-CoV-2 pandemic are a risk factor for symptoms associated with anxiety and depressive disorders. For this, we conducted an online crosssectional survey using a convenience sample of parents in charge of children undergoing ERT that reside in the city of Maceió, state of Alagoas (Brazil). The participants completed a threesection questionnaire, which included demographic information, knowledge and time spent focusing on COVID-19, and a self-report of symptoms associated with anxiety [General Anxiety Disorder-7 (GAD-7)], and depression [Patient Health Questionnaire-9 (PHQ-9)]. Multivariate logistic regression models were performed to explore the role of ERT as a potential predictor of anxiety and depression, controlling for potential confounders. Our results show that in our population sample 23.41% and 21.1% participants had symptoms of anxiety and depression, respectively. Furthermore, even after controlling for potential confounders, the responsibility of assisting in ERT was identified as a risk factor for anxiety (OR = 2.54; CI = 1.13,5.68; p= 0.023) and depression (OR = 3,45; IC = 1.36,8.70; p= 0.009), even though, protective factors were present. These protective factors included an income higher than 3 minimum wages in 67.53% of the participants and a college/university degree in 94.25%. Moreover, receiving emergency financial aid [BRL 600.00 (USD 105.07), corresponding to 57.41% of the minimum Brazilian wage] was identified as a protective factor against developing depressive symptoms (OR = 0.34; IC = 0.17,0.70; p= 0.004). Our results show that the parents’ mental health is affected by changes in the household brought on by COVID-19 and highlights the importance of emergency social policies and psychological assistance in this group.
Palavras-chave: Síndrome respiratória aguda grave
SARS-CoV2
Privação social
Fechamento de escolas
Ensino remoto emergencial
Auxílio financeiro emergencial
Transtornos de ansiedade
Depressão
Severe acute respiratory syndrome
Coronavirus 2
Social deprivation
School closure
Emergency remote teaching
Financial emergency aid
Anxiety disorder
Depression disorder
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Citação: VIEIRA, Mirella Priscilla dos Santos. Aumento do risco de sintomas associados aos transtornos ansiosos e depressivos em figuras parentais durante o ensino remoto emergencial na pandemia da COVID-19. 2023. 39 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11566
Data do documento: 28-fev-2023
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